fruta abacate

Benefícios do Abacate

O abacate pertence à família Persea americana e tem origem na região da América Central e México. Sua casca é de cor verde, que escurece conforme se torna mais madura. A polpa apresenta uma textura cremosa e tonalidade amarela ou então verde-clara e no interior da fruta há a semente, em forma de um caroço grande.

O abacate pode ser usado tanto para receitas doces como salgadas. No Brasil, a forma mais comum de consumir essa fruta é in natura, com ou sem açúcar, além de salada de abacate, vitaminas da polpa com leite ou comê-la amassada com limão.

Em outros países, é mais comum o uso para compor pratos salgados de abacate, receita comum no México, onde a fruta é ingrediente principal do guacamole, molho feito de abacate e que acompanha ingredientes como suco de limão, tomate, cebola, etc.

fruta abacate

Um abacate de tamanho pequeno (150 g) apresenta cerca de 240 calorias. Apesar de não ser uma fruta de baixa quantidade calórica, possui cerca de 70% de gordura monoinsaturada, que são benéficas para a saúde quando consumida de forma equilibrada.

O óleo de abacate é extraído da polpa e possui uma quantidade generosa de ácido oleico, um tipo de gordura insaturada usada para tratar a hiperlipidemia, que causa aumento da gordura no sangue e pode provocar problemas cardíacos.

Abacate: tabela nutricional

Confira a seguir a tabela nutricional do abacate:

Nutrientes Quantidade por 150 g
Energia 240 calorias
Proteínas 1,65 g
Gordura Total 15 g
Gordura monoinsaturada 9 g
Carboidratos 5,5 g
Fibras 4,5 g
Vitamina C 4,5 mg
Vitamina A/caroteno 47 mcg
Vitamina E 3,2 mg
Ácido Fólico/Folato 16 mcg
Potássio 489 mg
Fósforo 44 mg

Abacate: benefícios e malefícios

Os benefícios da fruta abacate para a saúde são muitos. Ela apresenta fitonutrientes, substâncias que previnem doenças cardiovasculares e, inclusive, o surgimento de alguns tipos de câncer.

Essa fruta é também rica em vitamina C e vitamina E, além de conter as vitaminas do complexo B, vitamina A, fósforo, ferro, potássio, zinco e cálcio. Além dessas propriedades do abacate, as fibras presentes em 10g da fruta apresentam 40% das necessidades diárias recomendadas.

abacates

Pesquisas recentes revelaram que consumir o abacate junto a carboidratos acaba reduzindo o índice glicêmico, o que favorece os portadores de diabetes, já que controla a glicemia. Outros dos principais benefícios serão mostrados a seguir:

1.Possui ação anti-inflamatória

A ingestão do abacate aumenta os níveis de colesterol HDL, o considerado bom colesterol, protegendo as artérias e combatendo inflamações. Por essa razão, as pessoas que apresentam artrite poderão notar uma melhora em seu quadro através do consumo da fruta. A presença de carotenoides, vitamina C e E contribuem para a redução do inchaço e manchas avermelhadas provocadas pelo reumatismo, artrose e gotas.

2.Ajuda na prevenção e combate ao câncer

O abacate possui uma substância chamada glutationa, que consiste em um tipo de antioxidante hidrossolúvel que bloqueia cerca de 30 tipos de agentes cancerígenos. Estudos feitos com a fruta apontaram os benefícios do abacate para reduzir o crescimento do cancro da próstata. Além disso, pesquisas também mostraram que comer abacate pode ajudar a destruir células cancerígenas do câncer de boca, sem com isso prejudicar as células saudáveis.

3.Reduz doenças cardíacas

O ácido fólico é uma substância encontrada no abacate fruta, sendo cada unidade de tamanho médio responsável por cerca de 35% da quantidade diária recomendada. Essa substância ajuda a diminuir as chances de doenças do coração e, por esse motivo, o abacate é muito indicado para prevenir tais doenças.

4.Protege o cérebro

Por apresentar uma quantidade elevada de ácido fólico, o abacate contribui para a prevenção do AVC (acidente vascular cerebral). Além disso, a presença de folato reduz os casos de derrame nas pessoas que consomem o abacate.

O ômega 3, também presente no abacate, também contribui para a saúde do cérebro, já que ajuda a estimular a circulação do sangue e aumenta a concentração e a memória.

5.Beneficia o sono

Os benefícios do abacate antes de dormir ficam por sua capacidade de oferecer uma boa noite de sono. Isso acontece devido à presença de vitaminas do complexo B, que auxiliam no equilíbrio dos hormônios que ativam as atividades cerebrais responsáveis pelo sono.

6.Contribui para a perda de peso

O abacate é uma fruta rica em fibras que, além de favorecer o funcionamento do intestino, provoca a saciedade por um tempo mais longo. Ele também contém uma quantidade elevada de gorduras monoinsaturadas, o que ajuda a reduzir a gordura abdominal. Porém, por ser uma fruta calórica, a quantidade indicada de consumo é de metade de um abacate ao dia.

7.Controla o colesterol

A gordura monoinsaturada, sendo a maioria ácido oleico, auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol, protegendo a saúde cardiovascular. Isso ocorre porque a concentração de LDL (colesterol ruim) é reduzida, enquanto a densidade de HDL (colesterol bom) é aumentada.

8.Favorece o ganho de massa muscular

Quem deseja construir massa muscular poderá ser beneficiado ao incluir o abacate na alimentação. O motivo é porque ele contribui para uma melhor síntese do hormônio do crescimento e da testosterona, o que ajuda a musculatura, tanto de homens quanto de mulheres.  Outro fator positivo é a presença do ácido oleico, que fornece uma maior quantidade de energia para a prática de exercícios físicos, principalmente os treinos mais intensos.

abacate

9.Ajuda no tratamento da diabetes

Quem tem diabetes ou deseja manter o nível de açúcar baixo terá como aliado o abacate. Isso porque ele reduz os picos de insulina, já que possui um baixo índice glicêmico e pouco carboidrato. Para um resultado mais eficaz, o ideal é comer a fruta após a refeição. Outro ponto positivo é a presença da vitamina K que, segundo pesquisas, ajuda a combater o desenvolvimento da diabetes.

10.Beneficia a pele e os cabelos

Por se tratar de uma fruta rica em vitamina C, o abacate contribui para metabolizar o colágeno, reduzindo as estrias, celulite e também as rugas. Ademais, ele possui antioxidantes que, além de proteger a pele, ajudam a evitar o envelhecimento precoce, proporcionando uma maior elasticidade e firmeza.

Outro benefício do abacate: cabelo hidratado. Máscaras capilares com o uso dessa fruta deixam os fios mais macios e brilhantes. Isso é causado devido à presença de gorduras e vitaminas essenciais para tal resultado.

11.Ajuda a regular a menstruação

Tomar um chá feito com as flores ou folhas do abacateiro ajuda a regular o ciclo menstrual. Além disso, também reduz os sintomas provocados pela TPM (tensão–pré-menstrual).

Alguns malefícios do abacate

Apesar dos inúmeros benefícios à saúde, o abacate pode causar convulsões em pessoas que possuem grande alergia à fruta. Quem é alérgico ao látex deve evitar comer a fruta sem antes consultar um médico, já que é possível ocorrer uma hipersensibilidade provocada pelo seu consumo.

A casca do abacate apresenta substância tóxicas, devendo por isso não ser consumida. Além disso, o consumo exagerado da fruta deve ser evitado pois, por ser calórica, pode causar o ganho de peso.

Chá de folha de abacate

As folhas do abacateiro são usadas no preparo de chás, que agem como um diurético, o que elimina o acúmulo de líquidos no corpo, favorecendo a perda de peso. Também é usado para dar mais energia, regular as funções intestinais, combater a rouquidão, bronquite e dores musculares.

abacate fruta

O chá de folhas do abacate também ajuda a melhorar os sintomas da TPM, como as dores menstruais e alterações humor. Veja como é fácil preparar o chá:

Ingredientes

  • 10 folhas de abacate
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Coloque as folhas de abacate em uma panela de vidro ou de ferro, acrescentando a água.
  2. Leve ao fogo e ferva por volta de 3 minutos. Ao desligar o fogo, coloque a tampa e deixe repousando por 10 minutos.
  3. A seguir, basta coar e beber. Se preferir, adoce ao seu gosto.

Como usar o caroço do abacate

O caroço do abacate apresenta a quantidade de fibras recomenda para o consumo diário, além de concentrar a maior parte dos antioxidantes da fruta. Seus benefícios incluem ação antimicrobiana, anti-inflamatório antibiótica, protege contra fungos e efeitos causados pela picada do mosquito transmissor da febre amarela.

Outros benefícios do caroço do abacate são:

  • Alivia a diarreia
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Reduz o nível de açúcar no sangue
  • Possui efeito termogênico

O caroço pode ser usado no preparo de vitaminas, chás ou em pratos salgados.

  • Para fazer uma vitamina, rale uma parte do caroço e bata no liquidificador junto com água e frutas da sua preferência, como banana, mamão, maçã, etc.
  • Se desejar preparar um chá, rale o caroço e coloque 4 xícaras de água quente, mas sem que a água ferva. Apague o fogo e deixe tampado por, pelo menos, 10 minutos.
  • Outra dica é ralar a semente fresca sobre pratos de salada ou sopa.

Como plantar abacate

Para plantar o abacate, remova o caroço da fruta e limpe-o bem, removendo as impurezas. Em seguida, crave 4 varas no caroço, de modo que se forme uma cruz e possa ficar suspenso sobre um recipiente por essas varas.

O recipiente deve ter, no mínimo, 10 cm de diâmetro. Coloque água no recipiente, até que metade do caroço fique coberto pela água e a outra metade esteja para fora.

O transplante do caroço para um vaso deve ser feito após 4 semanas. Abra um buraco no meio da terra do vaso, remova as varas do caroço e plante-o, de modo que metade do caroço fique para fora da terra, evitando assim que apodreça.

Mantenha o solo úmido, regando diariamente ou quando notar que está seco, mas evite regar demais. Quando a muda atingir cerca de 30 a 40 cm, remova para o seu lugar permanente. Os frutos começam a ser produzidos após 2 anos do plantio.