fruta ameixa

Benefícios da Ameixa

A ameixa é um tipo de drupa – fruto carnoso, com apenas uma semente, assim como o pêssego, o abacate e a tâmara – que pertencem ao subgênero Prunus (família Rosaceae). O pé de ameixa pode chegar a 12 metros de altura sem poda.

Tipos de ameixa

Existem mais de 40 espécies de ameixas documentadas atualmente. Embora duas espécies, a ameixa europeia (Prunus domestica ou ameixa preta) e a ameixa japonesa (Prunus salicina e híbridos, ou ameixa vermelha) têm importância comercial global. Há ainda a nêspera, também chamada ameixa-amarela (Eriobotrya japonica) conhecida como um dos ingredientes de xarope para tratar a tosse e acalmar a garganta.

benefícos da ameixa

Acredita-se que a ameixa europeia tenha origem perto do Mar Cáspio, enquanto ameixas japonesas se originaram na China, mas derivam seu nome do país onde foram cultivadas. China, Estados Unidos, Sérvia e Romênia são os principais produtores mundiais de ameixas nos dias de hoje.

A ameixa seca comercial é a versão desidratada do cultivar Prunus domestica L. cv d’Agen. Esta variedade específica tem um conteúdo natural de açúcar que permite que ela seja seca enquanto ainda está sendo fermentada.

Informação nutricional da ameixa

Uma porção de 100 gramas de ameixa fresca possui: 46 kcal, 11 gramas de carboidratos, 0 grama de gordura, 87 gramas de água e as seguintes vitaminas e minerais:

  • Vitamina A: 17 µg
  • Tiamina (vit. B1): 0.028 mg
  • Riboflavina (vit. B2): 0.026 mg
  • Niacina (vit. B3): 0.417 mg
  • Ácido fólico (vit. B9): 5 µg
  • Vitamina C: 9.5 mg
  • Vitamina E: 0.26 mg
  • Vitamina K: 6.4 µg
  • Cálcio: 6 mg
  • Ferro: 0.17 mg
  • Magnésio: 7 mg
  • Fósforo: 16 mg
  • Potássio: 157 mg

Elas também fornecem fibra dietética (1,4g) e sem qualquer gorduras nocivas.

Propriedades da ameixa

Os inúmeros benefícios da ameixa são resultado de seu grande conteúdo de vitaminas e minerais. As ameixas ajudam não somente a digestão, mas também contribuem para a saúde cardiovascular e da pele, impulsionam o sistema imunitário, combatem os radicais livres e diminuem o colesterol, como será detalhado a seguir:

fruta ameixa

Benefícios da ameixa para a saúde

  1. A ameixa emagrece uma vez que ajuda a remover toxinas que acumulam gorduras e previne a constipação.
  2. Trata desordens digestivas por conter os compostos sorbitol e isatina, que auxiliam na regulação do intestino no alívio da constipação
  3. Efeito anti-patogênico, anti-inflamatório e antioxidante: como boa fonte de vitamina C, a ameixa promove resistência contra agentes infecciosos, contra a inflamação e os radicais livres.
  4. Melhoramento da saúde cardiovascular: além de ajudar a se livrar dos radicais livres, os antioxidantes previnem a oxidação do colesterol, prevenindo assim uma série de doenças cardíacas.
  5. Combate as células cancerígenas, especialmente as de câncer de mama, gastrointestinal e do trato respiratório por conter antocianinas e fitonutrientes.
  6. Ajuda a manter os níveis de colesterol saudáveis em decorrência das fibras e, consequentemente, controla a pressão arterial.
  7. Previne a coagulação das plaquetas pela presença de potássio – um componente importante da célula e fluidos corporais.
  8. Melhora a circulação sanguínea aumentando a absorção de ferro no corpo devido ao alto teor de vitamina C, prevenindo assim a anemia.
  9. Ajuda no combate a Diabetes: por conter baixo índice glicêmico, ameixas controlam o nível de açúcar no sangue e reduzem o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.
  10. Melhora a saúde dos ossos, especialmente das mulheres pós-menopausa, devido à rica quantidade de compostos fenólicos e flavonoides.

Quatro benefícios da ameixa para pele

  1. A ameixa combate sinais de envelhecimento como perda de elasticidade e rugas pois contem antioxidantes como a vitamina E o betacaroteno.
  2. Possui capacidade de rejuvenescimento, pois fornece aminoácidos importantes para a produção de colágeno.
  3. Podem reduzir cicatrizes, aumentando o fluxo de sangue para o tecido danificado.
  4. Ajuda a proteger contra a ação de raios solares, que provocam manchas e sardas.

Cinco benefícios da ameixa para o cabelo

  1. A ameixa é capaz de estimular o crescimento dos cabelos por fornecer vitamina E;
  2. Ajuda a combater as bactérias no couro cabeludo que causam o aparecimento da caspa;
  3. Trata a perda de cabelo, ajudando a inverter a condição de fadiga da glândula adrenal;
  4. Promove um cabelo mais forte e mais espesso por melhorar a circulação sanguínea, reparando os danos;
  5. Ajuda a manter a cor do cabelo bem como o envelhecimento prematuro.

ameixa

Uso culinário das ameixas

Ameixas são amplamente utilizadas em alimentos devido ao seu sabor adocicado bem como seu aroma agradável. Elas podem ser apreciadas frescos e também podem ser adicionados a pudins, compotas e geleias. Veja a seguir algumas receitas para introduzir a ameixa em sua alimentação e desfrutar dos seus benefícios:

  • Recheio de ameixa para bolo: cozinhe as ameixas secas na água por aproximadamente 15 minutos ou até que fiquem macias. Em seguida, escorra e pique-as. Esse recheio pode ser usado para preparar um delicioso bolo de ameixa com doce de leite a partir de uma massa de bolo tradicional (farinha, açúcar, leite, fermento e ovos).
  • Geleia de ameixa-amarela: cozinhe as frutas picadas com a casca em uma panela grande com água. Quando estiver desmanchando (aproximadamente 20 a 30 minutos) transfira para uma peneira. Em seguida, adicione açúcar e leve novamente para o fogo até que solte do fundo da panela.
  • Chá de casca de ameixa: deixe em infusão 3 colheres de chá da casca para cada litro de água. Coe em seguida. O chá da casca de ameixa serve para inflamação, além de aliviar ulceras estomacais.
  • Agora, se o foco é emagrecer, invista na água de ameixa: basta colocar as frutas secas dentro de um copo com água, levando à geladeira no período da noite. Na manhã seguinte, beba o líquido em jejum.

Como plantar ameixa vermelha

As ameixas vermelhas cultivadas nos jardins de casa são geralmente ameixas japonesas, podendo ser consumidas frescas ou compondo sobremesas. Árvores de ameixa japonesas muitas vezes precisam de um polinizador de outra variedade para produzir frutas. As ameixas devem ser plantadas no início da primavera, seguindo os seguintes passos:

1.    Cubra o chão com uma camada de 8 centímetros de composto, musgo de turfa ou adubo envelhecido. As ameixas crescem melhor em solos soltos e bem drenados.ameixa fruta

2.    Mergulhe as raízes da árvore em uma banheira ou balde de água por uma a cinco horas antes de plantar para impedir as raízes de secarem.

3.    Cave um buraco suficientemente profundo e grande o suficiente para espalhar as raízes para fora. Se o solo estiver muito seco, encha o buraco com água e deixe-o embeber para que fique úmido quando você planta a árvore.

4.    Corte todas as raízes quebradas ou danificadas. Coloque a planta de maneira que a união do enxerto fique a 7-10 cm acima da linha do solo. Haverá uma ligeira curvatura no tronco na união do enxerto.  Molhe a árvore imediatamente. Construa um anel de solo cerca de 2 cm de altura em torno do buraco de plantação para manter a água. Remova este anel no outono.