benefícios da banana

Benefícios da Banana

A banana é uma fruta muito apreciada não apenas no Brasil, mas em várias regiões do mundo. Tem como nome cientifico Musa spp e pertence à família musaceae. A banana é de origem asiática, embora não se possa definir qual área com exatidão, pois ela vai muito além dos tempos e se perde nas mitologias indiana e grega. Admite-se, porém, que a fruta tenha surgido no sul da China ou mesmo na Indochina.

Há referências sobre o seu cultivo que remontam a mais de 4 mil anos em regiões como a Malásia, Filipinas e Índia. Atualmente, a banana está espalhada em diversas partes do globo terrestre, tendo como regiões preferidas as de clima tropical. O Brasil é o maior produtor de banana do mundo e também é o país que mais consome a fruta.

benefícios da banana

As sementes das bananeiras primitivas tinham dois centímetros, mas hoje em dia são estéreis pontos escuros no eixo central da fruta. Em geral, as bananeiras são reproduzidas de forma assexuada, a partir da propagação vegetativa, com a ajuda do rizoma de plantas adultas. Os rizomas nada mais são do que caules que ficam no subterrâneo e crescem de forma horizontal, podendo emergir folhas dele. De cada bananeira nasce um cacho de bananas. Após isso ocorrer, uma nova planta começa a se desenvolver na própria bananeira.

Barata e muito nutritiva, a banana faz parte da dieta de inúmeros brasileiros que a utilizam não apenas como sobremesa ou para preencher aquele vazio do estômago entre as refeições, mas também é muito apreciada na própria culinária, com pratos doces e também salgados, além de ser muito usada como acompanhamento.

Os tipos de banana e suas principais características

Por possuir uma grande variedade de formatos, sabores e aromas, a banana tem tipos diversos, sendo que cada uma delas carrega características próprias. Veja a seguir os detalhes das cinco bananas mais conhecidas das terras brasileiras:

Banana nanica: este tipo de banana também é muito conhecido como banana d’água. Trata-se da forma mais popular do Brasil. Em cada 100 gramas de fruta estão armazenadas 87 calorias e 1,9 gramas de fibra. O nome surgiu a partir do tamanho pequenino de sua bananeira, propício para dar maior estabilidade diante de ventos fortes. É considerada um pouco laxante.

Banana da terra: esta é a maior espécie do Brasil, pois seus frutos podem alcançar até 26 centímetros de comprimento cada um, além de poder pesar até meio quilo. Este tipo é mais calórico em comparação à nanica, pois há 122 calorias para cada 100 gramas. Ela possui ainda 1,5 gramas de fibras. A banana da terra reúne a maior quantidade de vitaminas A e C. É recomendável que se use este tipo para pratos cozidos ou fritos.

Banana prata: esta banana tem uma vantagem em relação às outras, pois ela tem maior durabilidade, podendo ser comprada em maior quantidade. Especialistas indicam que ela pode ser consumida até quatro dias após amadurecer. Ela pode ser incorporada a uma dieta mais equilibrada sem problemas. Mas quantas calorias tem uma banana prata? Bem, não se trata de uma das mais calóricas, podendo alcançar 89 calorias, além de duas gramas de fibras, a cada 100 gramas do fruto.

Como se vê, quem faz exercícios e quer emagrecer irá perceber vários benefícios da banana prata, já que ela dá mais energia e pique para as atividades, mas sem engordar tanto. Sua polpa é bem consistente e pouco doce, sendo, por isso, muito bem indicada para fazer bananada e também para fritar.

banana banana

Banana maçã: esta fruta tem cerca de 100 calorias a cada 100 gramas. É uma das que carrega mais fibras em seu interior, mais precisamente 2,6 gramas. Sua polpa branca e macia é bastante indicada para bebês e idosos, pois facilita bastante a sua digestão. Ao contrário da banana nanica, a banana maça costuma prender o intestino, ajudando pessoas com diarreia. Por fim, vale lembrar que o nome está relacionado ao fato de que a banana tem um aroma que lembra o da maçã.

Banana ouro: esta variedade é a menor de todas produzidas no Brasil, podendo alcançar no máximo 10 centímetros. Por outro lado, é o tipo que carrega mais calorias, contendo um total de 158 calorias e cerca de duas gramas de fibras em cada 100 gramas. Com polpa doce e aroma bastante perfumado, a banana ouro é encontrada mais facilmente na região litorânea de Santa Catarina até o Espírito Santo.

Benefícios da banana são variados

Quem gosta de banana pode ficar tranquilo, pois a saúde está garantida para quem consome a fruta. Isso porque os benefícios da banana são inúmeros para a nossa saúde. Vale especialmente para atletas e para quem deseja emagrecer controlando a alimentação e realizando exercícios físicos.

banana

Os nutrientes da banana são bastante positivos para o nosso organismo, pois a fruta reúne muitos carboidratos e proteínas. A cada 100 gramas, por exemplo, a banana carrega cerca 0,52 gramas de proteína e 9,12 gramas de carboidratos. A fruta é rica ainda em vitaminas, minerais e outras substâncias fundamentais para que o corpo humano funcione satisfatoriamente. Além das fibras em grande quantidade já mencionadas e que auxiliam o intestino a funcionar corretamente, a fruta contém boas quantidades de potássio, ferro, magnésio, vitaminas A, B e C e compostos fenólicos.

Desta forma, proporciona muitos aspectos positivos para os indivíduos. O potássio, por exemplo, além de ajudar a baixar a pressão arterial, normaliza os batimentos cardíacos. Isso porque o estresse costuma reduzir a quantidade de potássio no organismo, logo, seu consumo ajuda a regular os índices de potássio no corpo humano.

Ela também oferece energia para a realização de exercícios físicos, além de ajudar a evitar a fadiga muscular durante o treinamento, proporcionando ainda uma maior sensação de bem-estar e prazer. Outro benefício importante de quem pratica esportes, mas que também vale para as demais pessoas, é que a banana fornece uma sensação de saciedade por mais tempo, ajudando a “segurar” a fome. Outro exemplo: ingerir uma banana entre as refeições mantém os níveis de açúcar no sangue adequados, contribuindo no combate ao cansaço.

Um dos principais benefícios da fruta para as pessoas é que ela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres existentes no organismo.  As pessoas que ingerem regularmente esta fruta também sofrem menos com a insônia e são menos irritadas. As mulheres devem consumir mais a banana, já que esta fruta contém elementos que auxiliam no alívio da tensão pré-menstrual, que costuma atrapalhar o dia a dia do sexo feminino. Além de regular o intestino, também o faz com o sistema circulatório, equilibrando as funções cerebrais e protegendo ainda os ossos.

Receitas com banana

Como já mencionado, a banana pode ser incorporada em diversos pratos, se configurando como um ótimo coringa na cozinha. Além do tradicional doce de banana, é possível fazer um bolo de banana, banana caramelizada, cuca de banana. No caso de pratos salgados, as bananas possuem receitas variadas, mas uma das mais comuns é a farofa, que pode acompanhar um peixe, por exemplo. Geralmente, o tipo mais indicado para este tipo de prato é o da banana da terra, mas pode ser feito com banana prata, por exemplo. Tem também moqueca de camarão com banana da terra, arroz de forno com banana e muito mais! Há lugares ainda que fazem chips de banana salgada e doce.

fruta banana

Veja abaixo uma receita de farofa de banana para aguçar o seu paladar:

Ingredientes

  • 3 bananas da prata
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola
  • sal a gosto
  • farinha de mandioca torrada a gosto
  • salsinha a gosto

Modo de Preparo

Descasque as bananas e corte as frutas em pedaços pequenos. Coloque a manteiga em uma frigideira e leve-a ao fogo. Acrescente a cebola e deixe-a dourar. Acrescente os pedaços da banana na frigideira e mexa de forma rápida com um garfo, até que eles fiquem corados. Tempere com sal e salsinha a gosto. Por último, coloque a farinha de mandioca torrada aos poucos. Porém, faça isso aos poucos, mexendo sempre. Pronto, agora é só servir!

Vitamina de banana

Agora, para quem quer um alimento bastante saudável e riquíssimo em energia, especialmente para a prática de atividade física, deve consumir uma boa vitamina de banana. É também uma ótima pedida para as crianças, substituindo os nada saudáveis refrigerantes por uma vitamina bem gostosa.

Esta receita de vitamina de banana serve para quatro pessoas. Confira os detalhes abaixo:

Ingredientes

  • 2 bananas
  • 225 ml de leite semidesnatado
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 8 cubos de gelo

Modo de Preparo

Pegue um liquidificador e coloque nele as duas bananas e o leite semidesnatado. Bata tudo até as bananas fiquem picadas. Na sequência, acrescente a água e o açúcar mascavo. A seguir, bata tudo até que a mistura se configure homogênea. Agora é a hora de colocar os cubos de gelo. Logo depois, bata novamente o conteúdo do copo até que a mistura fique homogênea de novo. Por fim, coloque a bebida em quatro taças e sirva em seguida.

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades da Goiaba