Benefícios da Laranja Pera

Benefícios da Laranja Pera

A Laranja Pera, também conhecida como laranja-pera-rio ou laranja-pera-do-rio, é o tipo de laranja mais popular no mundo. Apesar de ser considerada uma variedade brasileira, essa laranja possui origem desconhecida.

Benefícios da Laranja Pera

A variedade Citrus, ao qual a laranja pera pertence, tem origem no sudeste asiático, mais precisamente na China. Acredita-se que seus primeiros exemplares chegaram à América transportadas por Cristovão Colombo, em 1493. Logo depois, os portugueses trouxeram mudas para o Brasil e, desde então, sua plantação cresceu muito nas terras tupiniquins.

A laranja pera é a variedade cítrica mais importante para o Brasil, sendo a mais utilizada pela indústria e mercados de fruta fresca. O país é o maior produtor de laranjas do mundo, produzindo milhares de toneladas por ano. Cerca de 70% de toda laranja produzida no Brasil é dessa variedade. Ela, juntamente com a banana, é um dos frutos mais consumidos pelos brasileiros. Isso se deve pela facilidade de plantio e pelo seu preço atrativo – em média o quilo é comercializado a R$ 1,59.

Seu nome científico é Citrus sinensis (L.) Osbeck

Características da laranja pera

Essa fruta é caracterizada por ter um sabor doce, agradável, pouco ácida e aroma fino. Seus frutos são médios, alongados, com casca fina e lisa, de cor amarela (podendo ser avermelhada) e polpa bastante carnuda. A acidez dessa fruta pode variar conforme as condições climáticas, de solo e abundância de nutrientes.

Laranja pera: benefícios

Os benefícios da laranja pera são diversos. Já é cientificamente comprovado que as laranjas pera são ricas em vitaminas e minerais imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo. Seus fitoquímicos auxiliam no combate ao câncer e de doenças crônicas como obesidade, artrite e doenças coronárias. A seguir mostraremos um pouco dos seus benefícios.

  1. Auxilia na manutenção da visão: Essa variedade de laranja possui boa quantidade de vitamina A e outros antioxidantes flavonoides, como alfa e beta-carotenos, beta-criptoxantina, zeaxantina e luteína. Eles auxiliam na manutenção da visão e são essenciais para manter as mucosas e peles saudáveis.
  2. Ajuda a prevenir inflamações: Os flavonoides cítricos dessa fruta possuem enzimas reguladoras, como a proteína quinase C, a fosfodiesterase, a fosfolipase, a lipoxigenase e o ciclo-oxigenase. Esses nutrientes têm ação anti-inflamatória e controlam a constituição dos mediadores biológicos encarregados da ativação de células endoteliais e células qualificadas em inflamações. Dessa forma, ajudam a previr inflamações.
  3. Aumenta a imunidade corporal: Como muito bem documentada, a vitamina C auxilia a fortalecer o corpo, aumentando sua imunidade. Essa vitamina age combatendo agentes infecciosos e elimina radicais livres pró-inflamatórios no sangue. Os fitoquímicos narigenina e hesperedina são especialistas nesse assunto. São bioativos que eliminam os radicais livres, modulam o sistema imunológico e agem como antioxidantes e anti-inflamatórios.
  4. Auxilia no combate ao câncer e arteriosclerose: Os flavonoides auxiliam na prevenção e combate ao câncer através da citotoxicidade seletiva, das ações antiproliferativas e da apoptose. Esses flavonoides ainda são antimutagênicos, protegendo o DNA de danos por conseguir absorver a luz ultravioleta. Dessa forma, neutralizam os radicais livres que promovem mutações quando são gerados próximos ao DNA.
  5. Controla a obesidade: Como possuem baixa caloria, não possuem colesterol ou gordura saturada e são ricas em fibras dietéticas, sendo perfeitas para o combate à obesidade. A pectina é um laxante natural e protege a mucosa intestinal de substâncias toxicas.

Além destes benefícios, o seu consumo ainda ajuda a prevenir reumatismo, nevralgia, restaura o fluxo menstrual, reduz o colesterol e os triglicerídeos, alivia a prisão de ventre, trombose, arteriosclerose e o envelhecimento precoce.

Laranja pera: propriedades

As propriedades da laranja pera são muitas. Ela possui como principal carboidrato a sacarose, mas também possui ácido cítrico e ácido orgânico. Esse tipo de laranja é rico em antioxidantes, como ácido ascórbico e compostos fenólicos (hesperidina e narirutina). Também é rico em carotenoides como a violaxantina, criptoxantina e luteína.

O pigmento da laranja pera rio deve-se à presença de antocianinas (raras exceções o principal pigmento é o licopeno). Os principais aminoácidos são a prolina, serina e arginina e o principal mineral é o potássio. Também é rica em betacaroteno, cálcio, potássio, sódio, fósforo e vitaminas do complexo B. Seu cheiro característico se deve ao volátil limoneno.

Laranja pera: calorias

Muitas pessoas se perguntam quantas calorias tem uma laranja pera. A resposta não poderia ser melhor: as calorias da laranja pera são baixas: 100 gramas dessa fruta dispõe de apenas 36,8 kcal. Sendo 9g de carboidrato; 1g de proteína; 0,8 de fibra alimentar; 21,9mg de cálcio; 53,7mg de vitamina C; 22,7mg de fósforo; 0,1mg de manganês; 8,6mg de magnésio; 0,1g de ferro; 162,8g de potássio. Sendo ideal para pessoas que estão tentando perder peso.

Suco de laranja pera

A laranja pera é um dos tipos de laranja mais comuns para se fazer suco. Como é barata e possui muito sumo é muito utilizada pelos brasileiros para este fim. Para se fazer o seu suco, deve-se lavá-la (para retirar possíveis sujeiras e bactérias) e depois espremê-la. Pode-se adicionar água para render mais. Seu suco deve ser consumido logo em seguida para não se perder a vitamina C.

Laranja pera: cultivo

O pé de laranja pera é perene e natural de regiões de clima tropical. Em fase adulta, possui copa arredondada e pode chegar a 9 metros de altura, mas em média fica em 7,5 metros. É própria para se ter em quintais ou pomares. Por possuir aroma característico e agradável, ainda pode-se utilizá-la como ornamento para vasos.

Suas folhas são perenes, coriáceas, com diferentes formas: variando de elípticas a alongadas e ovais. Seus tamanhos também variam conforme o porte da árvore, mas comumente possuem entre 6,5 a 15cm de comprimento e 2,5 a 9,5 de largura, muitas vezes possuem asas estreitas nos pecíolos.

A flor é branca e muito perfumada, por vezes pode ser roxa. Essas flores são hermafroditas e produzem néctar para polinização de insetos. Sua floração ocorre várias vezes ao ano, de 2 a 3 vezes por ciclo, dando muitos frutos. Suas flores podem ocorrer isoladas ou em verticilos de 6 unidades com aproximadamente 5cm de largura e 5 pétalas.

Sua fruta tem formato redondo a oval, com cor que varia do laranja para o amarelo de acordo com o grau de maturação. Seu tamanho varia de 6,5 a 9,5 cm de largura. Sua pele possui muitas glândulas de óleo aromáticos que lhe conferem este cheiro característico. A quantidade de cera e gosto dessa fruta depende das condições climáticas e taxa de crescimento. Entre seus principais pontos negativos está sua suscetibilidade à tristeza. Em média cada muda custa R$ 62,00.