Benefícios da Banana Prata

Benefícios da Banana Prata

A Banana Prata, de nome científico Musa x paradisíaca, da família Musaceae, é geralmente mais resistente e mais quadrada que a banana comum. Portanto, sua casca é rica, vívida, verde escura e fica bem amarelada com manchas pretas características quando madura.

Benefícios da Banana Prata

Ainda jovem, a polpa da banana prata é azeda e picante, com notas de maçã e limão. À medida que a fruta amadurece, a polpa amarela fica macia por fora com o interior de textura levemente crocante. Sendo assim, o sabor de uma banana prata madura é doce e cremoso. Essas frutas estão disponíveis o ano todo.

A banana prata é nativa da América Central, com origens no México, onde ela é considerada uma variedade de cultivo superior, pois é muito vigorosa e produz uma folhagem resistente ao vento. As bananeiras não crescem muito altas, atingindo, em média, três metros na maturidade. Também, a planta herbácea, de forma sucessiva, produz frutos indefinidamente, sem discriminação de estação.

Propriedades da banana prata

A bananeira, embora muitas vezes referida como árvore, é na verdade a maior planta herbácea do mundo, com frutos comestíveis. As bananas são fonte vital de segurança alimentar em muitos países tropicais e subtropicais, e as frutas mais populares nos países industrializados.

Isso se deve ao fato de a banana ter pouquíssima gordura. E quem tem dúvidas sobre quantas calorias tem uma banana prata, não deve se preocupar, pois são muito baixas. Elas são ricas em potássio e contêm uma quantidade significativa de vitamina B, vitamina C, fibra e magnésio. Também possuem quantidades de fósforo, magnésio, cálcio, ferro, zinco, cobre e selênio.

Essas frutas são cultivadas principalmente no México. Embora tenham uma variedade de usos culinários, está entre as propriedades da banana prata o uso ​​para estimular a hemoglobina em casos de anemia.

Banana prata: tabela nutricional

Banana prata calorias: 98,3kcal / 100 gramas

Carboidratos: 26,0 gramas
Proteínas: 1,3 gramas
Fibra alimentar: 2,0 gramas
Fibras solúveis: 0,1 gramas
Cálcio: 7,6 miligramas
Vitamina C: 21,6 miligramas
Piridoxina B6: 0,1 miligramas
Fósforo: 22,2 miligramas
Manganês: 0,4 miligramas
Magnésio: 26,3 miligramas
Lipídios: 0,1 gramas
Ferro: 0,4 miligramas
Potássio: 357,7 miligramas
Cobre: 0,1ug
Zinco: 0,2 miligramas
Riboflavina B2: 0,0 miligramas

Benefícios da banana prata

A banana prata é uma fruta muito rica em nutrientes, com uma tonelada de benefícios à saúde. Elas também são uma fruta alcalina, contendo um equilíbrio de PH igual ou superior a 7. Acredita-se que a doença não possa viver ou prosperar em um estado alcalino. Portanto, descubra abaixo alguns benefícios da banana prata para a saúde, assim que ingerida.

  • Ajudam a tratar anemia – As bananas prata têm alto teor de ferro e, portanto, ajudam no tratamento da anemia, porque o ferro é uma parte essencial dos glóbulos vermelhos, e é por isso que ocorre a anemia, pois a baixa contagem de células do sangue se deve à falta de ferro.
  • Amenizam o ciclo menstrual – As frutas ajudam a aliviar o sangramento doloroso e excessivo durante o ciclo menstrual, bem como outros distúrbios causados.
  • Mantém os ossos saudáveis – A banana prata tem o benefício de ser ótima para os ossos. Uma das melhores razões para isso é porque estão ligadas ao aumento da absorção de cálcio. E o cálcio é o elemento mais importante na produção e regeneração da matéria óssea no corpo.
  • Ajudam no funcionamento do intestino – Elas contêm quantidades significativas de fibras alimentares e, portanto, ajudam nos movimentos intestinais suaves. Dizem que essas bananas empurram fezes teimosas e aliviam uma pessoa da constipação. Tradicionalmente, a fruta tem sido usada como alimento antiácido para aliviar dores de estômago. Há boatos de que a banana prata prende o intestino, mas é completamente o oposto.
  • Protegem os rins de riscos – As bananas têm sido associadas à redução do perigo para os rins de muitas condições diferentes. O potássio na fruta diminui a pressão sobre os rins e estimula a micção. Isso pode ajudar a impedir que as toxinas se acumulem no rim.
  • Auxiliam na saúde da visão – Elas possuem compostos antioxidantes e uma mistura de minerais essenciais que podem melhorar seriamente a saúde dos olhos. Em estudos, foi demonstrado que a catarata, a degeneração macular, a cegueira noturna e o glaucoma diminuem com a ingestão normal de banana prata.
  • Ajudam a circulação sanguínea – As frutas são uma fonte rica de potássio, portanto reduzem a pressão sanguínea, relaxando a tensão das artérias e veias e oxigenam os vários órgãos do corpo. Isso pode ajudar a eliminar o estresse no sistema cardiovascular.
  • Possuem compostos anti-inflamatórios – As bananas contêm vários compostos de natureza anti-inflamatória, o que significa que podem reduzir o inchaço, a inflamação e a irritação de várias condições, como artrite e gota.

Banana prata ou nanica?

Entre as semelhanças, está o fato de que bananas nanicas e pratas são as mais comercializadas e possuem valores nutricionais bem parecidos. A única diferença fica por conta da banana nanica ter mais potássio, enquanto a prata possui mais vitamina C.

Com relação ao tamanho, a nanica é maior que a prata, possuindo 110g e 75g, respectivamente. No sabor, a nanica é um tanto mais doce e no formato é mais fina e de cor amarelada. Mas se tratando de preferências, ambas são aconselhadas na dieta, até para que haja variação no cardápio com os mesmos efeitos benéficos.

Como identificar a banana prata

Ela é bastante popular nas cozinhas brasileiras, com sua polpa mais firme e não tão doce, conseguindo a façanha de dar sabor às receitas, sem se tornar enjoativa. Por isso, é tão procurada pelos cozinheiros para produzir doces e compotas. A mais famosa é a banana-split.

Receitas com banana prata

As bananas prata são conhecidas como uma variedade de dupla finalidade. Podem ser apreciadas frescas, quando totalmente maduras, ou usadas ​​como banana verde.

Dessa maneira, as frutas podem ser utilizadas em preparações doces e salgadas. A maioria das receitas salgadas está na culinária tailandesa, filipina, indiana, latina e caribenha.

Receitas famosas com a banana incluem creme, pimentão, carne de porco, frango, feijão preto, limão, frutas como abacaxi e nozes, castanha de caju e amêndoas. Para atrasar o amadurecimento, leve à geladeira. E para acelerar o amadurecimento, coloque-as em um saco de papel e as mantenha em temperatura ambiente.

Como fazer doce de banana prata

Ingredientes:

7 bananas prata tamanho grande e maduras

2 xícaras de água

1 ½ xícaras de açúcar mascavo

½ colher de chá de extrato de baunilha

Modo de fazer:

Leve a água para ferver em fogo médio alto. Adicione o açúcar e mexa para dissolver. Quando a calda começar a ferver, reduza o fogo e deixe ferver por 10 minutos.

Enquanto isso, descasque as bananas e corte ao meio na diagonal. Adicione à calda e continue cozinhando por mais 10 minutos. Misture o extrato de baunilha. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira antes de servir.

Rendimento: 4-5 porções. Tempo total de preparação: 30 minutos.