Benefícios da Banana Nanica

Benefícios da Banana Nanica

A Banana Nanica é uma fruta com teor calórico bastante alto. Isso a torna um alimento substituto básico muito adequado. Então, para quem está de dieta ou acha que banana nanica faz mal, está redondamente enganado.

Benefícios da Banana Nanica

As bananas nanicas são muito populares devido ao seu sabor característico, tendo a casca geralmente amarelada e brilhante. Este é um tipo de banana especial, porque não é facilmente danificada, devido à sua pele grossa. Desse modo, a nanica é uma fruta para sobremesa muito popular, usada por ser prática e deliciosa.

Essas bananas são amplamente desenvolvidas através da cultura de tecidos em vez de mudas. E não é sem razão, pois as bananas nanicas desenvolvidas através da cultura de tecidos são muito mais resistentes a doenças, como o moko da bananeira e a murcha bacteriana.

Esse tipo de bananeira tem uma altura máxima de 3 metros e cor verde escura, tanto na árvore quanto nas folhas. A bananeira produz ainda cachos com comprimento entre 60 e 100 cm, em que cada cacho é geralmente preenchido com 8 a 12 pencas. Cada uma tem aproximadamente de 12 a 23 bananas. Sendo assim, a nanica tem uma característica única, porque nela não há sabor dominante entre o azedo e o doce, possuindo uma cor interna branca ligeiramente amarelada.

Banana nanica: propriedades

O nome científico da banana nanica é Musa paradisiaca, da família Musaceae de plantas tropicais com flores, que mostra distintamente os frutos da banana agrupados no topo da planta. A espécie nanica de sabor leve e robusta a doenças é o principal tipo vendido no ocidente. São frutas nutritivas que podem até levar o título de primeiro “superalimento”.

Embora haja mais de 100 espécies de bananas no mundo, a banana nanica é a variedade mais conhecida e mais comum. Às vezes classificada como “banana de sobremesa”, esse tipo tradicional é suavemente doce quando maduro. Sendo assim, o processo de amadurecimento mudará a casca de espessa e rígida para mais fina e flexível, com manchas marrons surgindo até a casca inteira escurecer.

Dito isso, é importante reforçar que pés de bananeira não são árvores, pois a bananeira é classificada como uma erva perene arborescente (semelhante a uma árvore), e a própria banana é considerada uma baga. Quase todas as bananas vendidas são clonadas de apenas uma variedade, a bananeira nanica, originária do sudeste da Ásia.

Dessa forma, um interessado pode pesquisar sobre qualquer bananeira, replantá-la e ela se reproduzirá. E a nova planta será geneticamente idêntica à primeira planta.

Ainda sobre as propriedades da banana nanica, é possível afirmar que ela tem mais conteúdo nutricional do que outras variedades de banana. Possuindo menos açúcar do que outras espécies, mas carregada com potássio.

Banana nanica: tabela nutricional

  • Banana nanica calorias: 91,5kcal / 100 gramas
Carboidratos: 23,9 gramas
Proteínas: 1,4 gramas
Fibra alimentar: 2,0 gramas
Fibras solúveis: 0,1 gramas
Cálcio: 3,4 miligramas
Vitamina C: 5,9 miligramas
Piridoxina B6: 0,1 miligramas
Riboflavina B2: 0,0 miligramas
Fósforo: 27,6 miligramas
Manganês: 0,1 miligramas
Magnésio: 27,8 miligramas
Lipídios: 0,1 gramas
Ferro: 0,4 miligramas
Potássio: 376,5 miligramas
Cobre: 0,1ug
Zinco: 0,2 miligramas

Banana nanica: benefícios

Assim como outros tipos de bananas, a nanica também contém vários ativos compostos que são bons para o corpo. E ao observar o conteúdo completo das substâncias, é fácil entender por que a fruta traz tantas vantagens à saúde. Os benefícios da banana nanica incluem:

  • Fonte de energia, sua quantidade de carboidratos é suficiente para forrar o estômago. Em princípio, os atletas consomem bananas para aumentar instantaneamente a energia quando estão competindo.
  • Coração saudável. Isto é devido ao alto teor de potássio, que é muito eficaz na prevenção da pressão alta, fonte de ataques cardíacos.
  • Equilíbrio do sangue. A banana nanica tem benefícios por ser rica em vitamina B6, que desempenha um papel ativo na formação de anticorpos e hemoglobina no sangue. A vitamina B6 também é conhecida por equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
  • Proteger o sistema nervoso de um potencial derrame.
  • Um impulsionador do humor. As bananas contêm triptofano, um composto que desempenha o papel da serotonina, substância responsável pelos sentimentos de felicidade e relaxamento nos seres humanos.
  • Manter a saúde renal. O potássio nas bananas nanicas pode reduzir o cálcio na urina.
  • Ser bom para a saúde do cérebro.
  • Acalmar e aliviar a dor de feridas no estômago.

Tipos de bananas

A maioria das pessoas conhece apenas a banana nanica, principal variedade comercial. Mas, de fato, existem mais de 100 classificações da fruta, das quais apenas metade é comestível e algumas são populares apenas em países exóticos.

Toda essa diversidade cresce na natureza. Algumas são tão doces quanto à variedade nanica, mas têm sabor e textura diferentes. Outras, com propriedades e funções diversas, podem ser preparadas como vegetais. Algumas espécies parecem muito atraentes, mas não são comestíveis.

Então, comparando a banana nanica por preço, qualidades etc., com alguns outros tipos, é possível observar:

Banana nanica ou caturra?

Embora a maioria dos estados brasileiros chame essa fruta de banana nanica, em alguns locais do país ela é conhecida por outros nomes. Por isso, também pode ser nomeada de baé, casca verde e banana d’água na região Nordeste, ser chamada de inglesa no Maranhão e de imperial em Santa Catarina, mas na região Sul do Brasil, é conhecida como banana caturra.

Contudo, o sentido da palavra nanica fica apenas no nome. Pois banana nanica no tamanho pode chegar até 20 centímetros por fruta. Seu nome se dá em razão do porte pequeno da bananeira.

Banana nanica ou prata?

Entre as semelhanças está o fato de que bananas nanicas e pratas são as mais comercializadas e possuem valores nutricionais bem parecidos, cuja única diferença fica por conta da banana nanica ter mais potássio, enquanto a prata possui mais vitamina C.

Com relação ao tamanho, a nanica é maior que a prata, possuindo 110g e 75g, respectivamente. No sabor, a nanica é um tanto mais doce e no formato, é mais fina e de cor amarelada. Mas, tratando-se de preferências, ambas são aconselhadas na dieta, até para que haja variação no cardápio com os mesmos efeitos benéficos.

Receitas com banana nanica

Doce de banana nanica

Ingredientes:

  • 12 bananas nanicas tamanho grande bem maduras
  • 1 1/2 xícara de chá de açúcar

Como fazer:

  1. Descasque as bananas e ponha-as numa panela. Ponha o açúcar por cima e direcione ao fogo médio/alto.
  2. Misture levemente e deixe cozinhar mexendo de vez em quando. No momento em que a banana passar a colar no fundo da panela, raspe-a com uma colher de pau.
  3. Repita o procedimento quantas vezes for necessário, pois é o que dará a cor e o sabor do doce. Ou seja, faz parte da receita grudar no fundo da panela. Conforme o doce for grudando no fundo e ficando escuro, você terá que mexer com mais frequência. Quando ele já estiver com uma coloração escura e formando uma só massa, está pronto.

Bolo de banana nanica

Ingredientes:

Para calda e cobertura:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água
  • 5 a 6 bananas nanicas

Para a massa:

  • 200 g. de manteiga sem sal
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de nozes
  • 2 colheres de fermento em pó
  • 1 colher de rum
  • 4 ovos

Como fazer:

  1. Pré-aqueça o forno à 180°C. Coloque uma chaleira de água para ferver. Em uma panela coloque a água e o açúcar e leve em fogo médio e sem mexer deixe virar uma calda com cor de caramelo.
  2. Jogue a calda na assadeira que você vai assar o bolo. Com muito cuidado e com a ajuda de uma colher de silicone, espalhe o caramelo por toda forma. Depois coloque as bananas cortadas em rodela por toda a assadeira.
  3. Em uma tigela misture a farinha de trigo de nozes e o fermento, reserve. Bata na batedeira o açúcar e manteiga, até virar um creme branco. Quebre cada ovo separadamente em uma tigelinha. Vá adicionando um a um e batendo bem até incorporar cada um. Coloque o rum e os ingredientes secos, batendo apenas até misturar tudo.
  4. Coloque na assadeira sobre a banana. Ponha a assadeira dentro de uma forma maior e coloque a água fervendo da maior, ou seja, asse em banho-maria. Deixe assar por 45 minutos. Espere 5 minutos, passe uma faca na beira da forma. E vire de uma vez em um prato de bolo. Caso o bolo esfrie, coloque alguns minutos em banho-maria para o caramelo esquentar e soltar da forma.