pé de jabuticaba

Benefícios da Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta que nasce apenas no Brasil. São bolinhas escuras e doces quando estão maduras e prontas para consumo.

Há uma breve discussão sobre a pronuncia: se seria jaboticaba ou jabuticaba. As duas opções estão corretas! No entanto, é preferível usar jabuticaba para se referir à fruta e jaboticaba se tiver relação com endereço, cidade, bairro, rua, etc.

Vamos aprender a seguir um pouco sobre a jabuticaba e seus benefícios para saúde:

Pé de Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta originalmente brasileira, descoberta há cerca de 400 anos. Hoje, ela existe no mundo todo.

É uma arvore de médio porte; ou seja, é possível plantá-la no seu quintal ou na frente da sua casa. Sempre que for a época, você poderá aproveitar para comer seus deliciosos frutos.

O pé de jabuticaba demora aproximadamente entre 10 e 15 anos para dar frutos, por isso, paciência é fundamental, mas enquanto isso é possível admirar suas flores e aroma.

Existe uma época para colher jabuticaba? Sim, o pé de jabuticaba costuma frutificar duas vezes no ano, de agosto a setembro e no início do ano, de janeiro a fevereiro.

Diferente das demais árvores, as frutas nascem grudadas nos troncos e galhos, podendo nascer até nas raízes que ficam à vista no solo.

fruta jabuticaba

O pé de jabuticaba tem uma característica especial: quanto mais velha a árvore, mais fruto e mais produtiva é, por causa de sua irrigação interna.

Você pode não saber, mas existem 3 tipos de jabuticabas:

  • Jabuticaba sabará: É a mais comum de todas e muito fácil encontrar.
  • Jabuticaba híbrida: são modificadas e dão frutos mais vezes ao ano, podem ser plantadas em vasos e sua maturação é mais rápida.
  • Jabuticaba paulista: essa é uma arvore grande e a quantidade de frutos é proporcional ao seu tamanho; a jabuticaba também é bem maior que os outros tipos, no entanto demora um pouco mais para amadurecer

Como plantar jabuticaba

Agora que conhece os tipos de pé de jabuticaba é importante saber como plantar jabuticaba. O mais indicado para quintais pequenos é o tipo híbrido, pois dá frutos mais rápidos.

Quando atingir a época certa, ficará de tamanho médio, lembrando sempre de podar 30 dias após colher.

Para plantar, é necessário um buraco com aproximadamente 20 cm, cubra com terra e para acelerar o crescimento, use adubo orgânico e plante em lugar ensolarado.

Jabuticaba como comer?

Existe um jeito certo de como comer jabuticaba? Sim, é importante consumir o mais breve possível, assim que retirada do pé, pois oxidam com facilidade e estragam, mudando o sabor e concentração dos nutrientes.

pé de jabuticaba

Alguns comem com casca e outras pessoas apenas a parte de dentro. O ideal é comer jabuticaba com a casca. Assim como outras frutas, os maiores benefícios da jabuticaba estão concentrados na casca.

A casca da jabuticaba pode ser um pouco amarga, mas se não estiver acostumado pode fazer um suco. No entanto, é necessário tirar os caroços, bater polpa e casca, lembrando de adoçar também.

Propriedades da jabuticaba

Assim como toda fruta, há vários benefícios da jabuticaba no organismo, isso graças aos seus nutrientes e propriedades.

A maior propriedade da jabuticaba é presença de vitamina C, tão presente quanto na laranja, junto com outros nutrientes como: Vitamina E, que combate os radicais livres e ajuda a manter a pele saudável e ácido fólico, que ajuda nas funções do organismo.

As propriedades da jabuticaba são dívidas em duas partes, interna e casca. Além das que citamos, a parte interna é rica em:

  • Niacina: ajuda como fonte de energia
  • Tiamina: colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso
  • Riboflavina: aumenta o metabolismo

A parte interna também propriedades minerais:

  • Cálcio
  • Magnésio
  • Ferro
  • Fósforo
  • Cobre
  • Manganês
  • Zinco

Propriedades da jabuticaba estão na casca, que é rica em vitamina R, que estimula o sistema nervoso central, considerado por especialistas em nutrição mais potente que a vitamina E e C.

Se você consumir 100g de jabuticaba, terá a seguinte concentração de nutrientes:

  • Energia – 45 calorias
  • Proteína – 1 g
  • Carboidrato -13 g
  • Gordura – 0 g
  • Tiamina – 0.01 mg
  • Fósforo – 14 mg
  • Fibra – 0.6 g
  • Vitamina C – 12 mg
  • Cálcio – 6 mg
  • Antocianidina – 314 mg
  • Ferro – 1,9 mg
  • Niacina (vitamina B3) – 2,5 mg

Benefícios da jabuticaba

Os benefícios da jabuticaba são vários para a nossa saúde, graças aos seus nutrientes. Para entender um pouco melhor, vamos separar entre consumir a casca e apenas a polpa.

Benefícios da jabuticaba com casca

1.Evita envelhecimento precoce

O combate contra os radicais livres, inflamações, intoxicações ajudam a manter uma pele muito mais saudável e bonita.

Também colabora para produção de colágeno, firmando a pele e dando mais elasticidade.

2.Corpo mais resistente

Consumir jabuticaba aumenta a produção de histamina, que aumenta a resistência do corpo, reduz o colesterol ruim, além de fortalecer artérias e veias prevenindo rompimentos, varizes e possíveis derrames.jabuticaba

A concentração de Magnésio ajuda na concentração e melhora a memória, além de proteger as células cerebrais. As propriedades da jabuticaba vão até a prevenção de células cancerígenas.

3.Reduz taxa de açúcar no sangue

Os nutrientes da jabuticaba ajudam estabilizar a taxa de açúcar no sangue, por isso é altamente recomendado para diabéticos.

4.Alivia atrite

As concentrações de anti-inflamatórios ajudam a aliviar dores e atrite e outras doenças causadas por inflamações.

5.Ajuda no metabolismo

Pessoas com o metabolismo rápido são grandes beneficiados com a casca da jabuticaba, pois ela reduz a velocidade com que os alimentos são absorvidos.

6.Melhora no sistema digestivo

Uma substancia presente, chamada pectina, regula o intestino e ajuda na constipação e diarreia.

Benefícios da jabuticaba com polpa

1.Combate anemia

Graças à concentração de ferro, ajuda a combater a anemia.

2.Desempenho do metabolismo

Junto com outros minerais, o fósforo ajuda a melhorar o desempenho do metabolismo, gerando mais energia para o corpo, já que reduz a velocidade da absorção dos alimentos. Também reduz a carga de stress no corpo e aumenta a resistência.

3.Dentes e ossos mais fortes

A polpa da jabuticaba também possui grandes concentrações de minerais, fortalecendo dentes e ossos.

4.Combate fadiga

A polpa da jabuticaba contém vitaminas do complexo B, que colaboram no funcionamento do corpo, ajudando a combater erupções e fraquezas musculares.

jabuticaba fruta

Receitas com jabuticabas

Quer dicas de como consumir jabuticabas, além da forma natural? Vamos te dar algumas receitas com jabuticabas, veja:

Suco de jabuticaba

A segunda melhor forma de consumir jabuticaba é fazendo suco de jabuticaba, e ainda pode congelar para consumir em outro momento.

O que preciso para fazer suco de jabuticaba?

Você precisará de 1kg de jabuticabas

Como fazer o suco de jabuticaba, modo de preparo

  • Lave as jabuticabas muito bem;
  • Coloque todas elas dentro de uma panela, cubra com água e cozinhe por 5 minutos;
  • Amasse com uma colher de pau ainda com o fogo ligado;
  • Após amassadas, peneire as frutas, espremendo bem as demais;
  • Quando espremer as demais, você terá o suco concentrado;
  • Dilua o suco concentrado com água e açúcar ou adoçante.

Pudim de jabuticaba

Quando falamos em pudim, todo mundo pensa no pudim de leite, mas é possível fazer um delicioso pudim de jabuticaba, veja o que irá precisar:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 1 envelope de gelatina sem sabor incolor
  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 litro de suco de jabuticaba

Como preparar

Primeiro faça o suco da jabuticaba, como na receita a cima, adicione açúcar e água, coloque numa panela e ferva por 15 minutos, até as jabuticabas ficarem amolecidas.

Peneire e reserve o caldo. Deixe um pouco do caldo para cobertura. Quando estiver frio, bata no liquidificador com leite condensado, creme de leite e gelatina sem sabor para ficar mais firme.

Com um pouco da calda que sobrou, lambuze a forma, despeja na forma e deixe na geladeira por aproximadamente 2 horas.

Jabuticaba emagrece?

A jabuticaba ajuda no processo de perda de peso, se consumida de forma moderada e in natura, pois é pouco calórica.

O que engorda é consumir jabuticaba em formas derivadas, como tortas, geleias e outros doces que são altamente calóricos, por causa da união com outros ingredientes.

Embora haja diferentes tipos de jabuticaba, a jabuticaba emagrece e ainda ajuda no metabolismo, e todas têm a mesma quantidade de calorias.

Jabuticaba prende o intestino

Uma das propriedades da jabuticaba é regular o intestino e reduzir a velocidade do metabolismo, isso faz com que o intestino trabalhe menos.

Não que prenda o intestino, ele fica mais lento, por causa dos nutrientes que tardam a absorção dos alimentos ingeridos.

Uma pessoa que já possui intestino preso pode consumir jabuticaba. No entanto, é recomendado consumir com fibras, para acelerar o processo de digestão.

O consumo de jabuticaba é recomendado para pessoas que têm intestino solto ou diarreia, pois elas podem regular o intestino.

Respondendo à pergunta, ele não prende o intestino, ele apenas fica mais lento, mas funcionará periodicamente.