Benefícios do Abacaxi Havaí

Benefícios do Abacaxi Havaí

O Abacaxi Havaí é uma fruta tropical deliciosa, celebrada há séculos não apenas pelo seu sabor distinto e único, mas também pelos seus incríveis benefícios à saúde. O abacaxi pode ser consumido fresco, cozido, espremido ou em conserva. 

Benefícios do Abacaxi Havaí
Benefícios do Abacaxi Havaí

Ele pertence à família Bromeliaceae e é um fruto composto de bagas coalescidas que crescem na copa de uma árvore frutífera. Dito isto, a fruta é originariamente nativa do Paraguai e do Brasil, possivelmente de partes do Caribe, sendo difícil encontrá-las de melhor qualidade fora do Havaí. 

Portanto, o abacaxi havaí tem benefícios à saúde que são enormes em razão de sua abundância de nutrientes, vitaminas e minerais, incluindo potássio, manganês, cobre, magnésio, cálcio, vitamina C, beta-caroteno, tiamina, B6 e folato, além de fibras insolúveis e solúveis. As vantagens medicinais do abacaxi havaí incluem:

  • A capacidade de melhorar a saúde respiratória geral;
  • Curar a tosse e o resfriado comum;
  • Melhorar a digestão;
  • Ajudar a perder peso;
  • Fortalecer os ossos;
  • Melhorar a saúde bucal;
  • Melhorar a saúde dos olhos;
  • Reduzir a inflamação;
  • Prevenir o câncer;
  • Aumentar a saúde cardíaca;
  • Combater infecções e parasitas;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Aumentar a circulação.  

Propriedades do abacaxi havaí

Como mencionado antes, o abacaxi é membro de uma família maior de plantas conhecidas como Bromeliaceae ou bromélias. Das 3.000 ou mais espécies conhecidas (principalmente encontradas nos trópicos das Américas), o abacaxi é a única que produz frutos comestíveis.

O abacaxi havaí é um fruto que cresce lentamente, o que os torna caros. Em condições ideais de cultivo tropical, a fruta pode levar dois anos para amadurecer até o tamanho máximo, quando são geralmente colhidas tendo apenas alguns quilos, mas, com o crescimento inabalável, podem chegar a 20 quilos.

Historicamente, o Havaí era o maior produtor e fonte de abacaxi havaí do mundo. Hoje, os maiores produtores são Filipinas, Brasil e Costa Rica.

Nutrientes:
O abacaxi havaí é pobre em calorias, mas possui um perfil de nutrientes incrivelmente bom. Um copo com (165 gramas) de pedaços de abacaxi contém os seguintes componentes:

Calorias: 82.5
Gorduras: 1.7 gramas
Proteína: 1 grama
Carboidratos: 21.6 gramas
Fibra: 2,3 gramas
Vitamina C: 131%
Manganês: 76%
Vitamina B6: 9%
Cobre: 9%
Tiamina: 9%
Folato: 7%
Potássio: 5%
Magnésio: 5%
Niacina: 4%
Ácido Pantotênico: 4%
Riboflavina: 3%
Ferro: 3%

Abacaxi havaí: características

Um abacaxi havaí é resultado de muitas flores cujos frutos se juntaram ao redor do núcleo. Em 1493, o explorador Cristóvão Colombo encontrou essa fruta na ilha de Guadalupe, no Caribe. Os colonos americanos consideravam o abacaxi um deleite luxuoso por causa de sua raridade e custo.

As pessoas que buscam as características do abacaxi havaí na internet podem ficar sabendo de maravilhas a respeito da fruta, pois um abacaxi não é nem um pinheiro nem uma macieira, mas uma fruta que consiste em muitas outras que cresceram juntas.

Isso também significa que o abacaxi não é uma única fruta, mas um grupo de frutas que se fundiu. O termo técnico para isso é “fruto múltiplo” ou “fruto coletivo”. 

O abacaxi era historicamente muito útil em longas viagens de barco. Ingerir a fruta evitava o escorbuto, doença muito comum na época das navegações, e o suco de abacaxi, misturado com areia, era um ótimo agente de limpeza para barcos.

A polinização de abacaxi havaí é necessária para a formação de sementes, mas a sua presença tem um efeito negativo na qualidade do fruto. Os possíveis polinizadores para o abacaxi são as abelhas, os próprios abacaxis e os beija-flores.

Você pode plantar sua própria fruta cortando a parte superior de um abacaxi e plantando-a no solo. Infelizmente, um abacaxi havaí gigante não crescerá abaixo da terra, a não ser que preserve as condições necessárias para isso.

Dessa forma, além de saladas de frutas e bebidas tropicais, o abacaxi também é usado para fazer vinho. É ainda ótimo para amaciar a carne. Porque a bromelina quebra as proteínas.

Atualmente, a demanda mundial por abacaxi aumentou e mais empresas começaram a cultivar essa fruta lucrativa. Por isso, devido à crescente demanda por trabalhadores, as plantações começaram a importar trabalhadores estrangeiros de vários países. Isso inclui países como China, Japão, Filipinas, Coréia, Portugal e Porto Rico.

Possíveis desvantagens do abacaxi havaí

O alto teor de frutose do abacaxi pode não ser benéfico para diabéticos ou pessoas que tentam perder peso. Por exemplo, 1 xícara de abacaxi doce contém até 84 calorias e 17 gramas de açúcar. 

Outra desvantagem de comer abacaxi é que geralmente irrita as membranas mucosas dentro da boca. A alta acidez, combinada com a bromelina, pode causar pequenas ulcerações ou aftas na língua e nas áreas adjacentes. Então, se sua boca é especialmente sensível ao abacaxi, considere experimentar em menor quantidade outras variedades da fruta ou misturá-la com iogurte, que deve neutralizar os ácidos málico e cítrico.

Como escolher abacaxi havaí

Para selecionar não apenas essa, mas todas as outras variedades de abacaxi:

  • Despreze os frutos que estiverem cheirando azedos ou machucados. 
  • Frutas do Havaí ou da América Central tendem a ser mais frescas.
  • Para deixar seu abacaxi mais macio e suculento, mantenha-o em temperatura ambiente por 1 ou 2 dias antes de cortar.
  • Cheire a fruta, verificando se está doce. Caso não tenha esse aroma, é possível que ainda esteja verde ou passada, contendo odor fermentado.
  • Apalpe a casca suavemente, observando se ela tem uma cor dourada ou esverdeada. O ponto ideal é macia, não mole nem dura demais.
  • Observe o caule, que fica na parte final do abacaxi, pois é lá que a fruta começa a mudar de cor. Verifique se ele está muito mole ou se tem sinais de fermentação.
  • Analise as folhas, evitando as amarelas que demonstram o estado maduro em começo de fermentação.
  • Puxe uma folha para testar se ela sai facilmente. Caso ofereça muita resistência, é porque ainda está verde, mas se cair fácil demais, o abacaxi passou do ponto.
  • Observe o peso do fruto. Isso mostrará quanto suco possui o abacaxi, em que nem sempre o maior apresentará mais quantidade.

Assim, com todas essas dicas, fica quase impossível não descobrir qual melhor abacaxi entre todos os expostos na banca de frutas.