manga

Benefícios da Manga

Além de doce e deliciosa, a manga (Mangifera indica L.) é uma fruta rica em vitaminas e muito consumida em uma grande quantidade de países!

Seu aspecto amarelo e sua textura molhada oferecem suculência à fruta!

Tendo diversas espécies, a manga pode ser consumida in natura, processada como suco, em pedaços no meio de saladas… as opções são várias!

Em época de manga, é extremamente fácil encontrar a fruta em mercados, quitandas e até mesmo nos quintais com mangueiras.

A manga, ao receber o título de rainha das frutas tropicais, tem razão de ser. Seu sabor suculento justifica a fama da fruta.

manga

Embora a manga seja uma fruta originária da Ásia, mais precisamente das Filipinas, foi trazida pelos portugueses para o Brasil.

Ela se adequou tão bem ao clima e solo que perdura até hoje e já uma fruta simbólica do país.

As mangueiras podem chegar a 40 metros de altura e, para oferecerem frutas saudáveis, precisam de um solo fértil e irrigado.

A manga é uma fruta que naturalmente se desenvolve em climas tropical e subtropical. A polpa, dependendo da espécie, pode ser mais consistente ou mais fibrosa.

As espécies de manga são:

  • Tommy Atkins
  • Palmer
  • Keitt
  • Haden
  • Coração de boi
  • Carlota
  • Espada
  • Van Dick
  • Rosa
  • Bourbon

China, Índia, Tailândia, Indonésia e Brasil são os maiores produtores mundiais da fruta.

Em nosso país, os estados que se destacam na produção de manga são Minas Gerais e São Paulo.

Benefícios da manga

Além de doce e suculenta, a manga oferece ótimas propriedades para quem a consome.

Confira alguns motivos para passar a consumir manga!

1.Benefícios nutricionais

A fruta reserva excelentes nutrientes para quem a come. A cada 100 gramas, estipula-se cerca de 60 calorias. Além disso, ela é fonte de riquíssimos antioxidantes, minerais e vitaminas, tais como Cálcio, Zinco, Potássio, Ferro, Magnésio, Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K.

2.Melhora o sistema digestivo

Por ser uma fruta riquíssima em fibras, ela proporciona melhora no sistema digestivo. É uma boa pedida para pessoas que sofrem com intestino preso. Além disso, ajuda a manter seu intestino regulado e evita desconfortos digestivos.

A dica é que se consuma a fruta juntamente com a ingestão de muita água para potencializar o efeito!

Além disso, a manga é uma fruta alcalina, o que ajuda a equilibrar a acidez do estômago.

3.Combate o mau colesterol

A fruta ajuda no combate do mau colesterol, devido à sua grande quantidade de fibras, assim como auxilia na limitação da manifestação do hormônio leptina, que produz células de gordura.

A Vitamina C, também presente na manga, auxilia na redução de LDL no sangue – o colesterol ruim. Já a vitamina B6 auxilia no controle da incidência de homocystiene – conhecida por ser um fator que promove o entupimento de veias, derrames e ataques cardíacos.

4.Auxilia o sistema imunológico

Antes de tratar uma doença ou complicação, o mais interessante é sempre prevenir para que ela não ocorra!

Uma manga considerada de média a grande oferece 70% da quantidade de vitamina C e 25% de vitamina A necessária no dia.

Estas vitaminas ajudam o sistema imunológico a trabalhar melhor, prevenindo diversos tipos de infecções, gripes, resfriados e mal-estar de maneira geral.

Ou seja, além da fruta ser deliciosa e doce, ajuda a combater e prevenir todas essas complicações.

fruta manga

5.Tem função antioxidante

Todos nós estamos, em diferentes medidas – mas estamos – expostos a fatores oxidantes, seja por ingestão e consumo direto, ou por consumo indireto, quando estão no ambiente.

Tabagismo, Álcool, Estresse, Agrotóxicos, Radiação Ultravioleta, Raio-X, Aditivos químicos presente principalmente em comidas industrializadas e Alimentos com gorduras saturadas são alguns exemplos de fontes oxidantes e nocivas a longo prazo para o nosso organismo.

Além das vitaminas C e E, que são antioxidantes poderosos, a manga também possui carotenoides e polifenóis que auxiliam diretamente no combate aos radicais livres presente no nosso organismo.

Isto garante a prevenção de doenças como envelhecimento, propensão a inflamações, hipertensão arterial, câncer, melanoma, dermatite, Parkinson, aterosclerose, dermatite, flacidez da pele, e auxilia na reposição física após exercícios de alta intensidade.

6.Auxilia no tratamento para diabetes

A fruta ajuda a regular o nível de açúcar no sangue. A mangiferina é um antioxidante que a manga contém e que faz com que se reduza a absorção de glicose pelo organismo e aumente a digestão de hidrato de carbono.

Além desta função, os polifenóis constituem um importante aliado na redução dos índices de gordura.

Outro fator importante a se considerar é que, apesar de a manga ser uma fruta doce, ela possui baixo índice glicêmico. Isto faz com que ela possa ser ingerida sem interromper ou precisar regular o nível de açúcar.

A manga é, inclusive, uma fruta recomendada pela American Diabetes Association como troca por outras fontes de carboidrato.

Já no livro Healing Foods, informa-se que a manga possui fibra dietética que ajuda a prevenção a longo prazo de doenças cardíacas e de câncer de cólon.

No entanto, se você for diabético, é importante não exagerar e consumir a quantidade indicada por seu médico ou nutricionista, já que a porção consumida deve ser controlada na medida do consumo de outros carboidratos durante o dia.

Benefícios da casca da manga

No campo hortifrúti, nada se perde. A grande maioria das frutas, verduras e legumes possuem riquíssima taxa de nutriente em suas cascas.

Com a manga não é diferente! Confira os benefícios que a casca da manga pode proporcionar a sua saúde e bem-estar.

  • Auxílio na perda de peso – Segundo alguns especialistas australianos, a casca da manga possui importante nutrientes que ajudam a reduzir gordura. De acordo com uma pesquisa levantada pela Universidade de Queensland, a casca de manga auxilia efetivamente na perda de gordura corporal, já que elas contêm uma elevada taxa de bioativos que cessam a produção de células de gordura.
  • Auxílio nos cuidados com a pele – Pela grande quantidade de mineral e vitaminas presente na casca da manga, seu consumo oferece maior luminosidade e auxilia na limpeza de pele, sendo um potencial tratamento para comedões, espinhas, inflamações etc. A casca pode ser ingerida internamente, ou usada de maneira tópica, diretamente na pele após a limpeza com o sabonete adequado ao seu tipo.
  • Auxílio contra os problemas de visão – A grande presença de Vitamina A, também conhecida como Retinol, é fundamental para promover uma boa visão e evitar cegueira noturna. Já a zeaxantina é um carotenoide que ajuda a prevenir a degeneração da mácula ocular, aquele tipo de cegueira acarretada pela velhice.
  • Auxílio nutricional na gravidez – Quem já passou pela gravidez sabe que os obstetras costumam prescrever vitaminas e nutrientes manipulados, já que a quantidade ingerida deve ser necessária para suprir a demanda da mãe e também do bebê. Como a casca manga possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais, é um excelente auxiliar para a gestação e para o equilíbrio nutricional de forma natural, além de ajudar no combate aos agentes externos.

benefícios da manga

Dicas de consumo

Um dos fatores mais importantes ao considerar o consumo da manga é que ela é uma fruta suculenta, docinha e deliciosa.

Não é nenhum sacrifício consumi-la em sua época, pois, além de se saciar e saciar aquela vontade de comer doce que muitas vezes nos bate, ela automaticamente auxilia no combate das doenças citadas, além de prevenir e oferecer nutrientes importantíssimos ao nosso organismo!

Confira algumas diferentes formas para o consumo da manga!

  • In naturaA forma mais tradicional de consumir a fruta é comendo-a após descascada. Você pode chupá-la diretamente, ou cortar em pedaços. Se você optar pela primeira opção, a dica é que tente consumir a maior quantidade possível e evite deixar aqueles “fiapos” no caroço, pois neles estão a maior concentração de fibras.
  • Suco – O suco de manga é uma receita deliciosa e uma forma alternativa para consumir. Pode ser consumido a qualquer hora do dia e o benefício é que você pode prepara-lo logo pela manhã e consumir durante o dia. Sua consistência é cremosa e suculenta. Como a fruta é bem doce, a quantidade de açúcar ou adoçante deve ser mínima, ou, se possível, inexistente!

manga fruta

  • Salada de frutas – Juntamente com outras frutas cortadas em cubo, a manga torna a salada de fruta mais gotosa e variada. Esta é uma boa opção, pois reúne os benefícios da manga juntamente com os nutrientes das outras frutas. O ideal é que o consumo seja imediato, pois algumas frutas, como banana, pera e maçã podem oxidar após certo tempo de preparo e armazenamento. Caso não seja possível o consumo imediato ou você precise preparar para consumir durante o dia, a dica é pingar algumas gotinhas de limão, pois ajuda a prevenir a oxidação das frutas.
  • Compota – Esta é uma opção mais doce e extremamente saborosa! Você mesmo pode fazer, é muito simples e rápido. Basta ferver o açúcar e a água até ficar com consistência de fio fino e acrescentar a manga fatiada com um pau de canela e cozinhar por 20 minutos em média. Se for para consumo imediato, retire a fruta e polvilhe um pouco de canela. Mas se você preferir armazenar, pode guardar em potes herméticos com a calda e consumir aos poucos!

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades da Ameixa