Benefícios do Abacaxi Pérola

Benefícios do Abacaxi Pérola

O Abacaxi Pérola, também conhecido como Pernambuco, é uma planta comestível de frutas da família Bromeliaceae, que amadurece cerca de 5-6 meses após a floração. Porém, há muitos tipos diferentes de abacaxi, chegando a 37 variedades diferentes disponíveis.

Benefícios do Abacaxi Pérola

O abacaxi pérola tem como nome científico Ananas comosus, sendo uma planta tropical nativa do Uruguai, Brasil ou Paraguai. Na maioria das vezes, são ingeridos frescos, além de poderem ser usados ​​para fazer sucos, geleias, doces, saladas, sorvetes, bolos e tortas. 

São também adicionados a uma variedade de alimentos, como pizzas e carnes. Fatias de abacaxi pérola são ainda colocadas na borda dos copos de coquetéis em várias bebidas mistas ou combinadas com inúmeras frutas em bebidas multivitamínicas. 

As primeiras referências escritas do abacaxi são de Cristóvão Colombo e Walter Raleigh, que os encontraram crescendo nas Índias Ocidentais, pois a fruta é nativa das regiões tropicais e requer um clima quente e úmido, mas livre de temperaturas extremas.

Dessa forma, o abacaxi pérola é uma fruta versátil que pode ser consumida sozinha ou usada como ingrediente em pratos de peixe, carne ou vegetais, sendo amplamente utilizada na culinária oriental. Também pode ser enlatada e enviada para todo o mundo.

Abacaxi pérola: propriedades

A fruta tem praticamente todas as vitaminas e minerais, e uma das principais propriedades do abacaxi pérola é a sua riqueza em potássio e vitamina C, embora o mamão e o kiwi tenham mais dessa vitamina. 

Possui apenas 41 calorias em cada 100 gramas, sendo ótimo em dietas para perda de peso e redução de gordura abdominal acumulada em pessoas com fibromialgia. Portanto, o abacaxi pérola é um dos alimentos essenciais para a saúde, independentemente da dieta.

Mas a propriedade mais curativa e saudável do abacaxi pérola está na bromelina, uma enzima concentrada no caule que, embora esteja presente no suco, é destruída pelo cozimento, congelamento ou manipulação. Por isso, é aconselhável consumir abacaxi cru ou fresco para aproveitar todas as suas qualidades.

O fruto contém ainda uma grande porcentagem de manganês, incluindo quantidades menores de B1, A, B6, E, cobre, bromelina e fibra alimentar. 

Valor nutricional

Abacaxi pérola calorias: Porção de 100 gramas da fruta crua.

Valor energético: 41 kcal
Carboidrato: 12,3 gramas
Proteínas: 0,9 gramas
Fibra alimentar: 1,0 gramas
Cálcio: 22,4 mg
Vitamina C: 34,6 mg
Fósforo: 12,8 mg
Manganês: 1,6 mg  
Magnésio: 18,4 mg
Lipídios: 0,1 gramas
Ferro: 0,3 mg
Potássio: 131,3 mg
Cobre: 0,1 ug
Zinco: 0,1 mg
Riboflavina B2: 0,0 mg
Tiamina B1: 0,2 mg

Abacaxi pérola: características

O abacaxi pérola tem uma forma cilíndrica larga, possui escamação verde, amarela ou marrom e folhas espinhosas de azul a verde. A planta é tolerável à seca e cresce até 5 pés de altura, produzindo frutos de 15 a 25 cm de comprimento com o exterior pontudo e resistente. O fruto pesa até 2,5 kg, tendo sabor doce e azedo.

Ela é uma fruta que tem de 100 a 200 frutos fundidos. Atualmente, o abacaxi é altamente produzido pelo sudeste da Ásia, na Tailândia. Porém, historicamente, o Havaí produz abacaxis em maiores quantidades, mas agora ele é amplamente cultivado também nas Filipinas, Brasil e Costa Rica.

Suas folhas são pontudas, e suportam espinhos afiados e curvados nas margens. Elas medem cerca de 20 a 72 polegadas de comprimento, 5 a 8 cm de largura. As folhas podem ter a cor verde ou serem diversamente listradas, com amarelo, vermelho ou marfim no meio e nas margens próximas.

Abacaxi pérola: benefícios

São considerados benefícios do abacaxi pérola os minerais e vitaminas encontrados na fruta, pois possuem alto teor de vitamina C, o que é útil para suprimir resfriados, tosses e sintomas de gripe. A vitamina C é um antioxidante natural, essencial para sintetizar o colágeno, que é a proteína predominante no organismo para órgãos saudáveis, vasos sanguíneos, suporte de tecidos, pele, força óssea e absorção de metais pesados. 

O consumo de abacaxi evita indigestão, inflamação da artrite, hematomas, coagulação e bactérias nocivas. De fato, esta é uma fruta tropical que tem sido usada há séculos por seus inúmeros benefícios à saúde, além de seu sabor.

O abacaxi pérola contém bromelina, que é uma enzima que ajuda na digestão dos alimentos, quebrando a comida para diminuir a sensação de peso e inchaço. O abacaxi pérola tem benefícios, como prevenir distúrbios pulmonares, melhorar o sistema respiratório, curar infecções como o resfriado e tosse, ajudar a perder peso, melhorar o processo de digestão, prevenir o câncer, diminuir a inflamação, melhorar a imunidade, fortalecer os ossos e promover a circulação sanguínea.  

O fruto também é usado para curar diferentes doenças nos mais variados locais do mundo:

  • Na Índia, o suco extraído da fruta madura é considerado diurético, além da seiva das folhas serem usadas como vermífugo.
  • No Brasil, as frutas maduras são usadas para dispepsia e para ajudar na digestão.
  • Nas Filipinas, o suco extraído da fruta madura é considerado laxante, diurético, digestivo e refrigerante.
  • Na Malásia Peninsular, o cozimento feito das folhas é usado para curar doenças venéreas.

Riscos à saúde

Pessoas que são alérgicas ao látex também podem ser alérgicas ao abacaxi pérola. Podem ocorrer ainda, ao consumir a fruta, sintomas como urticária, prurido intenso, inchaço da face, garganta, língua e lábios, rubor do rosto, dificuldade em respirar, constipação, congestão sinusal, tontura, desmaio e choque anafilático.  

É recomendável consumi-lo em quantidades moderadas devido à presença de frutose. Frutas verdes são prejudiciais e causam distúrbios gastrointestinais e irritação na garganta.

Evite o consumo se estiver amamentando ou com cirurgia agendada, além de que não deve ser usado nos olhos.

Como plantar abacaxi pérola

A partir de agora, você poderá cultivar abacaxis em casa, apreciando o visual bonito e o aroma doce na sala de estar, na varanda ou no jardim. Sendo assim, você não precisa mais comprar o abacaxi pérola pelo preço alto do supermercado, pois pode cultivá-lo em casa. 

Portanto, o único elemento necessário para cultivar a planta da fruta é um abacaxi pérola fresco. Então, separe a coroa do fruto, deixando de molho na água e, algumas semanas depois, as raízes brotarão e deverão ser plantadas no solo para que a natureza tome seu curso. Desse modo, os procedimentos são:

  • Opte pelo melhor abacaxi.
  • Retire a coroa.
  • Faça a preparação da coroa, deixando-a secar por algumas semanas.
  • Coloque de molho na água.
  • Plante a coroa com brotos no solo.

Quanto à popularidade, no Brasil, tanto o abacaxi pérola e havaí são comuns. Porém há diversas diferenças e semelhanças entre eles que os tornou tão populares e consumidos no país. O abacaxi pérola na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem registro dessas informações.

Assim, o abacaxi pérola pode ser mais doce e ter mais calorias que o havaí, mas ambos são ótimos para ajudar o intestino e a digestão. Já com relação às características, o abacaxi havaí tem formato redondo e pelinhos que dão a impressão de estar arrepiado. Na coroa, tem espinhos somente nas pontas.

O abacaxi pérola é mais alongado que o outro, não é arrepiado e tem espinhos em toda a coroa.