Benefícios da Manga Espada

Benefícios da Manga Espada

A manga é o fruto proveniente da mangueira e um dos mais consumidos no mundo. A mangueira é uma árvore frutífera da família Anacardiaceae, sendo a maior do mundo. Existem mais de 1600 tipos de manga em todo o planeta.

Essa fruta é de origem indiana e seu berço remonta às florestas tropicais do sul e sudeste asiático. Depois, espalhou-se para a África e, quando os portugueses chegaram às terras tupiniquins, trouxeram essa fruta consigo.

No Brasil, a Manga Espada é uma das mais antigas e tradicionais. Essa variedade possui cor esverdeada, com forma alongada e achatada nas laterais. Sua semente representa cerca de 40% da fruta. Apesar de possuir pouca poupa em relação à sua semente, é muito consumida no país por possuir grande produção e preço baixo.

Benefícios da Manga Espada

Existem variedades da manga espada, como a manga espada rosa e a manga espada vermelha. A manga espada verde não é uma variedade, mas sim a fruta que ainda não está madura. Ainda existe a variedade de manga espada gigante, na qual o tamanho dos seus frutos chega a possuir o dobro do de uma manga normal.

Essa árvore necessita de bastante espaço para se desenvolver. A copa dessa árvore é frondosa, possuindo forma larga e arredondada. Suas folhas são médias, brilhantes e perenes. Suas flores ocorrem em cachos com tons amarelados e rosas com perfume muito agradável. Os frutos devem ser colhidos quando ficam com tons verde e rosa, pois se ultrapassar o tom, a fruta estará passada.

A manga espada é largamente cultivada em regiões de clima tropical e subtropical, em locais de temperatura, luminosidade e umidade adequadas. Como as mangueiras necessitam de muito calor e períodos de seca para produzirem bons frutos, adaptou-se muito bem ao país.

Essa fruta amadurece normalmente entre outubro e janeiro, podendo ser encontrada em qualquer feira ou mercado. Também pode ser encontrada fora de época, mas com menos frequência e geralmente na forma congelada.

A manga é um fruto refrescante, podendo ser consumida na forma de suco, geleia, vitaminas, saladas, molhos e doces. Possui bastante açúcar e deve ser evitada por diabéticos.

O nome científico da manga espada é Mangifera indica.

Benefícios da manga espada

Os benefícios da manga espada são muitos. Por possuir inúmeros nutrientes, é vantajosa para várias funções do corpo.

Essa fruta possui muito ferro, sendo uma ótima aliada no combate à anemia e para períodos de menstruação e gravidez. Como contém muito potássio e magnésio, auxilia a evitar câimbras, estresses e problemas cardíacos. A alta concentração de fibras também ajuda na digestão, na melhoria do trânsito intestinal e no combate à prisão de ventre.

Benefícios da Manga Espada

Essa manga também promove a saúde do coração, pois protege as artérias e auxilia na circulação do sangue. Ela também diminui o colesterol ruim que prejudica o funcionamento do coração.

As fibras solúveis, em conjunto com os antioxidantes, também melhoram o funcionamento das artérias, controlando a pressão arterial. Estes antioxidantes também ajudam a prevenir vários tipos de câncer. Esta fruta também tem ação fotoprotetora e, por possuir muita vitamina C, protege a pele dos raios solares, melhorando a saúde deste órgão.

A manga também possui vitaminas e minerais que estimulam a imunidade do corpo, protegendo-o de diversas doenças, como a gripe. Para os indianos, a manga ainda auxilia a estancar hemorragias, fortalecer o cérebro, curar bronquite asmática, tosse, gengivite, feridas na boca e úlceras.

Propriedades da manga espada

As propriedades da manga espada também são muitas. Ela é riquíssima em vitaminas A, B e C, importantíssimas para o bom funcionamento do corpo. Esta também possui bastante quantidade de minerais, como o potássio. O potássio é o mineral responsável por auxiliar no controle da pressão arterial e melhora a fadiga muscular.

Essa manga também é uma excelente fonte de fibras. Essas fibras são fundamentais para o funcionamento do intestino. Além disso, a manga é farta em antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e combatem células cancerígenas.

A cada 100g dessa fruta existem 52kcal, sendo que 83,5g é de água, tendo somente 11,7g de carboidratos; 0,5g de proteína e 0,3g de gordura. Dessa maneira é um excelente alimento para quem está tentando perder peso. Ela ainda possui 2,9gde fibras; 200mcg de vitamina A; 1800mg de caroteno e 156mg de potássio.

Muda de manga espada

A mangueira é uma árvore de grande porte, longeva, podendo atingir mais de 40 metros de altura, com copa densa de raio maior que 10 metros. Seu tronco é largo, com casca escura, rugosa e látex resinoso. As folhas são perenes, coriáceas, lanceoladas com 15 a 35cm de comprimento de cor verdes brilhantes. Quando jovens, apresentam tons verde-folha. Suas flores são pequenas, polígamas e perfumadas, dispostas em panículas locadas nas extremidades dos ramos.

A manga espada é uma fruta drupa, alongada e achatada nas laterais. Quando madura, possui coloração amarela, laranja ou vermelha. A cor vermelha normalmente aparece no lado em que a fruta pega mais sol. Quando imatura, essa fruta apresenta cor verde. Sua polpa é doce, suculenta, fibrosa com uma grande semente no centro. Essa semente germina com facilidade, razão pela qual disseminou-se muito bem através do mundo.       

O clima para o correto crescimento dessa árvore é o tropical a subtropical. Deve ser plantada em locais com boa drenagem e solo um pouco ácido. Quando jovens, devem ser regadas diariamente, mas, quando adultas, devem ser regadas a cada 10 a 15 dias.

Após a floração, os frutos levam em torno de 4 a 5 meses para ficarem maduros. Quando maduros, os frutos conseguem ser arrancados com facilidade.

Deve-se ter muito cuidado com doenças. As mangueiras são muito suscetíveis a pragas. Existem 492 espécies de insetos, 17 de ácaros e 26 de nemátodes, que estão catalogadas por atacarem mangueiras.

A manga espada enxertada é a melhor forma de se conseguir frutos. Elas ficam mais baixas que os pés não enxertados e produzem frutos mais rapidamente. Uma muda enxertada produz frutos logo após completar 2 anos de seu plantio, já aquelas que crescem desde a semente, levam em torno de 7 anos.