Benefícios do Açaí

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



O açaí (Euterpe oleracea) é uma fruta oriunda das florestas tropicais amazônicas. Seus benefícios para a saúde são incontáveis e, de uns tempos para cá, muitas pessoas passaram a incorporá-lo em suas rotinas alimentares.

A fruta é colhida de uma palmeira que encontra o ambiente adequado para o seu cultivo no norte do Brasil.

Pessoas que fazem dieta ou buscam uma boa forma costumam consumir o açaí, pois é um alimento com baixas calorias e que pode satisfazer a vontade de comer doce.

Embora o açaí seja uma fruta tipicamente brasileira, seu consumo foi incorporado por pessoas de vários países.

Um dos benefícios do açaí é que ele pode ser consumido, assim como a maioria das frutas, de diversas formas: congelado, em forma de sorvete,  suco ou com diversos acompanhamentos, dos mais diets aos mais calóricos.

fruta açaí

Independente da forma escolhida, o açaí é uma fruta que faz bem para a saúde, possui muitas propriedades benéficas e pode auxiliar na perda de peso.

Por ser um alimento altamente energético, é muito comum ser consumido por atletas e pessoas que treinam em alguma determinada modalidade.

Se você ainda não consome o açaí, confira os benefícios e os malefícios que a fruta pode trazer à sua alimentação.

Benefícios e malefícios do açaí

Existem algumas pessoas que torcem o nariz para a fruta “com gosto de terra”, mas seus adeptos não a trocam por nada.

Além de ser considerada uma fruta saborosa por quem a consome, ela possui uma imensa quantidade de benefícios, tanto para a saúde e organismo, quanto no auxílio à parte estética, como emagrecimento e ganho de massa magra.

Os benefícios que a fruta apresenta são:

  • Sistema imunológico – O consumo do extrato do açaí pode contribuir para a prevenção e combate de organismos nocivos.
  • Emagrecimento – Se consumido com moderação, o açaí pode auxiliar tanto na perda de peso quanto na sua manutenção. Sua eficácia se comprova na medida em que a fruta auxilia no combate à má alimentação, ingestão de gorduras, mas vale lembrar que muitas pessoas consomem o açaí em pasta com acompanhamentos muito calóricos, como leite condensado, granola e xarope de guaraná. Neste caso, o auxílio na manutenção da perda de peso é quase nulo.
  • Sistema digestivo – Como essa fruta contém bastante fibra dietética, ajuda no equilíbrio do sistema digestivo e, consequentemente, no processo de desintoxicação do organismo. O efeito pode ser potencializado se o açaí for consumido em conjunto com outros alimentos fibrosos.
  • Combate o envelhecimento – Exatamente pelo fato de o açaí ser uma fruta antioxidante, ele ajuda no combate ao envelhecimento da pele e do organismo como um todo, já que esta é uma das frutas com a maior taxa de antioxidantes em sua composição.

açaí

  • Fonte de energia – Um dos principais benefícios do açaí é ser uma fonte de energia. Por isso, muitas pessoas que treinam ou praticam algum esporte o consomem antes ou após a prática esportiva. De acordo com estudos nutricionais, os atletas que demandam grande quantidade de energia devem consumi-la após o treino, já pessoas que não praticam esportes intensos devem consumi-la de forma a substituir uma refeição, como no café da manhã.
  • Equilíbrio dos níveis de colesterol – De acordo com os últimos estudos sobre o açaí, a fruta pode ajudar a equilibrar a taxa de colesterol ruim (o LDL), equilibrando, inclusive, a taxa de gordura consumida. Tal fato ajuda na manutenção do colesterol no organismo, ajudando na sua saúde de forma geral.
  • Benefícios cardiológicos – Por consequência do equilíbrio dos níveis de colesterol, o coração também é beneficiado pelo consumo regular da fruta. Além disso, o suco do açaí previne a aterosclerose, ou seja, o endurecimento das veias e artérias. Já a gordura presente na fruta é semelhante à gordura presente no azeite de oliva, o que beneficia todo o sistema cardiovascular.
  • Fonte de cálcio – O benefício do açaí também se dá na saúde dos ossos e dentes. Por ser um alimento rico em cálcio, seu consumo é indicado também por idosos ou pessoas que sofrem de osteoporose e ademais problemas de cálcio.
  • Saúde das células – Antocianinas são os pigmentos responsáveis por dar a coloração roxa do açaí. As frutas com essa pigmentação contribuem para a saúde da proteção das células, mantê-las fortes, saudáveis e ajudando a inviabilizar a incidência de radicais livres no organismo. Esta é uma das funções mais importantes da fruta, a de proteger e manter o organismo saudável como um todo.
  • Prevenção do câncer – As antocianinas também são, segundo pesquisas, antioxidantes que auxiliam na prevenção de câncer. O fator preventivo é uma das formas naturais de maior significância.
  • Ganho de massa magra – Por ser um alimento fonte de ganho de massa magra, auxilia atletas e pessoas que praticam musculação, o que fornece resistência e evita a fadiga muscular.

Como mostramos, os benefícios do açaí são inúmeros e de suma importância para a manutenção do organismo, do bem-estar e até mesmo de funções estéticas.

No entanto, o consumo do açaí deve ser regular e limitado para que não ocorra a incidência de alguns malefícios. O consumo exagerado do açaí pode acarretar em:

  • Diabetes – Por ser um alimento com grande quantidade de carboidrato em sua composição, se o açaí for consumido em excesso, pode acarretar na hiperglicemia, ou seja, no aumento de açúcar no sangue, já que esses carboidratos viram açúcar no sistema sanguíneo.
  • Fator de engorda – Ainda por conta desses carboidratos, se consumido em excesso, o açaí pode ajudar a engordar, principalmente se consumido com outros acompanhamentos que naturalmente engordam. Mas o cuidado é quanto à porção, já que, se consumido em pequena quantidade e regularmente, auxilia na perda do peso. É necessário ter equilíbrio na ingestão da fruta.

Estes são os únicos malefícios do consumo excessivo e desregulado do açaí. Conforme mostrado, o índice de benefícios é bem maior e seu consumo deve ser regrado para que possa representar uma enorme contribuição à sua saúde e ao seu organismo.

benefícios do açaí

Além disso, vale lembrar que o mais importante é consumir o açaí em lugares limpos e fiscalizados pela vigilância sanitária, pois, como qualquer fruta, se o açaí não for bem limpo e devidamente pasteurizado, pode causar malefícios.

Além disso, o consumo da fruta in natura, que é muito comum no norte do país, diariamente, e sem a limpeza adequada, pode ter incidência sobre a doença de chagas. Mas este não é o açaí que costumamos consumir no resto do país, por isso não é preciso se preocupar em inibir o consumo da fruta.

Como consumir o açaí?

O açaí pode ser preparado de diversas formas. Por ser uma saborosa fruta, possibilita o seu consumo em diversas receitas.

Confira como fazer e quais são as melhores formas de consumir o açaí.

1.      Suco de açaí

O suco é uma das formas mais famosas de consumir a fruta. Para prepara-lo você precisa de:

  • 3 colheres de polpa congelada de açaí
  • 200ml de água

Preparo:

Descongele a polpa do açaí por completo e bata no liquidificador com a água até se tornar totalmente líquido ou mais encorpado, conforme seu gosto.

Você pode tomar sempre que sentir necessidade de repor energia, pela tarde ou no café. Além disso, você pode adoçar com açúcar ou adoçante, mas é preciso ter cautela para que não se torne um alimento muito calórico.

2.      Vitamina

Seguindo o mesmo padrão do suco, na vitamina apenas substituímos a água pelo leite. Assim, o resultado é mais cremoso e consistente.

açaí fruta

A quantidade também é alterada e é possível fazer misturas de outras frutas.

Para preparar a vitamina você vai precisar de:

  • 2 copos de polpa de açaí inteiramente descongelada
  • 2 bananas, nanica de preferência, picadas
  • 2 copos de leite
  • Açúcar ou adoçante se precisar ou quiser

Preparo:

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e ir adoçando conforme necessário. Para ficar totalmente homogênea a mistura, demanda-se cerca de 2 a 3 minutos no liquidificador em potência alta.

Mas ainda vale a dica anterior, quanto mais processado for, mais líquida ficará a vitamina. Você deve bater conforme sua vontade para torná-lo mais espesso ou mais líquido.

3.      Açaí com guaraná na tigela

De todas as receitas, esta é uma das mais calóricas, mas também uma das mais gostosas. No entanto, consumi-la de vez em quando não prejudica os ganhos, o importante é não tornar seu consumo constante.

Você vai precisar de:

  • 1kg de polpa de açaí
  • 1 banana prata
  • 400ml de xarope de guaraná

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até se tornar uma pasta.

Insira em um refratário e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.

Após este tempo estará pronto para o consumo.

Você ainda pode inserir os complementos como:

  • Granola
  • Leite em pó
  • Frutas picadas
  • Amendoim triturado
  • Leite condensado
  • Farinha láctea
  • Granulado
  • Flocos de arroz
  • Ovomaltine
  • Cobertura de sorvete
  • Coco ralado
  • Bolinhas de chocolate

Você ainda pode servir em copos ou taças inserindo o açaí até a metade, colocando o recheio, uma segunda camada de açaí e mais alguma opção de cobertura.

* Estas receitas, principalmente os acompanhamentos, são altamente calóricas e podem representar um potencial ganho de peso. Como mencionado, seu consumo deve ser moderado, principalmente por pessoas que possuem diabetes.

Vale lembrar, ainda, que você pode optar por consumir a fruta in natura, de maneira bem limpa e higienizada, de preferência deixando-a de molho em água sanitária.

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Guaraná

Benefícios e Propriedades do Cupuaçu

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades da Acerola

Benefícios e Propriedades do Romã

Benefícios e Propriedades do Camu-Camu

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades do Noni

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Jabuticaba

Benefícios e Propriedades da Pupunha

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.