pêssego fruta

Benefícios do Pêssego

O pêssego, cujo nome científico é Prunus persica, é uma fruta que tem origem na China, onde é considerada a árvore da sorte. Os registros do seu uso são datados de mais de 20 séculos antes de Cristo. Sua árvore pode chegar a 8 metros de altura, apresentando folhas serreadas e flores de tonalidade arroxeada. O fruto possui uma cor pálida, de um vermelho sombreado, sua textura é aveludada e o sabor suave, além de ter uma polpa muito macia e suculenta.

Historicamente, essa foi a fruta mais apreciada pelos nobres e, por essa razão, esteve presente nos palácios para agradar o paladar de muitos reis e rainhas, que se deliciavam com o seu sabor. Durante muito tempo, a fruta pêssego era considerada rara na Europa, sendo por isso vendida a um preço muito alto.

fruta pêssego

De acordo com historiadores, o pêssego foi levado para a Pérsia e depois acabou se espalhando por toda a Europa. No Brasil, seu cultivo teve início no ano de 1532, quando Martim Afonso de Souza trouxe algumas mudas da Ilha da Madeira e a plantação foi feita na antiga cidade de São Vicente, onde é o atual estado de São Paulo.

Como plantar pêssego

O cultivo do pêssego deve ser feito com alguns cuidados especiais, devido à grande sensibilidade da fruta. A árvore precisa de condições climáticas adequadas para o seu desenvolvimento. Por isso, o seu cultivo no Brasil é feito em lugares de grande altitude e de ar mais frio, o que proporciona o melhor desenvolvimento da fruta.

Quando ainda está na árvore, antes de estar completamente no estágio maduro, é preciso envolver de forma cuidadosa cada uma das frutas em sacos protetores, para que seja evitado o ataque de pássaros e também de insetos. No momento da colheita, as frutas devem ser removidas uma a uma da árvore, para evitar que acabem machucadas.

A divisão dos pêssegos é feita de acordo com as características da sua polpa, que pode ter uma cor mais amarelada ou então branca. Além disso, podem ser subdivididos entre os que possuem o caroço preso ou então solto da polpa.

Atualmente, sua produção é feita em larga escala no Brasil, principalmente no Sudeste, sendo mais vendido no mercado interno. O pêssego fruta é usado para a fabricação de doces, polpas, geleias, sorvetes e iogurtes, sendo todas essas formas recomendadas para preservar as suas qualidades nutricionais.

Propriedades do pêssego

O pêssego é uma fruta rica em vitamina A, fósforo e potássio. Além disso, possui componentes bioativos que combatem a obesidade e também previnem doenças relacionadas ao metabolismo. A presença de carotenoides e fenólicos protegem o corpo da radiação ultravioleta e previnem o surgimento de tumores.

pêssego fruta

O pêssego também possui ação antioxidante e capacidade de limpar o corpo de toxinas, devido à presença de fibras. Além disso, ele contém em abundância a luteína, componente que alivia os sintomas do estresse. Veja como atuam os principais nutrientes do pêssego para a saúde:

  • Vitamina A: cuida da visão, do sistema reprodutor, sistema nervoso e imunológico.
  • Vitamina K: protege o coração, evitando que o sangue coagule e assim prevenindo várias doenças cardíacas.
  • Fósforo: fortalece a saúde dos dentes e dos ossos.
  • Zinco: combate infecções e regenera os tecidos que sofreram lesões.

Sobre a dúvida se o pêssego engorda, essa fruta apresenta um baixo teor calórico e é muito recomendada para quem está de dieta, principalmente na forma de sucos, proporcionando também uma limpeza nos rins.

O pêssego, para comer, pode ser feito na forma natural, enlatado ou então cozido, sendo usado para o preparo de muitos pratos, principalmente doces e sobremesas. A forma mais comum de comer a fruta e em conserva. Caso o pêssego não seja consumido em alguns dias, o ideal é congelar ou então transformá-los em compota.

Benefícios do pêssego

Veja quais são os principais benefícios dessa fruta para o nosso corpo, entre eles o emagrecimento, tratamento para a diabetes e também da anemia:

1.Ajuda a proteger o coração

O consumo do pêssego traz inúmeros benefícios para a saúde do coração, já que ajuda a controlar a pressão arterial e também elimina os radicais livres, que podem levar ao infarto e também a um acidente vascular cerebral (AVC). Outro benefício é o efeito antioxidante da fruta, o que ajuda a estabilizar o fluxo sanguíneo pelo corpo, evitando assim outras doenças relacionadas ao coração.

Outros nutrientes importantes para o coração que são encontrados no pêssego são a vitamina K, que impede a coagulação do sangue e também o ferro, que ajuda a manter o sangue mais saudável.

2.Atua no combate ao câncer

O pêssego contém em sua composição o ácido fenólico, uma substância que ajuda na prevenção do câncer de mama, neutralizando as células cancerígenas antes que elas acabem se proliferando pelo corpo. Além disso, consumir essa fruta diariamente também diminui o risco de surgir o câncer de cólon, de boca e de pulmão.

3.Contribui para o emagrecimento

Quem está em dieta deve consumir essa fruta, já que o pêssego possui apenas 68 calorias por unidade. Além disso, trata-se de uma fonte rica em vitaminas e minerais, o que ajuda a manter o corpo saudável e nutrido.

4.Combate a anemia

Por ser uma fruta que ajuda na produção de hemoglobina em nosso sangue, o consumo do pêssego é recomendado para quem sofre de deficiência de ferro. O resultado é a melhora dos sintomas comuns para quem possui carência nesse mineral, ou seja, melhora a sensação e sonolência e fadiga.

5.Ajuda a manter a pele bonita e saudável

A fruta possui um alto nível de vitamina A e C, o que beneficia a saúde da pele. A vitamina A mantém a hidratação, enquanto a vitamina C, ao agir como um antioxidante muito eficiente, evita o surgimento de radicais livres, que fazem a pele ter uma aparência mais envelhecida. Além disso, o pêssego é usado no combate às olheiras e também às rugas. Para aproveitar esse benefício, basta esfregar a fruta no rosto.

pêssego

6.Deixa os ossos e dentes mais saudáveis

Por ser uma fruta com um alto índice de vitamina A, o pêssego é uma opção saudável para prevenir o surgimento de doenças relacionadas aos ossos e à articulação, como a gota e o reumatismo. Além disso, quando ingerido junto ao gengibre, traz um alívio para as dores nas articulações.

A respeito da saúde dos dentes, o pêssego ajuda a prevenir as cáries, pois contém o flúor. Ele também contém açúcar natural, o que o torna um bom substituto para os doces industrializados.

7.Possui ação anti-inflamatória

O pêssego possui componentes anti-inflamatórios que ajudam a reduzir inflamações, além do inchaço nas articulações e inchaço causados por lesões.

8.Ajuda a controlar o diabetes

Há no pêssego antioxidantes que contribuem para o controle do diabetes, como os fitoquímicos. Porém, a fruta deve ser consumida in natura pelos portadores dessa doença, devendo ser evitado o consumo do pêssego em caldas. Por ser uma fruta com baixo índice glicêmico, comer o pêssego ao natural não causará problemas, além de fornecer nutrientes importantes ao corpo.

9.Cuida do sistema nervoso

O magnésio existente no pêssego auxilia na prevenção do estresse e também dos sintomas da ansiedade. De acordo com várias pesquisas, o magnésio é um componente que ajuda a combater a depressão e, por esse motivo, é indicado para quem sofre dessa doença.

suco de pêssego

Receita de pavê de pêssego

A receita de pavê de pêssego mostrada a seguir é muito saborosa e simples de fazer. O tempo de preparo é cerca de 40 minutos e o rendimento é de 10 porções. Confira o passo a passo e bom apetite!

Ingredientes

  • 1 lata de pêssego em calda
  • 1 pacote de bolacha champanhe
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 pacote (pequeno) de coco ralado
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) essência de baunilha
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (use como medida a lata de leite condensado)

Modo de preparo

Creme

  1. Coloque numa panela o leite, gemas, leite condensado, baunilha e amido de milho. Após mexer bem, ligue o fogo e mexa constantemente.
  2. Quando a mistura ficar grossa e se transformar em um creme de consistência lisa, espere esfriar.
  3. Escorra a calda do pêssego e deixa-a reservada. Corte os pêssegos em cubinhos e misture no creme. Se preferir, deixe alguns dos pedaços reservados para usar na decoração.

Cobertura

  1. Em primeiro lugar, bate a clara em neve, adicionando o açúcar em seguida.
  2. Mexa bem e então coloque o creme de leite. Misture novamente e leve para a geladeira.

Montagem

  1. Coloque num refratário uma camada de creme e, em seguida, uma camada de bolachas. As bolachas devem ser umedecidas de forma rápida na calda do pêssego reservada, para que não amoleçam.
  2. Alterne entre as camadas de creme e de bolacha, deixando por último a camada de creme. Cubra a última camada com a cobertura e salpique de coco ralado. Se preferir, decore com os cubos de pêssego picados.
  3. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas e está pronto para servir.