jambo fruta

Benefícios do Jambo

O jambo é uma fruta que nasce em uma árvore chamada jambeiro, ou Syzygium jambos. Esta árvore é originária da Índia, mas possui alguns parentes naturais do Brasil. A goiaba, o melão, a jabuticaba, a carambola e a pitanga são algumas das frutas primas do jambo.

No Brasil, o jambo se adaptou melhor nos lugares quentes. Por isso, as maiores plantações da fruta estão concentradas nas regiões Norte, Nordeste e até mesmo Sudeste do Brasil.

jambo benefícios

O pé de jambo é uma árvore nativa da Ásia, no entanto, seu cultivo agradou aos brasileiros e seu consumo foi incorporado largamente pela população, sobretudo no Norte e Nordeste do país.

A fruta possibilita diversos benefícios, como auxílio no equilíbrio do sistema imunológico, regulação do intestino, combate aos problemas digestivos e estomacais, colágeno, além de ser uma riquíssima fonte de nutrientes.

Ele pode ser consumido in natura ou de diversas outras formas.

De maio a julho é a época da colheita de jambo.

As variedades do jambo são:

  • Jambo-rosa
  • Jambo-amarelo
  • Jambo-vermelho
  • Jambo-branco

O branco é a variação mais rara de se encontrar em terras brasileiras!

A casca do jambo varia de cor de acordo com a cada espécie, mas todas são lustrosas e enceradas. Sua polpa é grossa, consistente e branca.

Também conhecido como jamelão, as propriedades do jambo são muitas! A fruta é uma rica fonte de vitaminas, sais minerais, ferro e fósforo.

O bom funcionamento do nosso organismo e de nossa saúde está diretamente ligado ao que consumimos. Os alimentos que ingerimos podem potencializar ou depreciar nossos organismos, pois eles entregam suas propriedades a nós quando os consumimos.

As frutas são excelentes aliadas na manutenção do nosso corpo e saúde, pois contêm vitaminas e nutrientes que precisamos para regular nossos sistemas. Uma dessas frutas é o jambo. Com suas propriedades e vitaminas, os benefícios do jambo agem em diversas áreas do corpo humano.

Se você deseja ter uma dieta rica em nutrientes e bem balanceada, você deve inserir o jambo no seu cardápio imediatamente!

jambo

Benefícios do jambo

O jambo é uma fruta que apresenta muitos benefícios para saúde e para a parte estética, pois suas vitaminas e oxidantes atuam diretamente na consistência da pele.

1.Auxílio na dieta

O jambo é um amigo daqueles que fazem dietas ou buscam uma vida mais saudável! No entanto, ele possui certa quantidade de carboidrato, então seu consumo não deve ser desenfreado. Suas fibras ajudam na sensação de saciedade, e pode ser um substituto quando bater aquela vontade de comer doce.

O sabor do jambo é doce e um pouco ácido. O gosto costuma agradar a todos os paladares. Você pode consumir a fruta durante um lanche ou no café da manhã.

2.Ajuda na produção de colágeno

O colágeno é uma proteína responsável pela qualidade e firmeza da pele. Ele proporciona elasticidade e sustentação para a pele e cartilagens. Por conter um bom teor de colágeno no jambo, seu consumo auxilia no combate à flacidez, rugas, pés de galinha e marcas de expressão, além de desgaste de cartilagens.

A produção de colágeno é constante durante um certo período da vida. Após determinada idade, esta produção cai drasticamente e consumi-lo por meio de outros alimentos é uma importante forma de repor a proteína.

3.Prevenção à prisão de ventre

Como o jambo é uma fruta que é composta por muita fibra, seu consumo auxilia na regulação do intestino. A composição de fibras do jambo representa quase 20% da fruta.

Este fator, além de promover a saciedade, auxilia na regulação do intestino grosso, proporcionando seu trabalho de forma mais ágil e equilibrada.

Vale lembrar que a fibra, independente de qual seja, sozinha não representa grandes efeitos na potencialização do trabalho intestinal. Seu consumo deve ser associado à ingestão de bastante água, para que seu efeito possa ser ativado e enfim proporcionar os benefícios ao intestino!

4.Fortalecimento do sistema imunológico

O sistema imunológico é, sem dúvidas, um dos mais importantes do corpo humano. Quando ele está bem regulado e equilibrado, nosso corpo trabalha de forma a evitar novas doenças. O jambo é uma fruta que auxilia na manutenção do sistema de imunidade do nosso corpo. Suas propriedades ajudam a fortalecer este sistema e a proporcionar uma espécie de escudo contra doenças que são causadas por baixa imunidade.

5.Auxilia no processo antioxidante

A fruta é riquíssima em antioxidantes, que são fundamentais para o pleno funcionamento e saúde do nosso organismo, assim como para nossa pele e parte estética.

Os antioxidantes diminuem ou impedem a ação dos radicais livres, que, por sua “desorganização celular”, são muito reativos e suas consequências são inúmeras: produção de células cancerígenas, celulite, inflamações etc.

No entanto, um dos benefícios do jambo é ser um alimento capaz de rebater todo este processo antioxidante que adquirimos por meio do estresse, da má alimentação, da poluição etc.

6.Combate a problemas digestivos

Devido ao seu pH e a seu pequeno índice de acidez, o jambo representa um importante aliado para quem possui gastrite, problemas estomacais e digestivos. Quem costuma ter azia, queimação, úlcera ou gastrite pode encontrar no jambo um importante aliado natural no tratamento destes problemas.

Além disso, o jambo proporciona sensação de bem-estar se consumido após uma refeição pesada, evitando a sensação de “peso”. A fruta é uma importante fonte de nutrientes e vitaminas e, por ser totalmente natural, seu consumo é recomendado para todas as pessoas.

fruta jambo

7.Importante fator diurético

Muitas pessoas costumam sofrer com inchaços, pois retêm líquidos. Isso acomete principalmente aqueles com mais idade e com pressão alta. Reter líquido também produz celulite, e a única forma de se livrar destes problemas é eliminando o líquido e reduzindo o inchaço e as células saturadas. Este processo se dá pela eliminação de líquido pela urina.

Para auxiliar nestes problemas, o jambo possui importantes fatores diuréticos, que fazem com as pessoas urinem com mais frequência e o inchaço diminua.

Se combinar o consumo da fruta com uma ingestão regular de água, seu processo é potencializado. Alguns recursos como massagem e drenagem auxiliam na eliminação do inchaço e de celulites.

Formas de consumir o jambo e receitas

O jambo vermelho é o mais comum a ser consumido por possuir o gosto mais palatável e que mais agrada, de maneira geral.

A fruta pode ser consumida in natura, após sua lavagem, mesmo com casca. Sua casca possui muitos benefícios como a fibra.

Além de seu consumo imediato, o jambo pode servir como base para diversas receitas. Confira algumas:

Mousse de Jambo

O mousse de jambo é uma deliciosa sobremesa e uma forma de surpreender na hora de servir. Esta sobremesa pode ganhar o status de prato principal pois seu gosto e consistência em forma de mousse são uma excelente forma de consumir seus nutrientes e se deliciar!

Ingredientes:

  • 10 jambos lavados, picados e sem semente;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • Gelatina em pó sem sabor;
  • ½ copo americano de água.

Modo de preparo:

  • Bata o jambo no liquidificador com a água até ele ficar totalmente triturado;
  • Em seguida, coe a mistura para que fique apenas o suco. Em seguida. Bata novamente o suco do jambo, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina já dissolvida;
  • Bata todos os ingredientes e coloque em um refratário de vidro e coloque para gelar;
  • Após gelar, você pode servir com frutas vermelhas, caldas, coberturas, leite em pó ou o que sua criatividade permitir.

jambo fruta

Compota de Jambo rosa

O jambo rosa pode ser usado para a produção do jambo em calda ou, posteriormente em produção de compotas. Aprenda esta deliciosa receita:

Ingredientes:

  • 10 Jambos maduros, lavados, cortados e sem semente;
  • 4 xícaras de açúcar (pode ser cristal ou mascavo);
  • 4 xícaras de água;
  • 5 a 6 cravos da Índia;
  • 1 pau de canela;
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã.

Modo de preparo:

  1. Lave a fruta com água em abundância. Corte em dois com a casca e sem semente e retirando as pontas;
  2. Coloque o jambo em um refratário com água suficiente para cobri-los;
  3. Adicione o vinagre na fruta mergulhada em água;
  4. Deixe a fruta de molho por 10 minutos e lave-as em água corrente;
  5. Num tacho ou panela normal, dissolva o açúcar na água até formar uma calda;
  6. Adicione as frutas devidamente lavas e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos em fogo médio com a canela e os cravos;
  7. Após cozido, espere esfriar e guarde em potes herméticos na geladeira.

Você pode utilizar a calda que sobrou como cobertura ou adoçante para bolos e doces.

Suco de Jambo

O suco do Jambo potencializa o efeito diurético da fruta. Você pode produzi-lo e consumir aos poucos, durante o dia.

Ingredientes:

  • 10 jambos amarelos, lavados e cortados sem semente
  • 1 litro de água de coco
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo:

  1. Bata os ingredientes no liquidificador conforme seu gosto. Se você prefere o suco mais espesso, deixe bater por menos tempo, ou se prefere mais líquido, por mais tempo;
  2. Você pode bater com gelo;
  3. Adoce a gosto e sirva.

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Jamelão

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades da Jabuticaba

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Cajá

Benefícios e Propriedades da Seriguela

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades do Abiu

Benefícios e Propriedades da Fruta-pão

Benefícios e Propriedades da Pitomba