Benefícios da Banana Maçã

Benefícios da Banana Maçã

A Banana Maçã é uma fruta repleta de nutrientes que beneficiam a saúde. Além disso, essa fruta é deliciosa, servida em saladas, misturada em sucos, assada nas tortas, nos doces ou simplesmente consumida como um lanche saudável.

Benefícios da Banana Maçã

Geralmente, elas são grossas e mais curtas que as bananas convencionais, mas não tanto quanto as chamadas bananas ouro. Assim, uma banana maçã média tem cerca de 10 cm de comprimento e casca amarela pálida que escurece quando a banana amadurece.

Essa variedade de banana é mais bem consumida quando a casca está coberta de manchas pretas ou quando fica quase toda preta. As bananas maçã têm um sabor mais doce do que as nanicas, e possuem toques de maçã e morango, sendo por esse motivo a classificação de banana maçã.

Elas vêm da Ásia, Caribe, América do Sul, México e África, e plantadas em regiões subtropicais e tropicais, especificamente nas ilhas do Havaí, Honduras, Malásia e México.

Nas Filipinas, a banana maçã (latundana) recebeu o nome de Claude Letoundal. Pois Letoundal foi um missionário francês da Índia que introduziu a banana nas Filipinas, onde continua sendo a fruta mais popular cultivada no país.

Propriedades da banana maçã

As bananas maçã são diferenciadas por tamanho, textura e sabor. Elas são frutas robustas e rechonchudas, com uma casca grossa e firme que fica disponível o ano todo.

Existem duas espécies selvagens de bananas que são as ancestrais de todas as cultivares de banana: Musa acuminata e Musa balbisiana. A banana maçã, também conhecida em outros países como banana da Letônia, Manzano e Silk, é uma cultivar híbrida da bananeira Musa balbisiana e um membro da família Musaceae.

Mas, como todas as bananas, a banana maçã é uma fonte muito boa de potássio, com uma porção de 100 gramas (107 calorias) da fruta, fornecendo 10% do valor diário desse importante nutriente. 

Dessa forma, aumentar a quantidade de potássio na dieta através de alimentos como banana maçã pode fornecer proteção contra a hipertensão, especialmente em pessoas sensíveis ao sódio. A hipertensão, ou pressão alta, é um fator de risco comum para derrame, doença coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal e doença arterial periférica.

Faz parte, ainda como propriedades da banana maçã, a excelente fonte de vitamina C. De fato, uma análise profunda dos nutrientes indica que as bananas com essa classificação fornecem mais vitamina C do que as bananas convencionais.

É relatado que uma porção de 100 gramas de bananas maçã frescas fornecem 13 miligramas de vitamina C, o que corresponde a quase 23% do valor diário dessa vitamina essencial. Em comparação, uma banana convencional fornece 15% do valor diário da vitamina C.

Banana maçã: informação nutricional

Banana maçã calorias: 86.8kcal / 100 gramas.

Valor energético: 86.8 kcal
Carboidratos: 22,3 gramas
Proteínas: 1,8 gramas
Fibra alimentar: 2,6 gramas
Fibras solúveis: 0,1 gramas
Cálcio: 3,2 miligramas
Vitamina C: 10,5 miligramas
Piridoxina B6: 0,1 miligramas
Fósforo: 28,7 miligramas
Manganês: 0,6 miligramas
Magnésio: 23,7 miligramas
Lipídios: 0,1 gramas
Ferro: 0,2 miligramas
Potássio: 264,4 miligramas
Cobre: 0,1ug
Zinco: 0,1 miligramas

Benefícios da banana maçã

A fruta mais popular e amplamente consumida no mundo hoje, a poderosa banana é uma verdadeira heroína da fruteira. Repleta de potássio, vitaminas e fibras, elas são livres de gordura, muito nutritivas, baratas e são fáceis de encontrar e transportar.

Por isso, os benefícios da banana maçã são vários para o organismo. Entre eles, destacam-se:

  • Auxilio a problemas renais: por conter bastante potássio e antioxidantes fenólicos, a fruta ajuda o sistema renal se ingerida regularmente.
  • Auxilio na prevenção ao AVC: outra vantagem do potássio na banana maça, é que ajuda na redução da possibilidade de acidente vascular cerebral em indivíduos que comem a fruta com frequência.
  • Ajuda a combater o câncer: devido aos antioxidantes e as fibras, a banana auxilia a reduzir os riscos do câncer, principalmente de intestino.
  • Diminui a constipação: através da pectina, a banana maçã ajuda a aliviar a constipação e o trato intestinal.
  • Ajuda o intestino a funcionar: por ser rica em frutooligossacarídeo a fruta tende a melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Ela atua como probiotico, incentivando o aumento de bactérias benéficas da atividade do cólon. Também auxilia na fabricação de enzimas, que absorvem nutrientes, aumentando a capacidade de digestão, além de barrar as bactérias nocivas do organismo.
  • Atua na melhora da pele: a vitamina C combate o envelhecimento da pele, mantendo um brilho original e o frescor da derme. Além disso, a vitamina A ajuda a repor a umidade perdida, reparando a pele seca e danificada.

Receitas com banana maçã

As bananas maçã são comumente usadas como fruta para sobremesa quando atingem o pico de maturidade. Elas também podem ser usadas ​​em pratos salgados, frios e quentes, pois a doçura de uma banana dessa espécie pode ser combinada com outros ingredientes doces e mais ácidos.

Também pode oferecer um contraste com os sabores azedos e amargos. Entre os ingredientes que combinam estão maçãs, frutas de caroço, frutas como morangos e mirtilos, cítricas, capim-limão, cremes, iogurte, bacon, carnes defumadas, hortelã e nozes, como castanha de caju e macadâmia.

Como mencionado acima, a banana maçã oferece a possibilidade de variadas receitas deliciosas, aproveitando seu sabor para o doce ou salgado. Tendo como exemplo:

Doce de banana maçã

Ingredientes:

  • 12 a 15 bananas maçãs médias;
  • 1 litro de água;
  • 500 gramas de açúcar.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na panela de pressão e deixe cozinhar por um tempo. A seguir, amasse as bananas, misturando com a água e o açúcar. Quando estiver mudando de coloração, procure mexer um pouco menos, até chegar a ponto de creme, quando desgruda da panela.

Renderá 5 porções que podem ser feitas em apenas 20 minutos.

Banana maçã para bebês

As bananas para bebês devem ser frutas de tamanho pequeno, que tenham quase a metade do tamanho das bananas nanicas normais. A casca deve estar marrom-escura com estrias mais foscas e geralmente ser consumida amassada como lanche.

Contudo, é necessário identificar a espécie de banana dada à criança, pois banana maçã costuma prender o intestino, assim como a ouro. Desse modo, a mais indicada é a prata. É preciso também descobrir se o bebê está pronto para receber alimentos sólidos como esse.