Benefícios da Manga Carlotinha

Benefícios da Manga Carlotinha

A Manga Carlotinha é um dos tipos de manga mais tradicionais do Brasil. Esta espécie tem origem no Rio de Janeiro. Possui grande importância no Nordeste e foi introduzida em São Paulo, em 1923.

Essa espécie de mangueira possui porte médio com folhas grossas de cor verde opaca. Sua copa é densa, com capacidade de gerar muitos frutos. As flores são aglomeradas e numerosas. Cada panícula pode chegar a produzir mais de 2500 flores.

A manga carlotinha é bem diferente dos outros tipos de manga, pois é muito suculenta com sabor acidulento, doce e aromático. Essa variedade apresenta formato arredondado, com tamanho pequeno – cada fruta mede entre 5 e 7 centímetros. Sua casca é fina e lisa. Quando imatura, sua casca é verde; quando madura, possui cor amarela a alaranjada.

A semente deste fruto é grande. Em média cada semente possui 25g, ou seja, cerca de 13% de toda fruta.

Ela também possui poucas fibras em relação às suas irmãs, sendo possível saboreá-la sem que os fiapos fiquem presos entre os dentes. Apesar de ser muito tradicional em território brasileiro, não está entre os tipos de manga mais cultivados no país.

Origem da manga carlotinha

A origem do nome carlotinha para esta manga é curioso. Acredita-se que o nome seja em homenagem a Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI e rainha consorte de Portugal, Brasil e Algarves. Na época em que a realeza portuguesa fugiu de Napoleão Bonaparte para o Brasil, a Dona Carlota Joaquina foi morar em um palacete particular no bairro de Botafogo.

Em um dos jardins deste palacete havia dois pés de manga que receberam o nome de carlota e carlotinha. O pé de manga carlota gerava frutos um pouco maiores, já a carlotinha produzia frutos menores e arredondados. Esta última era a preferida pela rainha e acabou sendo adotado o nome de carlotinha para esta espécie de manga.

Benefícios da manga carlotinha

Os benefícios da manga carlotinha, assim como de outras mangas, são muitos para a saúde. Essa manga promove a diminuição de problemas cardíacos, pois protege as artérias e auxilia na circulação do sangue. Ela também combate o colesterol ruim que prejudica o funcionamento do coração.

A manga também possui muitos antioxidantes que combatem a degeneração das células, não só prevenindo problemas de coração, mas todo o corpo. A pele é um dos principais órgãos que se beneficia desta propriedade. Rugas e flacidez são combatidas com o consumo regular desta fruta.

O cabelo também se beneficia destas propriedades. Suas vitaminas fortalecem o couro cabeludo, evitando quedas de cabelo. As unhas também ficam mais resistentes a quebras.

As vitaminas fortalecem o sistema imunológico, prevenindo o corpo de diversas doenças, desde as mais simples como gripes até cânceres. A pectina presente nesta fruta também auxilia a reduzir os níveis de glicose no sangue, prevenindo doenças como a diabetes.

Como esta fruta é rica em água, hidrata o corpo, sendo perfeita para refrescar em dias quentes. Atletas também se beneficiam dessa fruta, pois ela é um isotônico natural com quantidades adequadas de carboidratos, gerando energia para atividades físicas. Essa hidratação, juntamente com as fibras, auxilia no trânsito intestinal, prevenindo prisões de ventre, promovendo a saúde deste órgão.

No intestino, as fibras ainda atuam como agentes limpadores, eliminando resíduos tóxicos para o corpo. Essa mesma fibra auxilia na perda de peso, pois gera sensação de saciedade por mais tempo no organismo.

Essa manga também possui ação fotoprotetora que protege a pele dos raios solares nocivos à pele. Ademais, essa fruta possui ação anti-inflamatória, protegendo o corpo de organismos nocivos à saúde.

O ferro presente nessa fruta também combate anemias e melhora a saúde ocular. O potássio ajuda a evitar picos de estresse, produzindo sensação de alívio para mente. Este mineral também ajuda na circulação sanguínea, promovendo a saúde das artérias e coração.

Propriedades da manga carlotinha

As propriedades da manga carlotinha são diversas. Suas vitaminas, minerais e calorias são importantíssimas para o bom funcionamento do organismo humano. Essa manga é riquíssima em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio. Ela também possui muitos antioxidantes.

Seu alto teor de fibras contribui para o bom funcionamento do estomago e intestino. Seus antioxidantes combatem tumores de pulmão, mama, cólon, próstata e até leucemia. Seus polifenóis evitam que os radicais livres comprometam a estrutura do DNA e auxilia a regenerar as células que estão com defeitos.

Calorias da manga carlotinha

Em média a cada 100g dessa fruta existem somente 65 kcal, sendo 15g de carboidratos; 0,5 de proteínas e 0,2g de gordura. Também possui 12mg de cálcio; 0,8 de ferro e 53mg de vitamina C.

Por ser pouco calórica, é muito recomendada para dietas de restrição calórica em que se objetiva a perda de peso.

Cultivo de manga carlotinha

A mangueira carlotinha possui médio porte. Sua altura pode chegar a 12 metros. Seu cultivo deve ser realizado a pleno sol e suas flores aparecem a partir de julho, com frutificação de novembro a fevereiro.

Essa árvore é fácil de se cuidar. Pode ser cultivada tanto em vasos, como em fundos do quintal. Com correto cuidado e manejo, cresce rapidamente. Apesar de ser uma árvore de grande porte, se podada regularmente, pode ter tamanho reduzido (3 metros).

A adubação deve ser regular para que seus frutos não careçam de nutrientes. A drenagem deve ser boa e o clima deve ser quente. A irrigação dessa planta deve ser regular. Em plantas jovens deve ocorrer com mais frequência (3 vezes na semana), já nas adultas pode ocorrer a cada 10-15 dias.

As mudas podem ser obtidas por enxertia. Após plantadas, as mudas enxertadas produzem frutos logo depois de completar 2 anos. As plantas oriundas de sementes normalmente levam 7 anos para produzirem os primeiros frutos.

As mangas enxertadas produzem frutos idênticos à planta-mãe, já aquelas provenientes da semente podem ter características diferentes do tipo que as originou. As mudas enxertadas normalmente custam entre R$ 5 e R$ 10. Podem ser compradas em floriculturas ou locais especializados em árvores frutíferas.