fruta abacaxi

Benefícios do Abacaxi

O abacaxi é uma fruta bastante apreciada no Brasil e pode ser utilizada de diversas formas, proporcionando diversos benefícios para quem o consome. Tipicamente tropical, o abacaxi tem como origem a América do Sul, mas pode ser cultivado em qualquer região quente do planeta, seja da forma natural ou industrializada. Ele é bastante apreciado tanto in natura, como em sucos, doces e até mesmo para quem quer emagrecer com saúde.

Pertencente à família das bromélias, o abacaxi tem como nome científico Ananas comosus e é muito conhecido como ananás, em especial nos países de língua espanhola. Quando maduro, o fruto possui sabor bem ácido e, em geral, adocicado. Por conta da sua beleza e do formato da coroa acima do fruto, o abacaxi também é conhecido como o rei dos frutos. Uma curiosidade é que, no Brasil, o termo abacaxi também é usado de forma coloquial para se referir a algum problema que é preciso resolver, muito por conta de seus espinhos.

fruta abacaxi

Propriedades do abacaxi

O abacaxi tem propriedades diversas que podem ser bastante positivas para a saúde de quem o consome, seja in natura, seja através de sucos ou pela fabricação de alimentos a partir de seu fruto. Isso porque o abacaxi é bastante nutritivo, carregando muitos elementos importantes para o sistema imunológico dos seres humanos. Para se ter uma ideia, a cada cerca de 100 gramas de abacaxi, vem junto as seguintes substâncias:

  • Calorias: 48 kcal;
  • Carboidratos: 12,3 g;
  • Proteínas: 0,9 g;
  • Gorduras: 0,1 g;
  • Fibras: 1 g;
  • Potássio: 131 mg;
  • Ferro: 0,3 mg
  • Magnésio: 12 mg
  • Vitamina B1: 0,17 mg;
  • Vitamina C: 34,6 mg;
  • Cálcio: 22 mg;

Benefícios do abacaxi

Desta forma, os benefícios do abacaxi são diversos. As vitaminas presentes no fruto ajudam em vários pontos. A vitamina C, por exemplo, é reconhecida como um antioxidante formidável para combater a gripe. Isso porque ele estimula o sistema imunológico a combater as infecções do nosso corpo, reforçando a imunidade do mesmo. Além disso, é um importante elemento na prevenção de doenças como o câncer, já que a vitamina C circula no sistema sanguíneo removendo os radicais livres que atacam o nosso organismo.

benefícios do abacaxi

O abacaxi também é repleto de vitaminas do complexo B. É o caso da tiamina, que possibilita maior energia para a pessoa. Além disso, a vitamina B presente no abacaxi auxilia o corpo a quebrar as moléculas produzidas pela ingestão de carboidratos. Ou seja, é um fato incontestável que abacaxi ajuda no emagrecimento. Desta forma, caso você faça uma alimentação com uma quantidade grande de carboidratos, tomar um suco natural de abacaxi, irá acelerar o seu organismo a se desfazer das moléculas de carboidratos consumidas na refeição.

É o mesmo princípio usado em churrascarias: junto com aquela quantidade enorme de carnes servidas no rodízio, ao término da refeição são servidos abacaxis assados. Isso porque o fruto ajuda na digestão, tirando a sensação de inchaço e desconforto, pois ele possui poder adstringente e “lava” o estômago. Mas não adianta comer demais, não é mesmo?

Essa ajuda na digestão ocorre porque o abacaxi possui muitas fibras solúveis, que auxiliam no controle do colesterol, que influencia diretamente nos problemas do coração, caso não esteja regulado.

Outro item que favorece aqueles que estão de dieta é o fato de que, como o abacaxi contém bastante água, seu valor calórico é muito baixo, sendo ideal para quem está querendo emagrecer ou mesmo prevenir um possível acréscimo no peso. Ele também ajuda a regular o apetite, possibilitando um emagrecimento mais equilibrado.

Quem é atleta ou faz exercícios físicos também deve ficar atento às propriedades do abacaxi. Isso porque ele é considerado como um ótimo anti-inflamatório, pois possui bromelina. Ele auxilia também na redução de dores e lesões musculares.

O abacaxi é diurético, o que permite um combate mais qualificado à retenção de líquidos, que costuma atormentar um número grande de pessoas – é indicada a ingestão de chá de abacaxi diariamente para ajudar nisso. Além disso, o fruto contém citrato, que ajuda o trabalho dos rins, impedindo o surgimento de cálculos renais.

O abacaxi também é indicado para pessoas que possuem pressão alta, sendo recomendável a ingestão de suco de abacaxi de vez em quando para equilibrar a pressão arterial. Por ser rico em potássio, o abacaxi também é bom para o funcionamento do coração, evitando o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Como possui diversas substâncias antioxidantes, o abacaxi é fantástico para combater o envelhecimento precoce, tanto da pele quanto do próprio corpo. Sim! O abacaxi ajuda a deixar a pele e os cabelos mais bonitos. Isso porque a vitamina C que existe no abacaxi provoca o clareamento da pele, impede o surgimento de manchas da idade e proporciona um brilho especial no seu cabelo. Máscaras feitas com o próprio fruto também auxiliam nesse processo. Para você ter um peeling natural na sua própria casa, basta esfregar alguns pedaços no rosto e lavá-lo depois de 20 minutos.

Perigos do abacaxi

No entanto, é preciso tomar cuidado com esse alimento. O abacaxi oferece benefícios e malefícios, que podem prejudicar a saúde de quem o consumir. Por conter uma quantidade importante de carboidratos, isso pode aumentar o nível de açúcar no sangue, sendo prejudicial a quem tem diabetes. Além disso, pode causar mais sede ou aumentar a vontade de fazer xixi.

A bromelina, como já dissemos, pode ser muito benéfica a quem consumi-la. Porém, pode causar algum tipo de mal, especialmente quando for ingerida com alimentos industrializados ricos em substâncias químicas, ou mesmo a pessoas que possuem problemas com os níveis de açúcar no sangue.

abacaxi fruta

Algo semelhante pode acontecer a quem toma determinados medicamentos, pois alguns de seus compostos podem fazer algum tipo de interação com as substâncias do remédio e causar alguma espécie de efeito secundário no organismo do indivíduo. Caso esteja tomando medicamentos, é recomendável que você procure um médico antes de incluir o abacaxi na sua dieta regular.

Por fim, como possui muitos ácidos, o abacaxi pode causar algum tipo de problema aos dentes, casos de hipersensibilidade ao calor ou ao frio. Caso isso ocorra, procure um dentista.

Receitas com abacaxi

O abacaxi oferece receitas diversas para quem aprecia este fruto tropical muito saboroso. É possível consumir diversas sobremesas, como também realizar sucos e chás que são fundamentais para quem quer potencializar a perda de peso, reduzindo o tormento diante da balança e levando uma vida mais saudável.

Um exemplo é o consumo de abacaxi com gengibre. Essa combinação é essencial para acelerar a ação do metabolismo e fazer com que o organismo elimine as toxinas que atrapalham a nossa saúde. Uma receita de suco de abacaxi com gengibre pode incluir outros tipos de frutas. Um exemplo é indicado a seguir:

Suco de abacaxi com gengibre

Ingredientes

  • 1 abacaxi;
  • 5 g de gengibre;
  • 5 g de hortelã;
  • 1 colher de sopa de raspas de limão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, descasque o abacaxi, para depois cortá-lo em pequenos cubos. Triture o fruto junto com o gengibre e a hortelã. Por fim, junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até conseguir alcançar uma consistência satisfatória ao seu gosto. Consuma até dois copos deste suco por dia. Essa combinação ajudará a queimar as gorduras mais rapidamente. Mas, é claro, é importante ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios, pois isso vai potencializar a ação do abacaxi com gengibre.

Suco da casca do abacaxi

Nutricionistas afirmam que a casca do abacaxi concentra ainda mais fibras e nutrientes do que a polpa. As fibras ali presentes impedem que o açúcar presente na polpa alcance a corrente sanguínea mais rapidamente do que o normal. Por isso, o seu consumo é incentivado, afinal de contas, auxilia bastante quem está buscando emagrecer de forma até mesmo mais rápida. Isso vai proporcionar que se evitem picos de insulina, levando à presença mais equilibrada de colesterol no sangue.

abacaxi

A casca do abacaxi contém, por exemplo, ainda mais vitamina C e do complexo B, betacaroteno, minerais como cálcio, ferro, manganês e potássio. Além disso, os elementos que constam na casca possibilitam que se combata os processos inflamatórios de nosso organismo, assim como ajuda a reduzir os problemas gástricos. Por isso, é apresentada abaixo uma receita de suco da casca do abacaxi. Confira os detalhes:

Ingredientes

  • 1 abacaxi grande;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Pedras de gelo.

Modo de preparo

Comece retirando toda a casca do abacaxi. Leve-a para a pia e lave-a com água abundante. É possível também aplicar hipoclorito hortifrúti, que normalmente é vendido em supermercados. É só colocar o abacaxi ou pedaços da sua casca de molho em água clorada com 10 gotas para cada litro de água. Mergulhe a casca por algo em torno de 15 a 30 minutos. Após este procedimento, seque bem.

Em seguida, coloque a casca no liquidificador e bata até que ela esteja toda triturada. Logo depois, coe toda a polpa presente e devolva para o liquidificador. Depois acrescente o açúcar a gosto e pedras de gelo. Por fim, bata novamente no liquidificador e está pronto para servir.