benefícios do mangostão

Benefícios do Mangostão

O mangostim é uma pequena fruta em formato esférico e de coloração violácea, com aspecto rústico na casca e interior delicado que contém entre quatro e oito sementes de polpa macia e branca. A polpa cremosa é a parte comestível. Tem como nome científico Garcinia mangostana L. e também pode ser chamado mangostão.

A árvore de grande longevidade que produz o mangostim chama-se mangostanzeiro e pode alcançar de oito a dez metros de altura. Essa árvore leva cerca de dez anos para começar a dar frutos, contudo, a partir do início, tem enorme produtividade e pode chegar a mil e quinhentos frutos por safra.

mangostão benefícios

O mangostim (ou mangostão) possui nutrientes que são fundamentais para a saúde do corpo. É um fruto que cresce nas florestas tropicais da Índia, Malásia, Filipinas, Siri Lanka, Mianmar e Tailândia.

No que se refere às propriedades medicinais do mangostim, já foram confirmadas que essa fruta possui ação antioxidante, antifúngica, antibacteriana, anticancerígena e antialérgica. Tendo em vista o seu potencial anti-inflamatório, alguns estudiosos estão no processo investigativo quanto à relação entre o consumo dessa fruta e a redução das complicações ocasionadas pela diabetes e obesidade.

O mangostim é uma fruta rica em água, proteínas, fibras e carboidratos. Além disso, essa fruta também é rica em minerais, tais como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês. Estão contempladas também as vitaminas C, B6, B12, A, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, caroteno e criptoxantina. Como se tudo isso não fosse o bastante, essa fruta é pouco calórica. São apenas 60 calorias em cada 100g!

Essa fruta tem a casca grossa e roxa e, no Brasil, é cultivada em regiões mais quentes, bem como Bahia e Pará. Mas também é cultivada no Espírito Santo e em São Paulo em uma escala menor. Os valores podem variar entre R$ 30 e R$ 40 e podem ser encontrados em supermercados e feiras.

Propriedades do mangostão

– Redução do colesterol;

– Ajuda o sistema cardiovascular;

– Ajuda a tratar a doença de Alzheimer;

– Controle da diabetes;

– Combate a acne;

– Ajuda no fluxo de sangue; e

– Combate o envelhecimento precoce.

propriedades do mangostão

Benefícios do mangostão

  1. Para o sistema cardiovascular: essa fruta reduz o risco de AVC ou infarto do miocárdio.
  2. Para as pessoas que sofrem de dor ciática: o mangostim é altamente recomendado para indivíduos que sofrem desse tipo de dor que não pode ser controlado por meio de tratamento de remédio. O consumo dessa fruta duas ou três vezes por dia ajuda a aliviá-las devido aos seus efeitos anti-inflamatórios.
  3. Para os diabéticos: embora seja controlável com medicação prescrita, o mangostim é um remédio natural muito eficaz na manutenção dos níveis de açúcar no sangue.
  4. Para a pele: a fruta ajuda a manter a pele saudável em virtude das propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antialérgicas. Tudo isso reunindo ajuda na redução do risco de diversas doenças, bem como inflamação e envelhecimento da pele, alergias e infecções bacterianas.
  5. Para ajudar a tratar a tuberculose: o mangostim é altamente eficaz em aumentar a imunidade de sistemas fracos. Seu poder contra as bactérias nocivas é eficaz para pacientes que sofrem de tuberculose.

Para que serve a fruta mangostão?

Ema algumas regiões asiáticas, a casca é utilizada para fins medicinais, como no preparo de chás que ajudam a tratar de diarreia e gonorreia. Isso se dá em virtude da presença de compostos conhecidos como taninos, os quais estão presentes na casca e possuem ação adstringente e antisséptica. O uso de pomadas que contemplem a fruta também colabora no tratamento de problemas como a acne, por exemplo.

Como comer mangostão?

Essa fruta pode ser consumida in natura, em forma de suco concentrado e no preparo de doces, compotas e chás. Essa fruta deve ser aberta e torcida até que se parta ou então pressionando a casca com firmeza. Lembre-se de não descascá-la como uma laranja.

Outra maneira de consumir o mangostão é cortando-o ao meio com uma faca. A seguir, remova a polpa com a ajuda de uma colher.

benefícios do mangostão

Como plantar mangostão?

O ideal para o plantio do mangostão é que seja feito entre plantas que ofereçam um pouco de sombra durante a sua fase inicial de desenvolvimento, como acontece com as bananeiras, por exemplo.

O espaçamento deve ser entre onze e doze metros e o preparo do solo deverá ser feito com matéria orgânica por volta de trinta dias antes do plantio.

A árvore se adapta facilmente ao clima quente e úmido, no entanto, o ideal é que seja plantada em regiões onde as chuvas são distribuídas ao longo do ano. Quando não há umidade disponível, é necessário irrigar para manter o solo adequado para o desenvolvimento da árvore. O ideal é que se espalhe palhas ou cascas de coco ao redor do tronco para que a umidade seja retida.

A temperatura ideal é mínima de 20° e máxima de 30°, com umidade relativa acima de 80%. Temperaturas muito baixas podem retardar o crescimento e, abaixo de 5 graus, há a possibilidade de a árvore morrer.

Quanto ao tempo de frutificação, esse período pode ser de dez anos. Quando isso acontece, proporciona uma boa quantidade de frutos, chegando a mil e quinhentos frutos por safra.

mangostão

Receita de suco de mangostim

O suco dessa fruta é uma excelente forma de incluir mais nutrientes para o corpo e contribuir para o processo de emagrecimento.

Observe o passo a passo para prepará-lo:

Você precisará de:

– 200 ml de água;

– 3 pedaços de mangostim; e

– Mel.

Modo de preparo

Primeiramente, lave bem a fruta para remover os micróbios presentes na casca.

Na sequência, abra o mangostim e coloque no liquidificador com casca até adquirir uma consistência homogênea.

Lembre-se de lavar bem a fruta para remover os micróbios presentes na casca. A seguir, abra o mangostim e coloque no liquidificador com casca.

Bata os outros ingredientes até que apresente uma consistência homogênea. Caso queira aproveitar mais os nutrientes, não coe.

Coloque na geladeira e sirva-se à vontade.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Longan

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades da Graviola

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades da Fruta-do-conde

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades da Fruta-pão

Benefícios e Propriedades do Romã

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Caqui