benefícios do morango

Benefícios do Morango

O morango é um pseudofruto, mas, vulgarmente, aceita-se que seja considerado uma fruta. É muito versátil na culinária, haja vista que pode ser incluído no cardápio de pessoas que estão fazendo dieta ou não. Além de cada morango ter aproximadamente 5 calorias, possui propriedades diuréticas e contém nutrientes que são essenciais para a saúde do corpo como um todo.

Essa “fruta” rasteira, cujo nome científico é Fragaria vesca, é produzida pelo morangueiro. Embora existam diversas espécies de morango, as comercialmente mais importantes são oriundas da Europa. É sabido que, por volta da década de 1960, iniciou-se o plantio dessa fruta no Brasil, logo, a produção e o consumo têm crescido desde então. A época da colheita compreende entre os meses de junho e setembro, portanto, é mais fácil encontrar a fruta nos supermercados, hortifrutigranjeiros e feiras a preços populares.

propriedades do morango

Plantio do morango

No que se refere ao plantio do morango, é fundamental levar em consideração o clima da região. Normalmente, a plantação inicia-se no fim do verão ao fim do outono, entretanto, isso pode acontecer mais cedo em regiões mais frias e/ou mais tarde em regiões mais quentes.

O morangueiro desenvolve-se melhor em regiões de clima subtropical e temperado. Deve ser cultivado ao sol e evitar a exposição excessiva a ventos moderados ou intensos. Cabe acrescentar que tanto as flores quanto os frutos não sobrevivem à geada, granizo e chuva intensa.

Como o morangueiro é uma planta pequena e de raízes pouco profundas, pode ser cultivado de várias formas, sejam elas: no solo (com ou sem cobertura plástica), em estufas (ou em túneis baixos) ou em hidroponia, com ou sem substrato, sendo esse último conhecido no Brasil como semi hidropônico.

A urgência de conscientização no que tange ao uso deliberado de agrotóxicos têm impulsionado a busca por novas formas de cultivo para dar continuidade às atividades de plantio. Sendo assim, uma alternativa encontrada consiste em produzir a fruta em ambiente protegido em hidroponia, onde há a redução de incidência de pragas e doenças aéreas.

benefícios do morango

Uma vez que o plantio é feito nesse sistema, a produção é feita em uma essência artificial sem infecção por fungos fitopatogênicos e com irrigação dos nutrientes ao solo. Essa opção é fundamental para os produtores, visto que, além de garantir a rentabilidade da produção, reduz a demanda de agrotóxicos.

Os morangos devem ser colhidos diariamente ou a cada dois dias cortando o talo. Ainda que os morangueiros sejam plantas perenes, sua produção é apreciada por dois ou três anos. Nesse sentido, as plantas deverão ser substituídas no período equivalente, qual seja, dois ou três anos.

Propriedades do morango

Em termos medicinais, as propriedades que merecem ênfase são as atividades anti-inflamatórias e antioxidante.

São pouco calóricos e uma excelente fonte de manganês. Apresentam vitamina B6, biotina, ácido fólico, fibras, ômega 3, iodo, potássio, fósforo, magnésio e cobre,

Além disso, podemos encontrar a vitamina C que, além de ajudar na cicatrização, contribui com a absorção de ferro no organismo.

Benefícios do morango

  • a) Ajuda no controle da glicemia: pesquisas revelam que consumir porções semanais de morango ajuda a controlar o nível de glicose no sangue
  • b) Ajuda no processo de emagrecimento: o morango ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue. Diante disso, a quantidade de glicose existente para o metabolismo converter em gordura será reduzida. Adicionalmente, o morango estimula a produção de dois hormônios, sejam eles: adiponectina e leptina. Ambos participam na queima de gorduras e no controle do apetite.
  • c) É bom para o coração: o potássio é vasodilatador contemplado na fruta. Nesse sentido, ajuda a diminuir os efeitos do sódio no organismo. Cabe mencionar que o magnésio também possui ação anti-hipertensiva, visto a sua função de relaxar os músculos dos vasos sanguíneos. É importante acrescentar que o morango modera os efeitos do colesterol LDL nas artérias, ação essa que previne a formação de placas ateroscleróticas.
  • d) Fortalece o sistema imunológico: o morango é uma rica fonte de vitamina C e um antioxidante. Além disso, apresenta uma série de nutrientes que ajudam a manter a imunidade em dia.
  • e) Evita problemas oftalmológicos: essa fruta, além de combater os radicais livres, é também fonte de flavonoides. Diante disso, o morango ajuda a prevenir a perda da visão e a degeneração da mácula.Assim como acontece em outras frutas vermelhas e roxas, o morango é fonte de flavonoides e de vitamina C, antioxidante que combate os radicais livres. Com isso, ajuda a prevenir a degeneração macular e a perda da visão. Faz-se importante ressaltar que, embora o nosso organismo tenha mecanismos contra a ação de agentes oxidantes, boa parte da defesa é fortalecida através da dieta, que deve ser balanceada.
  • f) Ajuda na prevenção do câncer: é sabido que há uma série de fatores que favorecem a ocorrência de diversos tipos de câncer, como alimentação inadequada e fumo, por exemplo. Por outro lado, quando há cuidados por parte do indivíduo, em virtude das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o consumo do morango é apropriado para os tumores no esôfago, colo do útero, mama e cólon. Pesquisas apontaram que o consumo diário de morangos contribui potencialmente na redução da difusão do câncer para outros tecidos e órgãos do corpo.

morango benefícios

Receitas com morango

Como mencionado anteriormente, o morango é rico em vitaminas C e em minerais, como potássio, ferro e magnésio. Para usufruir de todos esses benefícios, listaremos algumas receitas à base desse fruto.

  1. Torta de morango

Para fazer essa torta você deverá reservar para a:

Massa:

1 pacote de biscoito maisena; e

½ xícara de margarina.

Recheio:

1 lata de creme de leite;

1 lata de leite condensado;

2 colheres de essência de baunilha;

4 colheres de amido de milho;

2 gemas peneiradas; e

700 ml de leite.

Cobertura:

2 caixas de morangos; e

1 pacote de gelatina de morango.

O modo de preparo consiste em:

  1. a) Processe os biscoitos até que formem uma farofa;
  2. b) Ponha em uma vasilha e misture a margarina até constituir uma massa lisa; e
  3. c) Forre uma forma de aro removível e asse por quinze minutos.

Reserve.

Para preparar o recheio, você deverá:

Levar ao fogo o leite, a essência de baunilha, o amido de milho, o leite condensado e as gemas peneiradas.

  1. a) Misture até formar um creme;
  2. b) Espere amornar e acrescente o creme de leite;
  3. c) Coloque o creme na forma por cima da massa já assada;
  4. d) Após lavar bem os morangos, pique em fatias e arrume por cima do creme.

Reserve.

Faça a gelatina com 350 ml de água e deixe-a na geladeira até que apresente um aspecto que ainda escorra da colher e ponha devagar por cima do morango.

Leve à geladeira para que endureça mais, desenforme e sirva gelada.

morango

  1. Mousse de morango

Para preparar essa receita você vai precisar de:

– 1 lata de leite condensado;

– 1 lata de creme de leite;

– 2 caixinhas de gelatina (sabor morango); e

– 250 ml de água.

Observe o passo a passo do modo de preparo:

  1. Esquente a água;
  2. Dissolva os pacotes de gelatina na água quente e bata no liquidificador;
  3. Acrescente o leite condensado e o creme de leite;
  4. Bata até ficar espumoso.

Em seguida, despeje em uma tigela e deixe gelar até ficar consistente. Caso queira, depois de firme, decore com morangos picados.

  1. Pavê de morango

Para fazer um pavê de morango, para o creme deverão ser reservados:

– 1 pacote de biscoito de maisena (ou champagne);

– 1 lata de leite condensado;

– 1 caixinha de creme de leite;

– 1 lata de leite comum;

– 2 gemas peneiradas;

– 1 colher (sopa) de farinha de trigo (ou maisena);

– 2 xícaras (chá) de morango;

– 1 colher (chá) de baunilha;

Morango e chantilly para decorar.

O modo de preparo consiste em:

Deposite o leite condensado, o leite, as gemas peneiradas levemente batidas, a baunilha e a farinha misturada no leite em uma panela. A seguir, mexa até engrossar. Desligue o fogo e junte o creme de leite com o soro. Caso seja necessário, bata o creme no liquidificador.

Coloque na seguinte ordem em um refratário: uma camada de biscoito (passe-as no leite com açúcar primeiro), uma camada de morangos picados e metade do creme. Repita as camadas terminando com o creme. Decore com morangos e chantilly.

  1. Bolo de morango

Os ingredientes são:

– 5 ovos;

– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

– 2 xícaras (chá) de açúcar;

– 1 xícara (chá) de leite quente; e

– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Para fazer o recheio você deverá reservar:

– ½ litro de leite;

– 1 lata de leite condensado;

– 1 lata de creme de leite;

– 3 gemas;

– 3 colheres de amido de milho; e

– 2 caixinhas de morango.

Para fazer a cobertura você precisará de:

– 2 caixinhas de chantilly; e

– 1 caixinha de morango.

Bata na batedeira as claras em neve e adicione cada gema por vez. À medida que for batendo, junte o açúcar e bata mais um pouco. A seguir, junte a farinha peneirada e o leite bem quente. Mexa sem bater. Por fim, coloque o fermento. Asse em forma redonda, untada e enfarinhada em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente trinta minutos.

No que se refere ao recheio, coloque em uma panela o leite e deixe aquecer. Junte as gemas batidas, o leite condensado e deixe engrossar, nunca parando de mexer. Logo após, retire do fogo e coloque o creme de leite.

É fundamental que o bolo seja retirado da forma apenas quando estiver morno. Uma vez que tenha atingido a temperatura ideal, corte ao meio. Amasse os morangos com garfo, coloque um pouco de açúcar e um pouco de água.

Regue metade do bolo com a calda que formou a mistura e coloque o recheio e morangos picados. Feito isso, coloque a outra metade do bolo por cima.

Por fim, bata na batedeira o chantilly até ficar fofo. Cubra o bolo e enfeite com morangos.

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedadaes da Banana

Benefícios e Propriedadaes do Mirtilo

Benefícios e Propriedadaes da Maçã

Benefícios e Propriedadaes do Abacaxi

Benefícios e Propriedadaes da Uva

Benefícios e Propriedadaes da Melancia

Benefícios e Propriedadaes da Laranja

Benefícios e Propriedadaes da Cereja

Benefícios e Propriedadaes do Limão

Benefícios e Propriedadaes da Manga

Benefícios e Propriedadaes do Pêssego

Benefícios e Propriedadaes do Quiuí

Benefícios e Propriedadaes da Pera

Benefícios e Propriedadaes do Abacate

Benefícios e Propriedadaes da Amora