fruta pão

Benefícios da Fruta Pão

Fruta pão (Artocarpus altilis) é um nome que pode causar estranhamento em muita gente. No entanto, é bem possível que você já tenha visto uma unidade desta fruta.

Além disso, se você nunca ouviu falar dessa variedade, é bem possível que isso mude em pouco tempo. Isso porque a fruta pão tem sido bastante estudada e já é considerada como um superalimento. Os superalimentos são riquíssimos em diversos nutrientes e, por isso, atuam em diversas áreas do organismo, simultaneamente.

fruta pão

A fruta pão tem aspecto semelhante ao da batata, mas possui cor verde, pode pesar até 3 quilos e é da mesma família da jaca.

Leia a seguir como se dá o cultivo da fruta pão, quais são os benefícios da variedade e possibilidades de consumo.

Como cultivar fruta pão

A fruta pão é uma variedade de origem não exata, mas o mais provável é que venha da Malásia. Por isso, o melhor clima para plantar a árvore é o tropical úmido, em especial nas regiões litorâneas. Desse modo, a fruta pão não encontra dificuldades para se desenvolver bem no território brasileiro.

Se você deseja ter um pé de fruta pão no quintal ou pensar em entrar no mercado de cultivo, não há grande dificuldade. A opção pode ser por sementes ou por mudas, o solo precisa ser fértil e bem irrigado, além de possuir profundidade.

Ao abrir a cova, certifique-se de que ela possui cerca de 50x50x50 centímetros. Vinte e cinco dias antes do plantio, nutra o solo do local que selecionou com esterco, superfosfato e calcário dolomítico. Após plantar, irrigue a área e continue nutrindo a muda por cerca de dois anos.

Ainda que a planta tenha se adaptado bem ao Brasil, as regiões mais frias e secas podem não fazer com que o pé de fruta pão atinja boa produção.

A frutificação ocorrerá entre três e cinco anos após o plantio, quando a casca se torna amarelada. A árvore pode viver até 80 anos e alcançar 30 metros.

A área entre São Paulo e o Pará é onde ocorre a maior incidência de plantio de fruta pão, em especial nos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba e Pernambuco.

propriedades da fruta pão

O preço do quilo de fruta pão pode variar de região para região, mas gira em torno de R$4,00, sendo que a unidade da fruta tem entre 1 e 3 kg.

Os benefícios da fruta pão para a saúde

A fruta pão é um alimento calórico, pois grande parte de sua composição é de carboidratos. No entanto, isso não é um aspecto negativo, visto que a variedade é uma fonte natural de energia. Por isso, pode ser inserida na dieta como substituta do pão ou ser ingerida após a atividade física, para repor o gasto energético.

A fruta pão possui mais fibras do que a jaca, a qual já é uma fruta com grande porcentagem de fibras. Em primeiro lugar, isso significa que a fruta pão é excelente para facilitar a digestão e estimular o funcionamento adequado do intestino. Além disso, as fibras atuam na redução do colesterol, controle da pressão arterial e combate à obesidade.

Por possuir boa quantidade de vitamina C, a fruta pão é excelente para fortalecer o organismo e combater os radicais livres, além de eliminar os radicais livres, que podem prejudicar o a correta divisão celular.

Diabéticos precisam ter cuidado com o consumo de frutas, pois muitas possuem altas taxas de açúcar e podem ser mais maléficas do que benéficas para a saúde. A fruta pão, no entanto, é uma excelente opção para quem precisa controlar os índices glicêmicos do sangue.

Alguns componentes da fruta pão regulam e controlam a absorção de açúcar feita pelo organismo, o que é ótimo tanto para quem possui quanto para quem deseja evitar a doença. A diabetes é silenciosa, mas muito perigosa, pois acarreta inúmeros outros problemas, como cegueira, falha dos rins, dificuldade de cicatrização, etc.

Como consumir fruta pão

Já que falamos em diabetes, vamos dar uma olhada numa receita justamente para isso, já que você não precisa apenas ingerir a fruta para aproveitar os benefícios.

O ideal é preparar um chá com as folhas da árvore de fruta pão, o que é ótimo, afinal, mostra que não apenas a fruta em si pode ser aproveitada. Basta você ter uma folha fresca da árvore de fruta pão ou uma colher de folhas secas e deixá-las ferver em 200 ml de água por alguns minutos. Depois disso, coe e beba diariamente uma vez ao dia, em especial após uma das refeições.

A fruta pão também tem servido como base de muitas receitas, tanto salgadas quanto doces, em razão de seu sabor e por causa de sua consistência. Uma opção de sobremesa é o sorvete de fruta pão, que fica muito bom e pode ser feito com pouquíssimos ingredientes.

  • Uma fruta pão média e madura
  • Uma caixa de leite de creme de leite ou de creme de soja
  • Açúcar ou mel.

benefícios da fruta pão

Basta bater todos esses ingredientes no liquidificador, levar para gelar por cerca de duas horas e, na sequência, bater na batedeira. O resultado é incrível, em especial pela consistência da massa.

Se foi dito que fruta pão auxilia a dieta, é indispensável que existam receitas pouco calóricas e que tenham a fruta como base. Que tal uma sopa de fruta pão? Você vai precisar de fruta pão verde, carne seca, cebola picada, alho, tomate picado, azeite, sal a gosto, salsinha a gosto e água.

O escondidinho de fruta pão também é uma excelente possibilidade. No escondidinho comum geralmente é utilizada a batata ou a mandioca. Em razão da textura da fruta pão, ela é empregada justamente na substituição desses dois ingredientes. Assim, você vai precisar de fruta pão, carne seca dessalgada, tomate, creme de leite, cebola, margarina, cebolinha e queijo parmesão.

A fruta pão não é incrível apenas para substituir a batata e a mandioca. Ela também é empregada no lugar das massas feitas com farinha. Para testar essa possibilidade, você pode experimentar uma torta salgada com recheio de sua preferência. Os ingredientes são: fruta pão cozida, ovos, margarina, leite desnatado (para a massa) e cebola, tomate, azeite, cebolinha, mussarela e carne moída (ou outro recheio de sua preferência).

Saindo do universo dos salgados, há também os sabores doces originados da fruta pão. Nesse caso, procure por uma fruta pão bem madura, ovo, manteiga, açúcar, leite e canela. Basta bater tudo no liquidificador. Não é preciso acrescentar farinha de nenhum tipo porque a fruta pão garantirá a textura de que você precisa (e nada de glúten).

Para se deliciar com um pudim de fruta pão será necessário reunir uma lata de leite condensado, fruta pão madura, leite, ovos e queijo parmesão. Para a calda, os elementos que você já conhece: água e açúcar.

Muitas pessoas evitam a fruta pão por acharem que ela engorda. Entretanto, a questão na está nas calorias, mas na porcentagem de carboidrato que cada 100 gramas da fruta possui. Assim, de fato é necessário ser comedido no consumo da fruta pão, em especial quem está controlando a alimentação.

A fruta pão pode ser facilmente encontrada, possui preço acessível, é considerada um superalimento e é ingrediente de diversas receitas. Se você nunca experimentou, faça o teste, não apenas comendo a fruta pura, mas também utilizando a fruta pão no lugar da farinha, batata, mandioca e outros carboidratos.