Benefícios da Manga Tommy

Benefícios da Manga Tommy

A Manga Tommy, ou manga tommy atkins, é uma das variedades de manga mais consumidas no mundo. Apesar de seu sabor ser menos doce (16º Brix), é a mais resistente à degradação. Dessa maneira, resiste por mais tempo às intemperes, tendo sua vida útil postergada, durando mais tempo nas gôndolas dos mercados e feiras. Por esse motivo, seu cultivo é incentivado pelos grandes produtores.

Benefícios da Manga Tommy

Essa manga possui formato oval, com casca espessa e cor amarela e laranja. Quando bem madura, possui cores vermelha e púrpura. Sua polpa é firme, suculenta e pouco doce. A manga tommy tem fiapo e seu teor de fibras é médio.

A manga tommy e palmer são as variedades mais consumidas no Brasil. A manga tommy também é a mais produzida no mundo e em território brasileiro. No país, as plantações dessa variedade ocupam cerca de 80% das áreas de cultivo de mangas. Também é muito exportada, sendo a mais consumida nos Estados Unidos.

A manga tommy é amplamente utilizada na culinária, sendo o principal ingrediente de doces, sucos e sorvetes. Também é utilizada para fazer geleias, chutney e caldas. Nutricionistas indicam consumi-la in natura para não perder suas vitaminas e propriedades benéficas à saúde.

Origem da manga tommy

A manga tommy atkins teve origem nos Estados Unidos, por volta de 1920. Assim como a manga palmer, sua origem ocorreu na Flórida. Essa manga é derivada da variedade haden, que também é nativa dos EUA. Por esse motivo possuem características muito similares.

Benefícios da manga tommy

Os benefícios da manga tommy são variados. Ela possui diversas nutrientes, minerais e vitaminas essenciais para o correto funcionamento de diversas funções corporais. A seguir, explicaremos um pouquinho das riquezas que está fruta tem a oferecer.

Por ser rica em fibras dietéticas, auxilia na digestão mais funcional e equilibrada. Também gera por mais tempo saciedade, evitando aquelas escapadinhas da dieta. Os alcalinos presentes nessa fruta também ajudam a controlar a acidez do estômago.

Os bioativos, como ésteres, terpenos e aldeídos presentes nessa fruta, junto com as fibras, promovem os movimentos peristálticos e a formação do bolo fecal no intestino. Ademais, as fibras no intestino funcionam como verdadeiras vassourinhas, limpando as toxinas deste órgão.  Essas fibras também evitam constipações e gases.

Outro órgão que se beneficia dos nutrientes desta fruta é o cérebro. Seus nutrientes, como a vitamina B6, proporcionam uma melhor função neurológica, prevenindo este órgão de diversas doenças. Essa vitamina também é conhecida por formar as pontes de comunicação entre as células nervosas.

O ácido glutamina presente nesta manga melhora a memória e o poder de concentração. Nesta manga, também existe uma considerável quantidade de piroxidina, responsável pela produção hormonal do ácido gama-aminobutírico (GABA). Este é um neurotransmissor associado ao desenvolvimento do cérebro.

O consumo dessa fruta também está associado a menores taxas de estresse. Isso ocorre porque a vitamina C dessa fruta baixa os níveis de cortisol no organismo. A vitamina C também aumenta o sistema imunológico, prevenindo o corpo de gripes, resfriados e tosse. Essa mesma vitamina ainda promove a proteção da pele, evitando os efeitos causados pelo sol. A visão também é beneficiada por esta fruta. A manga é riquíssima em vitamina A, importantíssima para evitar cegueira e cataratas.

A manga tommy também possui muitos minerais, como o ferro e o potássio. O ferro é o mineral responsável por prevenir anemias, construindo os glóbulos vermelhos do sangue. O potássio ajuda na circulação sanguínea, promovendo a saúde das artérias e coração.

Propriedades da manga tommy

Assim como seus benefícios, as propriedades da manga tommy são muitas. Em comparação com outras variedades de manga, esta é a que possui a maior quantidade de calorias. Ela também é a variedade que possui maior quantidade de fibra alimentar. Em média, a cada 100g existe quase 3g de fibras.

Apesar de possuir maior quantidade de calorias em relação às demais, essa fruta possui poucas calorias se analisada isoladamente. Em média, a cada 100g existe apenas 72kcal. Se levarmos em consideração todos estes fatos, essa é uma ótima fruta para se adicionar à dieta. A baixa quantidade de calorias, gordura e a grande quantidade de fibras auxiliam no processo de emagrecimento.

Essa fruta também possui muitas vitaminas e minerais que serão detalhados no item abaixo.

Calorias da manga tommy

Em média a cada 100g dessa fruta existem somente 71 kcal, sendo 18g de carboidratos; 1,2 de proteínas; 0,28g de gordura e 2,94g de fibras. Também possui 7,6mg de cálcio; 0,1 de ferro; 0,3mg de manganês; 7,4mg de magnésio; 13,8 mg de fósforo; 138,4mg de potássio e 7,9mg de vitamina C. Também possui pouca quantidade de cobre e zinco.

Por ser pouco calórica, é muito recomendada para dietas de restrição calórica em que se objetiva perder peso.

Cultivo de manga tommy

Essa variedade de manga possui grande porte e é de fácil cultivo. Sua capacidade produtiva é alta e pode ser produzida através de semente ou enxertia. Suas mudas podem crescer até 30 metros e possuem copa frondosa. A floração ocorre na primavera e logo seus frutos aparecem podendo ser colhidos entre fevereiro e março. As mangueiras que crescem desde a semente levam em torno de 8 anos para gerarem seus primeiros frutos, já as por enxertia levam em média 1 a 2 anos.

Preço de manga tommy

Essa variedade de manga é a que possui o menor custo nos mercados. Em média 1 quilo custa R$ 4. A grande produção em território nacional e a fácil preservação em gôndolas de mercados e feiras são os motivos para esta fruta possuir preço reduzido em relação às demais variedades.

As mudas da manga tommy enxertada também são fáceis de se encontrar em floriculturas e lojas especializadas em árvores frutíferas. Em média uma muda dessa manga custa em torno de 70 reais.