Benefícios da Manga Palmer

Benefícios da Manga Palmer

As mangueiras, em sua origem, são provenientes do sudeste Asiático e foram introduzidas em várias regiões do mundo ao longo dos séculos. As mangas chegaram ao Brasil através dos portugueses na época em que o país ainda era colônia de Portugal.

As mangueiras são as maiores árvores frutíferas do mundo, chegando a vários metros de altura com copas exuberantes e enormes raízes. Suas folhas são frondosas, brilhantes e perenes.

Essa árvore adapta-se muito bem a regiões de clima tropical a subtropical por causa das condições de luminosidade, temperatura e umidade. No mundo, as melhores regiões para seu plantio são a Ásia, América, África e Austrália. Para gerarem frutos, precisam de bastante calor, intervalado com períodos secos.

Origem da manga palmer

A manga palmer é um tipo de manga de origem desconhecida. Sua primeira descrição ocorreu em Miami, na Flórida, no ano de 1949. No Brasil, essa fruta chegou somente em 1960, mas adaptou-se muito bem ao clima tropical. A manga palmer e tommy são as variedades mais comuns no país.

Características da manga palmer

Os frutos do tipo palmer possuem cor verde-arroxeados. Quando maduros, possuem cor vermelho escuro. A polpa é amarela, firme e com pouquíssima fibra. Como toda manga, a variedade palmer tem fiapo, contudo em pouquíssima quantidade, quase imperceptível ao paladar.

Essa variedade é muito doce, possuindo a colocação 21,6º Brix. Ela também possui muita vitamina C e, segundo a tabela TACO de alimentos, cada 100g dessa fruta possui 65,5 miligramas dessa vitamina. Seu caroço também é menor do que as outras variedades de manga.

Benefícios da manga palmer

Por causa da riqueza de nutrientes, os benefícios da manga palmer são muitos. Essa variedade de manga ajuda na redução de peso, previne muitas doenças e ainda hidrata a pele. Explicaremos abaixo um pouco sobre os muitos benefícios que o consumo deste alimento pode proporcionar para a saúde humana.

Essa fruta possui muitas fibras que, além de estimularem os movimentos gastrointestinais, promovem a recuperação de células do estômago e a formar o bolo fecal, evitando constipações. No intestino, ela ainda atua como uma vassourinha, eliminando resíduos tóxicos para o corpo. Essa mesma fibra auxilia na perda de peso, pois gera por maior tempo a sensação de saciedade no organismo, evitando aquelas escapadinhas da dieta.

A manga também possui ação antibacteriana, sendo muito utilizada para combater infecções dos mais variados tipos. Normalmente, é muito utilizada para afecções pulmonares como bronquites asmáticas, catarral e tosse.

Essa variedade é a que mais possui vitamina C. Essa vitamina é muito conhecida por estimular o sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversas enfermidades, como gripes e resfriados. A vitamina C também é grande aliada do cabelo e da pele. Para o cabelo, ela evita quedas e auxilia no crescimento. Já para pele, auxilia no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, prevenindo rugas, flacidez e manchas na pele.

A manga palmer também possui uma considerável quantidade de ferro, que combate anemias e melhora a saúde ocular. Ela também é rica em potássio e magnésio, que ajudam a evitar o estresse, pois produzem sensação de alívio para mente. Ademais, estes minerais previnem doenças cardíacas, pois melhoram a circulação de sangue e promovem a saúde das artérias.

Propriedades da manga palmer

Assim como seus benefícios, as propriedades da manga palmer são muitas. A tabela nutricional desta fruta é muito completa. Cada 100g dessa fruta existe 72kcal, sendo 19,4g; 0,4g de proteína e 0,2g de gordura.

Além disso, possui 1,6g de fibra alimentar; 11,6mg de cálcio; 65,5mg de vitamina C; 0,1mg de manganês; 14mg de fósforo; 0,1mg de ferro e 156,5mg de potássio. Essa fruta ainda possui quantidades pequenas de tiamina, riboflavina, zinco e cobre.

Como plantar manga palmer

O pé de manga palmer possui grande porte, podendo chegar a 30 metros de altura. Possui copa frondosa com pequenas e delicadas flores amarelas. As flores surgem logo após o inverno em hastes na forma de espiga. Seus frutos são suculentos, com casca fina e cor avermelhada. A polpa é doce com pouca fibra de cor amarela. Surgem entre o fim da primavera e o início do verão.

Essa árvore gosta de estar em pleno sol com temperaturas quentes, sendo ideal para ser plantada no país (com exceção do Sul – porque é frio). O solo pode ser arenoso ou argiloso, ácido ou alcalino, mas com bastante matéria orgânica e não encharcado.

Seus frutos se desenvolvem melhor em locais onde as estações do ano são bem definidas com períodos muito quente e secos.

Em fase juvenil, deve-se regar suas mudas 3 vezes por semana, já em fase adulta, quando suas raízes já estão bem desenvolvidas, pode-se regar apenas quando o solo estiver seco. Caso a mangueira esteja em um vaso, regue-a todos os dias.

Se plantadas em solo, estas plantas dispensam podas. Contudo, se plantadas em vasos, precisam ser podadas 1 vez no ano após sua frutificação. Deve-se cortar 25% do comprimento dos galhos.

As mudas de manga palmer podem ser adquiridas por enxertia ou pelo crescimento de sementes. A manga palmer enxertada produz frutos depois de 2 anos de seu plantio, já as que crescem desde semente levam em torno de 7 anos.

Quando colher manga palmer

A manga palmer deve ser colhida um pouco antes de estar madura, podendo ser colhida também quando bem madura, mas seu tempo de conservação será menor. Em média, após colhida, essa fruta deve ser consumida em até 2 dias, quando em temperatura ambiente; já em ambiente refrigerado, pode ser consumida em até 5 dias. Por esse motivo, recomenda-se colhê-las um pouco imaturas. Essa fruta, quando está imatura, possui cor verde; já, quando maduras, mudam para cor vermelha-roxeada.

Na hora de retirar o fruto da mangueira, deve-se atentar se é possível arrancá-la sem muito esforço. Se sair facilmente, ela estará madura, se não, ainda está verde.

Preço da manga palmer

O preço da manga palmer varia de região para região. Normalmente, o quilo desta fruta custa em torno de R$ 12 nos mercados e feiras. Cada muda enxertada custa em torno de R$ 60 e pode ser encontrada em lojas especializadas ou floriculturas.