pera

Benefícios da Pera

A pera (Pyrus communis L.) é uma fruta proveniente da pereira, uma árvore que alcança 20 metros de altura. Essa fruta suculenta tem um sabor adocicado, é perfumada e apresenta textura e aroma característicos.

Os seus países de origem são a China e a Índia, onde há evidências encontradas de que o consumo já é feito desde a pré-história. A pera, fruta que se desenvolve principalmente em regiões de clima frio, pode se desenvolver facilmente nos mais variados climas.

O consumo mais comum da pera é ao natural, sendo ela uma fruta consumida juntamente com a casca. A casca da pera é muito fina e o sabor se assemelha ao da maçã, mas é mais suave e com uma textura granulada.

pera

A fruta pera tem uma forma bem característica, com topo afilado, fundo largo e arredondado. A cor da fruta vai depender do tipo cultivado, e pode ser verde, amarelo alaranjado, marrom ou vermelho alaranjado. Já o seu interior é de cor branca.

Ela é uma fruta de fácil digestão e pode ser consumida crua, cozida ou assada. Também é bastante utilizada para fazer a decoração de alguns pratos, além de ser usada como ingrediente para o preparo de doces, geleias, bolos e tortas.

Uma dúvida bastante comum em relação a essa fruta é a respeito da forma correta de se escrever: pera ou pêra. Na verdade, a forma de se escrever é pera (dicionário Aurélio) sem o uso de acento circunflexo, isso de acordo com o estabelecido pelo atual acordo ortográfico. O uso do acento era feito de forma a diferenciar o nome usado para designar a fruta da preposição arcaica pera.

Há ainda um instrumento usado em procedimentos laboratoriais que, devido à semelhança com o formato da fruta, é conhecido por algumas pessoas como pera laboratório. Esse instrumento, que tem o nome pipetadores, é feito de borracha e usado para sucção de líquidos em pipetas.

Tipos de pera

Existe uma variedade de tipos de pera que são cultivados, cada um deles apresentando características próprias. Enquanto algumas são ideias para serem consumidas in natura, outras são prefeitas para o preparo de doces e geleias. Entre os tipos mais conhecidos estão os seguintes:

Pera portuguesa

A pera portuguesa tem uma casca de cor amarela. Sua polpa é macia e o sabor suculento. Ela é rica em vitaminas do complexo B e sais minerais, sendo considerada a mais indicada para se usar na fabricação de geleias e compotas.

pera fruta

Pera d’água

Em relação a esse tipo de pera, ela tem uma polpa bem delicada em comparação às outras, sendo uma boa opção para consumir in natura e também para compor saladas. Entre os principais nutrientes estão os ácidos orgânicos e pectina, o que faz dela uma boa opção para quem tem diabetes.

Pera d’anjou

Ela tem um tamanho pequeno em relação às outras variedades, com o formato arredondado e uma pequena quantidade de caldo. Rica em vitamina A e potássio, a pera d’anjou é uma ótima fruta para ser saboreada junto com queijo.

Pera Williams

Essa variedade da fruta é perfeita para cozinhar, pois tem uma textura mais firme e não se desmancha facilmente. Por esse motivo, é ótima para ser usada no preparo dos mais variados pratos. O sabor da pera Williams é mais ácido e os seus principais componentes são o ferro, cálcio, vitaminas A e B.

Pera red

Essa fruta é suculenta e tem a casca de cor avermelhada. O seu consumo é perfeito tanto in natura como cozida. Quando ela ainda não se encontra no estado madura, é uma fonte rica de fibras, vitamina A e vitaminas do complexo B.

Pera ercolini

A pera ercolini tem o formato ovalado e tamanho pequeno. Ela é indicada para quem deseja preparar doces e sua composição é rica em vitaminas, proteínas e gorduras.

Propriedades da pera

O consumo da pera oferece uma série de vitaminas e nutrientes importantes para manter o organismo saudável. Ela é muito nutritiva, sendo rica em vitaminas e nutrientes. Por esse motivo, consiste em uma fruta que ajuda a proteger o organismo de doenças.

fruta pera

Entre os componentes presentes na pera estão a vitamina C, vitamina K, potássio, cobre, manganês, magnésio, fibras, compostos fenólicos e folato. As vitaminas da pera ajudam a manter o sistema imunológico reforçado, levando à prevenção contra doenças causadas por vírus e bactérias.

Ela também mantém o corpo mais hidratado e ajuda a purificar o sangue. Como o corpo passa a trabalhar melhor, traz uma maior disposição, oferecendo mais energia para as tarefas do dia a dia.

Pera benefícios

Um dos principais benefícios da fruta é auxiliar para a redução de doenças cardíacas, emagrecimento e bom funcionamento do intestino. Devido a esses benefícios, o indicado é consumir ao menos uma pera por dia.

Conheça a seguir mais a respeito dos principais motivos para incluir o consumo da pera na dieta.

1.Contribui para a dieta

Comer pera emagrece pois, além de se tratar de uma fruta que contém uma quantidade baixa de calorias (uma média de 58 calorias a cada 100 gramas), ela ainda é rica em fibras, o que contribui para manter a saciedade por mais tempo, evitando se alimentar em excesso.

Apesar desse benefício, é recomendado não comer uma quantidade exagerada da fruta, pois isso pode acabar resultando em uma sensação de mal-estar.

2.Controla a hipertensão arterial

Os níveis elevados da pressão são combatidos pela ingestão da pera, o que evita a hipertensão arterial. Uma forma de consumir a fruta para esse fim é tomando o suco, que também é rico em fibras alimentares.

3.Mantém os cabelos saudáveis

O motivo pelo qual a pera é um alimento que ajuda a manter a saúde dos cabelos é porque ela é rica em vitamina A e C. Dessa forma, a sua ingestão deixa os cabelos mais brilhantes e ainda previne a queda capilar. Outra forma de aproveitar esses benefícios no consumo da fruta é usá-la em receitas para tratamento capilar.

4.Ajuda a limpar o intestino

A quantidade de fibras solúveis e insolúveis fazem da pera um alimento muito útil para a saúde do intestino. Isso porque as fibras atuam na formação do bolo fecal e também ajudam na hora da evacuação. Por esse motivo, a fruta é uma ótima aliada para a prevenção de doenças no intestino.

5.Ajuda a tratar o diabetes

Essa fruta é muito benéfica para as pessoas portadoras de diabetes e o motivo é porque ela contém um alto nível de fibras. A associação desse e outros componentes encontrados na pera faz com que o organismo possa controlar os níveis de açúcar.

6.Deixa a pele saudável

O consumo da pera ajuda a prevenir o envelhecimento celular e o ressecamento da pele. Isso acontece devido à presença abundante da vitamina C, que tem um alto poder antioxidante. Outro benefício para a pele é que o consumo regular da fruta ajuda a evitar que a pele fique enrugada, já que mantém a renovação celular mais ativa.

7.Beneficia a gestaçãobenefícios da pera

A pera está entre as frutas mais recomendadas para o consumo das mulheres grávidas, pois ajuda no desenvolvimento do feto. A fruta é rica em ácido fólico, um elemento que é essencial evitar que o bebê apresente problemas neurais. Ela também favorece o desenvolvimento dos nervos e músculos do feto. Isso sem falar que ajuda a manter a mãe mais disposta durante o dia.

8.Protege contra a osteoporose

Devido a quantidade elevada de cálcio presente na pera, ela auxiliar para manter os ossos mais saudáveis. Além disso, ela ajuda a manter o nível de pH no organismo equilibrado, o que são fatores eficazes na prevenção da osteoporose.

Pera: como plantar

O mais indicado é fazer o plantio usando mudas de pereira pois, se plantar a semente, é preciso aguardar entre 7 a 10 anos para poder saborear os seus frutos. Época mais propícia para o plantio quando as mudas são de raízes nuas é em julho e agosto. Se as mudas forem de raízes envazadas, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano.

O solo deve ser preparado cerca de um mês antes, com o uso de adubo orgânico e mineral. As covas devem ter 60 cm de largura e de profundidade, acrescentando esterco de galinha ou de curral.

É importante lembrar que os ramos velhos e fracos devem ser removidos periodicamente, para que não prejudiquem o desenvolvimento da árvore. Porém, a poda não deve ser feita em excesso, pois resulta na queda de produção da fruta. Os ramos frutíferos devem ser sempre mantidos, já que a pereira frutifica por muitos anos.

As flores surgem durante a primavera e os frutos amadurecem nos brotos a partir dos dois anos de idade. A maturação ocorre no fim do verão ou outono, o que vai depender da variedade da fruta.

A colheita ocorre entre os meses de dezembro a março, o que acaba variando dependendo do tipo de pera plantado. As frutas são colhidas manualmente quando estão quase maduras e devem ser colocados em cestas rasas para evitar que o excesso de peso acabe amassando a fruta.

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades do Mirtilo