fruta romã

Benefícios da Romã

A romã, nome científico Punica granatum, consiste em uma fruta cuja origem provém da Grécia, Síria e Chipre. Há milênios a romã é consumida e seus benefícios para a saúde já eram conhecidos em países do Oriente Médio desde o tempo dos faraós. Inclusive, exemplares da fruta já foram encontrados nas tumbas de faraós, provavelmente devido aos conhecimentos das propriedades da fruta em relação à saúde, sendo então usadas na crença de oferecer ao morto uma nova vida.

No Brasil, a fruta chegou por intermédio dos portugueses, A princípio, ela foi usada para tratar inflamação de garganta e também para aliviar a diarreia. Porém, atualmente são conhecidos seus inúmeros outros usos para o bom funcionamento.

romã fruta

Ela apresenta uma casca dura e avermelhada, com sementes também de tom vermelho, que ficam separadas dentro de pequenas cápsulas no interior da fruta. É justamente nas sementes onde são encontradas a maior parte das fibras, vitaminas e minerais.

O formato da fruta pode variar de acordo com a região onde ocorre o seu cultivo, sendo que no Brasil o mais comum é a romã de casca amarela. O sabor é leve e adocicado, tratando-se de um alimento muito saudável e leve.

Incluir a romã na dieta é uma ótima opção, já que ela apresenta uma quantidade baixa de calorias. A polpa de uma fruta possui cerca de 100 calorias. Nesse caso, ela pode ser usada como chá, que consiste em uma forma de contribuir para o emagrecimento e também para combater resfriados.

Os benéficos da romã fruta são inúmeros, devido à presença de substâncias que são muito úteis para o bom funcionamento do nosso organismo. Entre as principais, podemos citar a vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B.  Por conta dessas substâncias, essa fruta ajuda a reduzir o colesterol, melhora a circulação, o sistema imunológico, previne doenças crônicas, entre muitos outros.

O chá de romã feito com a casca da fruta possui propriedades antissépticas, o que beneficia a voz e limpa a garganta, o que a torna recomendável para profissionais que trabalham usando a voz. Além disso, a fruta possui propriedades anti-inflamatórias, o que protege dos resfriados e também alivia os seus sintomas.  Uma dica muito boa é fazer gargarejo com o chá de romã 3 vezes ao dia para proteger a garganta.

Tanto a casca quanto o suco feito com a romã possuem ação estrogênica, o que significa que são ótimos para mulheres na menopausa. Já as sementes apresentam uma quantidade generosa de cálcio, ferro e vitamina C, que são nutrientes importantes para a saúde do nosso organismo.

As folhas de romã também são usadas para o preparo de chá que, ao ser ingerido, ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a proteger o fígado. Confira a seguir mais detalhes a respeito dos principais benefícios da romã para o nosso corpo.

  • Vitamina A: protege a saúde dos olhos e deixa a pele mais bonita.
  • Vitamina C: ajuda a favorecer o sistema imunológico.
  • Vitaminas do complexo B: deixam a circulação melhor.
  • Ácido fólico: cuida da saúde cardiovascular.

Além dos benefícios, há malefícios da romã quando consumida em excesso. É preciso ter o cuidado nessa questão, já que a fruta ingerida excessivamente pode ser tóxica e provocar vômitos.

fruta romã

Benefícios da romã

A romã ajuda a tratar da diarreia, infecções na garganta e urinária, além de trazer benefícios para a prática de exercícios físicos e muito mais, como poderá ser conferido a seguir.

1.Ajuda a emagrecer

É possível afirmar que fruta romã ajuda a emagrecer, isso porque ela ajuda a eliminar líquidos do organismo, o que contribui significantemente para a perda de peso. Além disso, ela apresenta uma quantidade baixa de calorias, já que 100 gramas da fruta representam cerca de 50 calorias.

2.Contribui para o tratamento do câncer

Segundo pesquisas realizadas com a romã, essa fruta pode colaborar na luta contra o câncer, pois foi observado que o extrato feito a partir da casca da romã faz com que a reprodução das células cancerígenas seja inibida.

Em relação ao câncer de próstata, o indicado é o consumo de um copo de suco de romã a cada dia. Para as mulheres, os benefícios são para o câncer de mama, pois a fruta ajuda a reduzir a reprodução de células cancerígenas, chegando até mesmo a matar uma parte delas.

3.Reduz a pressão arterial

Tomar o suco de romã diariamente ajuda a diminuir a pressão sanguínea, já que afina o sangue. Por isso, é recomendado o consumo da fruta por quem sofre de hipertensão, que consiste em uma das maiores responsáveis pela ocorrência de derrame e infarto;

4.Cuida da saúde dos dentes

Outro benefício do suco de romã é para a manutenção da saúde dos dentes. Tomar um copo de suco evita que sejam formada placas bacterianas, além de combater doenças da gengiva. Isso ocorre devido às propriedades antibacterianas presentes na fruta. Outros problemas bucais também podem ser evitados com o consumo da romã, como inflamações e infecções, gengivite, periodontite e estomatite. Pesquisadores atribuem a proteção antibacteriana do suco à presença de polifenóis.

5.Ajuda a tratar a diarreia e disenteria

Além de evitar a proliferação de bactérias no estômago, por ter o efeito antioxidante proveniente dos polifenóis presentes na fruta (principalmente na casca), o processo de cicatrizar a mucosa gástrica ocorre de forma mais rápida. Além disso, é recomendado tomar o chá feito a partir da folha de romã para evitar proteger a mucosa intestinal, melhorando a secreção realizada pela bílis e evitando um acúmulo de ácidos no estômago.

Entre os componentes da romã está uma substância chamada tanina, que é a responsável por oferecer o sabor amargo da casca. Essa substância faz aumentar a reabsorção da água e também do cloreto de sódio, além de reduzir a produção de uma substância que contribui para a redução da consistência das fezes, aumentando a quantidade de evacuações.

romãs

6.Trata infecções de garganta e urinária

A romã apresenta uma grande quantidade de antioxidantes e também de adstringentes, o que ajuda a tratar a irritação da garganta. Por conta disso, tomar o chá de romã faz com que o inchaço e a dor na garganta sejam combatidos. Além disso, a romã serve para infecção urinária, já que a vitamina C auxilia nessa questão.

7.Contribui para a prática de atividades físicas

Quem pratica exercícios físicos será beneficiado com o consumo da romã. Isso se deve à presença de nitratos, que agem aumentando a circulação sanguínea nos músculos por promoverem a dilatação dos vasos sanguíneos. Dessa forma, a oxigenação é favorecida, o que reduz a sensação de cansaço durante o treino, aumentando assim a performance.

Benefícios da romã para o homem

Em estudos realizados com a romã, foi comprovado que a ingestão do suco aumenta os níveis de testosterona. Quando isso acontece, o desejo sexual também é aumentado. Para fazer uso desse benefício da fruta, o ideal é consumir um copo de suco de romã diariamente. Além disso, os pesquisadores também descobriram que ela age sobre as emoções, fazendo com que as emoções negativas diminuam e as positivas aumentem.

Romã: como comer

A romã pode ser consumida em diversas maneiras diferentes, seja in natura, em forma de chás, sucos, usada como ingrediente de molhos ou tortas. A fruta pode ser consumida até mesmo junto com a casca e as sementes, que são as partes que possuem a maior concentração de nutrientes que beneficiam a nossa saúde.

Sobre a questão se a romã emagrece, ela ajuda a reduzir a retenção de líquidos no organismo, o que contribui positivamente para essa finalidade.

Bebidas feitas com romã

O chá de romã para garganta é excelente para combater infecções e também proteger a mucosa. Além do chá feito com a casca da fruta, veja a seguir como fazer suco de romã.

romã

Chá de romã

  • 4 romãs maduras
  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) mel

Modo de preparo

  1. Coloque em uma panela a casca das romãs junto com a água, deixando ferver por cerca de 5 minutos.
  2. Em seguida, apague o fogo e tampe a panela por mais 5 minutos. Isso é feito para que a casca libere suas propriedades benéficas à saúde.
  3. Remova as cascas e coloque o conteúdo em um jarro, adoçando a gosto com o mel. Beba o chá quente.

Suco de romã

Ingredientes

  • 20 romãs maduras
  • 2 litros de água
  • ½ xícara (chá) de mel
  • 2 pedaços de canela em pau
  • 3 cravos-da-índia

Modo de preparo

  1. Coloque para aquecer a água junto com a canela, o cravo e o mel, deixando ferver por cerca de 2 minutos. Em seguida, espere esse chá esfriar e coloque na geladeira.
  2. Após lavar as romãs e quebre suas fibras, rolando-as sobre uma superfície (assim como se faz com o limão), para obter mais suco. Depois, corte ao meio e remova as sementes, evitando a parte branca, que e amarga.
  3. Em um pano de prato limpo, aperte bem as sementes para conseguir retirar todo o suco possível. Agora, basta acrescentar ao chá gelado, misturar bem e está pronto para ser servido.