pomelo

Benefícios do Pomelo

Pomelo (nome científico Citrus paradisii Macfad) é um fruto cítrico também conhecido como laranja-natal, toranja chinesa ou cimboa. Ele não é muito comum no Brasil e, em alguns países, como nos EUA, é conhecido como pomelo grapefruit.

O formato do pomelo faz com que ele se pareça com uma laranja muito grande, sendo por isso considerado um fruto gigante, pois se trata da maior entre as frutas cítricas. Cada fruta tem entre 15 e 30 cm de diâmetro, com o peso que pode variar de 1,5 a 2 kg.

O pomelo, origem do sudeste asiático (mais precisamente na região da Malásia), se desenvolve em uma árvore que pode chegar a 8 metros de altura. Entretanto, há pesquisadores que afirmam que a origem dessa fruta é devido a uma mistura da laranja doce e a pampelmusa, frutos que são originários do Caribe. Ou seja, isso faria do pomelo um fruto considerado híbrido.

pomelo

A casca da fruta é lisa e espessa, com uma cor verde ou amarelada. Sua polpa geralmente é de cor branca, mas também pode ser amarelada, vermelha ou rosada, o que vai depender da variedade.

O sabor tem um toque de amargo e azedo, porém é mais adocicado do que a toranja amarela. Entre as variedades, a polpa de pomelo rosado é o que tem o sabor mais doce. A polpa pode conter muitas ou poucas sementes e, dependendo da variedade, pode não ter nenhuma.

Entre as principais variedades de pomelo estão o Ducan (branco com sementes), Marsh Seedless (branco sem sementes) e Ruby Red (de tonalidade avermelhada). O tipo de pomelo produzido no Brasil é o Marsh Seedless, sendo a maioria da produção destinada ao processamento e também exportação do suco.

Por ser uma planta resistente, se adapta bem aos mais variados climas e solos. Por esse motivo, a árvore pomelo pode ser plantada em qualquer lugar, mesmo que não seja indicado para plantações.

O indicado é que o plantio seja feito na época de chuva e o desenvolvimento da fruta pode levar entre 11 a 13 meses, a partir do florescimento, o que vai depender do ambiente onde foi plantada. No Brasil, a colheita é feita entre os meses de julho a setembro.

Propriedades do pomelo

O pomelo é um fruto rico em vitamina C, potássio, fósforo, pectina, niacina e carotenoides, sendo por isso muito benéfica para a saúde. A semente da fruta é usada para o tratamento de problemas de pele e de gengiva, além de também ser utilizada para tratar a sinusite e problemas gástricos.

Apesar de saudável, o excesso da fruta deve ser evitado por pessoas que sofrem com pressão muito baixa, problemas renais ou no fígado, devido à quantidade elevada de potássio e vitamina C que ela contém. Mas se for ingerida sem exageros, não resulta em malefícios.

benefícios da pomelo

Quanto mais escura for a cor da polpa, mais concentrado estão os caratenoides, que contribuem por trazer ação antioxidante ao organismo. São esses componentes que dão a cor alaranjada da fruta.

Pomelo benefícios

Entre os benefícios do pomelo está a sua capacidade de melhorar a pressão arterial e a digestão, além de ajudar no emagrecimento e prevenir a anemia e problemas no coração. Isso ocorre devido aos componentes encontrados na fruta. Os principais benefícios do consumo do pomelo são listados a seguir.

1.Ajuda na perda de peso

Por ser uma fruta rica em água e com poucas calorias (uma unidade contém cerca de 49 calorias), o pomelo é usado para quem deseja perder peso. O seu consumo traz sensação de saciedade, o que evita que a pessoa acabe se alimentando em excesso.

Ela ainda contém uma enzima chamada carnitina pamitoyl-transferase, que ajuda na queima de gordura e não é facilmente encontrada nos alimentos. Porém, é importante ressaltar que a fruta não deve ser usada como ingrediente único usado em dietas, pode causar sérias carências nutricionais.

2.Acelera o metabolismo

A fruta tem o poder de acelerar o metabolismo, o que também é um fator que contribui para quem deseja perder alguns quilinhos. Para isso, o indicado é consumir pelo menos a metade da fruta antes das refeições, favorecendo assim a queima de gorduras e também a estabilização do açúcar no sangue.

fruta pomelo

3.Reduz a pressão arterial

O potássio está presente em uma quantidade elevada no pomelo, o que o torna um alimento ideal para reduzir a pressão arterial. O potássio consiste em um vasodilatador, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem mais relaxados, permitido assim que a circulação sanguínea seja aumentada. Dessa forma, a chance de ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, é bem menor.

4.Melhora o sistema imunológico

A fruta contém uma quantidade generosa de vitamina C, que age como um antioxidante. Dessa forma, o consumo do pomelo ativa as células brancas na corrente sanguínea, o que protege o organismo contra a ação dos radicais livres. Por esse motivo, a chance de ter uma infecção é reduzida, o que evita o aparecimento de febre, tosse e infecções microbianas.

5.Protege a saúde bucal

O pomelo contém substâncias que são fundamentais para a produção de colágeno, que consiste em um tipo de proteína que fortalece as células, órgãos e tecidos. Por esse motivo, o consumo regular dessa fruta faz com que as gengivas fiquem mais fortes, reduzindo as chances de infecções, perda de dentes ou alguns tipos sérios de doenças bucais.

6.Combate o envelhecimento precoce

A ação antioxidante da fruta (devido à presença da vitamina C) evita que a pele seja prejudicada pela ação dos radicais livres. Isso faz com que os sinais comuns ao envelhecimento apareçam antes do tempo, como as manchas de idade, rugas e flacidez da pele.

Outro componente encontrado no pomelo que contribui para manter a pele com aparência mais jovem é a spermadine, uma substância rara que também existe no esperma humano (por isso o nome semelhante).

7.Melhora a digestão

Assim como a maioria das frutas, o pomelo é rico em fibras, o que ajuda a deixar a digestão mais saudável, diminuindo a ocorrência de diarreias e constipação.  Outro benefício nesse sentido é a capacidade da fruta em resultar em um movimento mais suave do trato intestinal, o que facilita a digestão dos alimentos e melhora o funcionamento do sistema digestivo.

8.Combate dores musculares

Por conta do potássio existente na composição da fruta, os níveis de líquidos corporais do organismo são mantidos em equilíbrio, o que ajuda no combate à rigidez muscular, dores e câimbras. Isso faz com que ela seja recomendada para as pessoas que são praticantes de atividades físicas.

9.Protege a saúde dos ossos

Outro benefício relacionado à presença do potássio na fruta pomelo é a melhoria que oferece à densidade óssea. O motivo para isso é porque a absorção de outros minerais importantes para o fortalecimento dos ossos é facilitada pela ingestão de potássio. Dessa forma, a fragilidade óssea e a osteoporose são prevenidas pelo consumo da fruta.

10.Protege a saúde do coração

pomelo fruta

Além de reduzir os níveis de colesterol ruim em até 15%, a ingestão regular do pomelo ajuda a reforçados capilares sanguíneos, deixando as artérias mais elásticas. Dessa forma, as doenças cardiovasculares são prevenidas, como o ataque do coração.

11.Deixa a pele mais bonita

Devido à presença da vitamina C, que tem ação antioxidante, o pomelo ajuda a manter a aparência da pele mais firme e ainda previne a celulite. As manchas escuras na pele também são suavizadas, deixando-a mais macia e rejuvenescida.

Como comer pomelo

São muitas as pessoas que não sabem o que é pomelo, já que nunca ouviram falar dessa fruta tão pouco conhecida no Brasil. Por esse motivo, é comum a dúvida a respeito de como deve ser saboreada.

Em geral, ela é consumida in natura ou então em forma de suco. O fruto deve ser partido ao meio e então fatiado, como é feito com a melancia. Os gomos podem ser retirados usando as mãos ou a fruta pode ser consumida em colheradas. A polpa também é utilizada para o preparo de gelatina, doces e compotas.

Apesar de a casca geralmente não ser ingerida ao natural, ela é muito usada para incrementar sopas ou para o preparo de doce de pomelo. A casca pode ser guardada no congelador por até duas semanas.

Também é extraído óleo essencial dessa fruta e há países onde é fabricado o pomelo refrigerante, que pode ou não ter as propriedades da fruta, dependendo do jeito como é feito. Um dos países onde esse suco é muito apreciado é no Uruguai, sendo tão popular como o refrigerante de guaraná é o Brasil.

Como fazer suco de pomelo

Fazer um suco de pomelo é algo simples. Uma dica para quem ainda não está familiarizado com o sabor da fruta é misturar um pouco de suco de laranja ao de pomelo. Confira o passa a passo do preparo:

Ingredientes

  • 2 pomelos
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem a casca da fruta e corte-a ao meio.
  2. Esprema os pomelos em uma jarra.
  3. Adoce até o suco ficar do seu agrado.
  4. Coloque para gelar ou sirva com cubos de gelo.

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Toranja

Benefícios e Propriedades do Longan

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades do Romã

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades da Pera