pitanga

Benefícios da Pitanga

A pitanga, que tem o nome cientifico Eugenia uniflora, é uma planta que possui muitos exemplares na região amazônica. Ela também pode ser encontrada por todo o Brasil, desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul. Seu nome vem do idioma tupi e tem o significado de “vermelha”, o que provém da tonalidade das frutas, que também podem ser encontradas nas cores preta ou amarela quando se encontram maduras.

A árvore de pitanga pode atingir a altura de 12 metros e apresenta folhas pequenas, brilhantes e de formato ovalado, que exalam um suave perfume. As flores são da cor branca e o seu florescimento ocorrer na primavera. Ao final do verão surgem os frutos, que são pequenos e de formato arredondado, com extremidades achatadas. Eles possuem uma casca vermelha quando madura e polpa adocicada, comum leve azedinho. O sabor da fruta se assemelha ao da manga.

pitanga

É uma árvore que costuma ser encontrada em pomares residenciais e quintais de zonas rurais e urbanas, além de ser muito usada no reflorestamento ou para arborizar parques, calçadas e praças. No período de frutificação, a árvore de pitanga fica carregada de pequenos frutos, chamando a atenção de pessoas e pássaros, que se deliciam dos frutos maduros.

A pitanga pode ser consumida in natura, mas também é usada para o preparo de chás, licores, geleias, cachaça e sobremesas em geral. Também é comum o seu uso na composição de cosméticos, como cremes, sabonetes e hidratantes à base de pitanga, vitaminas, etc. Entre as propriedades da pitanga estão a ação adstringente, antirreumática e vermífuga.

As folhas agem como analgésico, calmante e laxante, protegendo também contra bactérias viris e fungos. Elas são utilizadas para tratar da bronquite, problemas estomacais, pressão alta e também para a perda de peso. As folhas também são usadas como repelentes de insetos, pois possuem óleos que afastam esses animais.

As folhas também são usadas para a preparação de banhos e ervas, que trazem benefícios para o cabelos e pele por causa da ação adstringente que possuem. Por esse motivo, existem diversos cosméticos que possuem em sua composição os óleos extraídos das folhas, que fazem com que a oleosidade do da pele couro cabeludo seja equilibrada.

Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde que são relacionados ao consumo da pitanga, a comercialização dessa fruta não ocorre com muita frequência devido ao pouco tempo de durabilidade que ela apresenta.

A fruta pitanga possui uma quantidade grande de vitamina A, vitamina C, além de conter fósforo, cálcio e ferro, que ajudam a prevenir e tratar diversas doenças. Veja a seguir pra que serve a pitanga de acordo com os seus nutrientes:

  • Vitamina A: protege a saúde dos olhos e ajuda a prevenir contra o envelhecimento precoce da pele.
  • Vitamina C: aumenta a imunidade, combatendo o surgimento de gripes e resfriados, além de ter efeito cicatrizante.
  • Fósforo: ajuda no combate ao cansaço, fazendo com que a resistência para atividades físicas seja ampliada.
  • Cálcio: combate doenças ósseas, fortalecendo os ossos dentes e previne a hipertensão.
  • Ferro: contribua para melhorar o sistema imunológico evita a anemia.

Benefícios da pitanga

A pitanga fruta ajuda no tratamento de diarreias e outros problemas intestinais, além de ser também indicada para resfriados por conta da vitamina C. Os pulmões também são fortalecidos e trabalham melhor quando a fruta é consumida regularmente. Conheça outras vantagens de consumir a pitanga, benefícios que causa para a saúde do corpo.

fruta pitanga

1.Ajuda no tratamento da diabetes

A pitanga possui compostos fenólicos e também inibem a ação das enzimas sucrace, maltase e alfa-glicosidase, moléculas que fazem com que a quebra de moléculas de açúcar no organismo seja impedida. Por conta disso, contribui para tratar a diabetes.

2.Combate o envelhecimento precoce

O ácido ascórbico presente na fruta apresenta uma ação antioxidante, o que resulta na prevenção contra o envelhecimento precoce. Além disso, a pitanga possui alfa-hidroxiácidos, que contribuem para a renovação das células.

3.Ajuda a combater o câncer

O antioxidante licopeno presente na pitanga é o que dá a cor avermelhada para a fruta. Esse composto ajuda no combate aos radicais livres, o que auxilia no combate a diversos tipos de câncer. Para obter esse benefício da fruta, o suco deve ser consumido de forma regular.

4.Melhora a aparência da pele

A pitanga possui uma quantidade generosa de vitamina A, o que faz a pele ficar com uma aparência mais firme, elástica e saudável. O consumo da fruta também contribui na prevenção contra rugas e espinhas. Os cabelos e as unhas também serão favorecidos.

5.Possui ação diurética

A ação diurética da pitanga ajuda na eliminação das toxinas do organismo, o que melhora o funcionamento do intestino e ainda auxilia no processo de emagrecimento. Esses benefícios podem ser alcançados com o consumo da fruta ou então pela ingestão do chá feito a partir das folhas.

Como a pitanga possui vitamina A e também cálcio, seu consumo deixa os ossos mais fortes e resistentes a fraturas, além de ajudar na recuperação de lesões. A osteoporose também pode ser evitada na idade avançada.

Pitanga fruta: como plantar

Por ser uma fruta que não pode ser armazenada por muito tempo, a pitanga geralmente não é encontrada à venda em feiras ou grandes mercados, mas sim cultivada em pomares domésticos.

Essa planta não tem a necessidade de muitos cuidados especiais, devendo apenas ser protegida de ventos fortes, que acabam derrubando as flores e assim diminuindo a quantidade de frutas. A pitanga árvore se adequa aos climas mais quentes e ensolarados, precisando de uma certa umidade para se desenvolver.

pitanga fruta

A melhor época para fazer o plantio é no inverno ou então na época da estação das chuvas (novembro e dezembro). O solo deve ser neutro e fértil, além de ser bem drenado.

No momento de plantar, abra a cova o dobro do tamanho do caroço, acrescentando no fundo adubo animal de curral bem curtido. Coloque composto orgânico e misture bem, regando antes de plantar o caroço. Preencha em volta com composto orgânico, após o plantio, a pitanga deve ser regada diariamente nos próximos 10 dias, mas sempre com a cuidado para que a terra não acabe encharcada.

Após o primeiro ano, a árvore pode receber uma poda de manutenção. Os frutos surgem 3 anos após o plantio e a colheita deve ser feita manualmente, de forma delicada para não causar dano aos frutos.

Como preparar o chá de pitanga

Muitas pessoas não sabem pra que serve a folha da pitanga. As indicações para o consumo do chá incluem o tratamento de dor de garganta, asma, bronquite, além ajudar a perda de peso e no combate ao envelhecimento precoce.  Outros benefícios incluem a prevenção de doenças do coração, controle no surgimento de rugas e também evita a aparição de acnes.

Porém, o chá de folha de pitanga não deve ser consumido em excesso, pois pode afetar a quantidade de potássio do corpo, provocando assim alterações na frequência cardíaca. Confira a seguir como preparar:

  1. Para preparar o chá, coloque 1 litro de água em uma caneca no fogo e, assim que ferver, adicione 3 colheres (sopa) de folhas de pitangueiras.
  2. Desligue o fogo e tampe, deixando a infusão descansar por 10 minutos. Para não haver qualquer prejuízo à sua saúde, tome o chá por, no máximo, 3 vezes durante o dia.

Gelado de suco de pitanga

O gelado de pitanga é muito refrescante e ideal para os dias de muito calor. Seu preparo é feito usando ingredientes fáceis de encontrar e que formam um sabor delicioso.

Ingredientes

  • 400 g de polpa de pitanga congelada
  • 2 xícaras (chá) de suco de laranja
  • 1 xícara (chá) de castanha-do-pará picada
  • 1 envelope de gelatina incolor
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

  1. Coloque para bater no liquidificador a polpa da pitanga junto com o suco de laranja e o açúcar.
  2. Dissolva a gelatina em água conforme indicado na embalagem e misture com o suco batido no liquidificador.
  3. Coloque a mistura em forminhas e leva para a geladeira, deixado até que endureça.
  4. No momento em que for servir, decore o gelado com castanhas picadas. Essa receita rende 10 porções.

Mousse de pitanga

O mousse de pitanga, além de conter os nutrientes da fruta que beneficiam a saúde, consiste em uma sobremesa que certamente vai agradar aos mais variados paladares.

Ingredientes

  • 200 g de polpa de pitanga congelada
  • 3 claras
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

  1. Dissolva a gelatina em água fria conforme o descrito na embalagem e coloque em banho-maria até que derreta.
  2. Em seguida, bata no liquidificador a gelatina hidratada com a polpa de pitanga, o leite condensado e metade da lata com água.
  3. Bata as claras e o açúcar na batedeira até que o volume dobre. A seguir, acrescente o creme feito com a pitanga, mexendo delicadamente até misturara bem.
  4. Coloque a mousse em taças e então deixe na geladeira até que fique firme. Sirva em seguida.