Benefícios da Manga Haden

Benefícios da Manga Haden

A Manga Haden é uma espécie de origem americana. Seu desenvolvimento ocorreu em Coconut Grove, Flórida. Essa variedade é uma descendente da árvore plantada pelo capitão John Haden, em 1902, que muitos anos depois foi identificada como um cruzamento entre as variedades mulgoba e turpentine.

Até onde se tem conhecimento, todas as plantas dessa espécie derivaram da árvore plantada pelo capitão. Depois de um tempo, essa árvore ainda foi envia para Miami pela esposa de John.

Vale lembrar que as mangueiras têm seu berço na Ásia há mais de 4 mil anos. Ao longo do tempo, essas árvores se espalharam pelo mundo e se adaptaram muito bem às regiões tropicais.

A variedade Haden não é muito comum no Brasil, sendo encontrada em alguns locais específicos, como mercados especializados ou mesmo em regiões com produção local dessa fruta. A Índia é o maior produtor, tendo produção 30 vezes maior que o Brasil.

A manga haden e palmer, assim como a manga tommy, possuem muitas semelhanças entre si. Isso ocorre porque a variedade haden é a progenitora das variedades palmer e tommy. Estas duas últimas são as mais produzidas em território brasileiro. A manga tommy é responsável por 80% de toda a produção nacional.

Características da manga haden

Mundialmente, ela é conhecida por possuir qualidade superior às demais, tendo sabor intenso e um doce peculiar. Ela possui formato muito mais arredondado em relação às outras espécies. A casca dessa fruta também chama atenção por possuir cor velha e muito brilhante, sendo muito mais brilhosa que as demais variedades de manga.

Sua polpa possui cor amarelo intenso, com poucas fibras. Seu odor também é muito doce e agradável. Quando madura, essa fruta conserva-se por apenas 2 dias em temperatura ambiente; já em ambiente refrigerado, pode se conservar por até 5 dias.

Benefícios da manga haden

Os benefícios da manga haden para o corpo humano são muitos. Como veremos abaixo, com maior detalhamento, essa fruta é rica em minerais, vitaminas e fitonutrientes importantíssimos para o correto funcionamento do corpo.

Essa fruta é riquíssima em antioxidantes dos mais variados tipos. Somente nela há os antioxidantes ácido gálico, alfa-caroteno, astragalin, fisetina, flavonoides, isoquercitrina, methygallat, quercetina e alfa-caroteno. Eles possuem ação que ajuda a combater os radicais livres do corpo. Os radicais livres prejudicam muito o corpo, pois atacam as células saudáveis, promovendo o envelhecimento precoce, o adoecimento de células e o enfraquecimento de todo o sistema imunológico.

Esses mesmos antioxidantes ainda são responsáveis por aumentarem a imunidade do corpo, fazendo com que este consiga se defender de diversas doenças sem que haja a necessidade de se recorrer a remédios.

Seus polifenóis também são responsáveis por combater células cancerígenas na região do cólon e da mama, sem atacar as células saudáveis. A pectina também auxilia a combater as células cancerígenas, contudo na próstata.

A vitamina A presente neste alimento promove a recuperação das células do olho, promovendo a saúde deste, prevenindo catarata e cegueira.  Seus altos níveis de ferro proporcionam o desenvolvimento de células vermelhas que combatem a anemia. Esse mesmo ferro auxilia as mulheres em períodos de menstruação e na formação de um feto saudável.

O alto teor de fibras dessa fruta promove o bom funcionamento do estomago e intestino. A pectina, juntamente com as fibras, diminui a absorção de açúcar pelo organismo, promovendo por maior tempo a saciedade e o correto movimento do intestino. As fibras ainda ajudam a melhorar a qualidade do bolo fecal, prevenindo constipações, inchaço e desconfortos. Isso ocorre, pois, as fibras atuam como limpadores do intestino, formando não só o bolo fecal, mas retirando suas toxinas e bactérias nocivas à saúde intestinal.

A água presente nessa fruta também auxilia no umedecimento das fezes, evitando aqueles probleminhas indesejados na hora da evacuação. Essa água também atua em outros departamentos, hidratando a pele e refrescando o corpo nos dias quentes.

Atletas também se beneficiam dessa hidratação, ainda mais porque a manga é rica em minerais e atua como isotônico natural. Seu suco ainda é indicado para curar ressacas, bronquite, pressão alta, dores de cabeça e fadiga muscular.

A vitamina C dessa fruta também estimula o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. O cálcio e o fósforo auxiliam na manutenção da saúde dos ossos, evitando perda de massa óssea que acontece nas pessoas com mais idade. Esses minerais ainda auxiliam na manutenção da regulação da contração muscular, sinapses nervosas e na respiração celular.

Propriedades da manga haden

Assim como seus benefícios, as propriedades da manga haden são muitos. Vamos começar falando da tabela nutricional dessa fruta. A cada 100g dessa fruta existe 63 kcal, sendo 17g de carboidratos; 0,4g de proteínas e 0,1g de gordura. Ela ainda possui 1,6g de fibra alimentar; 11,7mg de cálcio; 17mg de vitamina C; 0,1 de vitamina B6; 0,2mg de manganês; 7,8 mg de magnésio; 9,3mg de fósforo; 0,1mg de ferro; 147,9mg de potássio; 0,1mg de zinco e 0,1mg de B2. Essa fruta ainda possui baixas quantidade de cobre.

Como plantar manga haden

Diferentemente das outras variedades de manga, é difícil encontrar mudas de manga haden. Isso acontece porque essa fruta não possui muito bem desenvolvido seu sistema reprodutor, sendo considerada uma árvore altamente incompatível. O pólen dessa árvore não possui força suficiente para se autopolinizar. Esse fenômeno não é muito conhecido ainda, mas causa dificuldades em sua reprodução.

Apesar de escassa, essa planta possui fácil manejo. O ideal é que se plante outras variedades de manga intercalada com a haden para que o processo de polinização ocorra efetivamente e sejam produzidos frutos. Lembrando que, sem polinização, os frutos não ocorrem. O ideal é utilizar a manga tommy, pois esta é sua descendente natural. Dessa forma, ainda gerará frutos doces e suculentos.

Preço da manga haden

Pelo motivo explicado acima, o preço dessa manga é muito elevado em relação aos outros tipos de manga. Em média o quilo dessa fruta custa R$ 22. Ela é comumente encontrada em mercados especializados ou em feiras. O pé de manga haden também possui preço elevado, cada muda custa em torno de R$ 80.