fruta melancia

Benefícios da Melancia

A melancia (Citrullus lanatus) tem a sua origem na África do Sul e, nos dias de hoje, é consumida em países do mundo todo. Nos tempos antigos, seu cultivo era feito principalmente em lugares desérticos, sendo uma importante fonte de água, que era mais prática de ser transportada, além de servir para dar mais energia aos viajantes.

Ela é indicada para pessoas que estão em processo de emagrecimento, pois as calorias da melancia apresentam uma baixa quantidade (100g possui apenas 32 calorias). Além disso, ela também contém o efeito diurético, o que elimina o líquido do corpo e reduz as medidas.

A melancia pode ser usada por completo, incluindo a casca e as sementes, que possuem propriedades medicinais. Com a casca da melancia, benefícios para a saúde podem ser extraídos ao ser triturada em conjunto com a polpa, sendo usada para aliviar a erisipela. Já as sementes consistem em uma ótima opção para diminuir a pressão arterial e também as dores causadas por ferimentos. Além disso, elas são usadas também como vermífugo.

fruta melancia

Propriedades da melancia

A melancia é uma fruta que apresenta inúmeros benefícios para a saúde do nosso organismo. Ela contém nutrientes importantes, como cálcio, fósforo, potássio, além das vitaminas A, C, B1 e B2. Sua polpa é formada por 90% de água, sendo por essa razão um efeito diurético muito eficaz.

Entre os antioxidantes presentes nessa fruta estão o beta carboneto e também o licopeno que, quanto mais madura a melancia estiver, maior será a concentração desses componentes.

O licopeno consiste na substância que confere a tonalidade vermelha da fruta e que, além disso, previne o corpo contra o desenvolvimento de radicais livres, doenças cardiovasculares e também apresenta um efeito anti-inflamatório.

Ela também possui um aminoácido de nome citrulina, responsável pela formação do óxido nítrico, que consiste em um eficiente relaxante muscular. Por essa razão, a melancia vem sendo estudada pela possibilidade de ser benéfica contra a impotência sexual.

Veja a seguir a ação dos principais nutrientes da melancia no corpo:

  • Licopeno: consiste em um antioxidante que ajuda a manter a espessura e força da membrana celular, o que auxilia no combate a doenças que pretendem se instalar no corpo, neutralizando os radicais livres.
  • Vitamina C: ajuda a proteger a saúde dos olhos e da pele, além de melhorar o sistema imunológico, protegendo o corpo de gripes e resfriados.
  • Arginina: a arginina é um aminoácido que ajuda a combater problemas de disfunção erétil nos homens.
  • Potássio: esse mineral faz com que os órgãos, tecidos e as células do corpo funcionem bem.
  • Vitamina B6: melhora a qualidade do sono e a capacidade de concentração, além de fornecer energia para o corpo.
  • Zinco: mineral que aumenta a imunidade do organismo, ajuda a manter a saúde mental e nervosa.

Benefícios da melancia para a saúde do corpo

A melancia possui um sabor muito adocicado e suculento, além de ser rica em água. Por esse motivo, é muito apreciada especialmente durante a estação mais quente do ano, o verão. Além do seu sabor ser mito agradável ao paladar, essa fruta de tonalidade avermelhada ainda é fonte de nutrientes que são essenciais para a nossa saúde.

Confira a seguir quais os benefícios da melancia para o seu organismo.

Ajuda a hidratar o organismo

Por ser uma fruta com um alto teor de água, a melancia contribui para a retenção de líquido no corpo, o que evita a sensação de tontura. Outro fator relacionado ao alto teor de água que ela apresenta e a presença dos sais minerais e electrólitos, como o magnésio, potássio e sódio, que ajudam a manter o nível de água adequado ao bom funcionamento do organismo.

  1. melancias

Ajuda a emagrecer

A melancia ajuda a emagrecer porque possui sais minerais que ajudam a equilibrar a quantidade de água e sal no nosso organismo. Por conta disso, age com um efeito detox, eliminando as substâncias tóxicas do corpo. Por ser um afruta que possui fibras em sua composição, também age provocado uma sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer a todo momento.

Previne a anemia

A presença de ferro na melancia faz com que o transporte de oxigênio pelos glóbulos vermelhos para as células do nosso corpo seja beneficiado. Isso acaba combatendo a anemia, que tem como resultado o cansaço, redução da produtividade, apatia, entre outros sintomas.

Combate o envelhecimento precoce

A presença abundante de antioxidantes na polpa da melancia ajuda a combater o envelhecimento da pele, fazendo com que a saúde da pele seja mantida. As sementes possuem uma quantidade generosa de vitamina E, além do zinco, que também atuam nesse sentido.

Protege a saúde do coração

A melancia é uma fonte de licopeno, betacaroteno e também de vitamina C. A combinação desses componentes faz com que sejam reduzidos os níveis do colesterol ruim (LDL), impedindo que se acumule nos vasos sanguíneos. Isso, consequentemente, ajuda a prevenir problemas cardiovasculares.

Ajuda a combater o câncer

A melancia é rica em licopeno, um antioxidante que é benéfico em combater o surgimento do câncer, inibindo o desenvolvimento das células cancerígenas, principalmente as responsáveis pelo câncer de mama, de próstata, de cólon e de pulmão.

melancia fruta

Ajuda na prevenção de problemas renais

Por ser uma fruta que possui o potássio entre os seus componentes, a melancia remove as toxinas presentes no rim, que é o responsável pela liberação do ácido úrico. Dessa forma, o risco do desenvolvimento de cálculos renais é reduzido.

Ajuda a tratar o diabetes

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, diabético pode comer melancia. Isso porque a fruta apresenta uma quantidade baixa de açúcar, em conjunto a uma quantidade grande de nutrientes.

Ela possui magnésio e potássio, que fazem a insulina funcionar melhor no organismo. Além disso, entre as substâncias presentes na melancia também está a arginina, que faz com que a taxa de insulina no corpo acabe sendo melhorada.

Reduz a pressão arterial

O potássio e o magnésio da melancia fazem com que a pressão arterial seja reduzida. Além disso, os carotenoides dificultam o endurecimento das paredes das artérias, o que é um fator que também contribui para isso.

Benefícios da melancia para o homem

O fato de a melancia ser pesquisada a respeito da sua eficácia como um estimulador sexual natural é devido à presença do aminoácido citrulina, o que faz com que os vasos sanguíneos sejam dilatados, causando também um relaxamento.

melanciaEsse aminoácido é encontrado tanto na casca quanto na polpa da fruta. A quantidade a ser ingerida para ter o mesmo efeito dos remédios contra a impotência sexual ainda está sendo estudado pelos cientistas, que ainda não definiram o resultado conclusivo.

Falsos malefícios sobre o consumo da melancia

Um mito comum relacionado ao consumo dessa fruta é de que a melancia faz mal, apresentando um efeito indigesto.  Porém, a sua digestão ocorre de maneira fácil, já que a fruta possui a maior parte da sua composição de água.

O motivo de ser associada a uma má digestão é devido aos movimentos intestinais que o seu consumo provoca, por causa das fibras insolúveis que contém.

Receitas saudáveis com a melancia

A melhor forma de consumir essa fruta é in natura, mas a melancia também pode ser usada para a fabricação de diversas sobremesas, além de sucos e sorvetes. Veja a seguir como preparar algumas receitas deliciosas e com baixa caloria usando a melancia como principal ingrediente.

Suco de melancia e pepino

Ingredientes

  • 1 kg de melancia picada
  • 4 pepinos picados
  • suco de 2 limões

Modo de preparo

Para preparar esse suco é muito simples. Bata a melancia e o pepino no liquidificador. Em seguida, coloque o conteúdo em uma jarra e acrescente o suco de limão. Sirva bem gelado.

Doce de casca de melancia

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de casca de melancia
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 5 cravos
  • 1/2 de xícara de água

Modo de preparo

  1. Para iniciar, retire a polpa da melancia, incluindo a parte branca da casca. Pique a parte branca em cubinhos e deixe reservado.
  2. Coloque água numa panela, acrescentando o cravo e o açúcar. Cozinhe até que seja formada uma calda.
  3. Adicione a seguir a casca que estava reservada e cozinhe até que apure. Está pronta para consumir. Esse doce pode ser guardado na geladeira em uma compota fechada.

Mousse de melancia

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de melancia cortada em cubos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 de xícara (chá) de creme de leite sem soro
  • 2 claras
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor vermelha

Modo de preparo

  1. Coloque no liquidificador a melancia, o creme de leite, o açúcar, o suco de limão e a gelatina dissolvida em água.
  2. Em um prato, bata as claras em neve e adicione com cuidado na mistura feita no liquidificador. Coloque em uma forma de 21 cm de diâmetro, que deve estar untada com um pouco de óleo.
  3. Deixe na geladeira por pelo menos 4 horas e, para finalizar, poderá decorar com pequenas bolinhas de melancia. O mousse deve ser consumido no mesmo dia.