fruta mamão

Benefícios do Mamão

O mamão (nome científico Carica papaya L.) é uma fruta que pode ser encontrada durante o ano todo no Brasil e consiste em uma fonte rica de vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde do nosso corpo.

O mamão é proveniente da América tropical, mas acabou se espalhando por todo o continente americano. Quando Cristóvão Colombo provou essa fruta, encantou-se tanto pelo seu sabor adocicado e a maciez de sua consciência, que até a chamou de “fruto dos anjos”.

O mamão papaia é o mais popular do Brasil, seguido pelo mamão formosa. Outras variedades da fruta encontradas são o mamão-da-baía, mamão-da-índia, mamão-macho e mamão-fêmea.

A árvore cresce de forma rápida e produz muitos frutos durante o ano inteiro. Por ter um ciclo veloz, a planta se multiplica e se propaga com rapidez. Ele é encontrado em muitos países de clima quente e consiste em uma das frutas mais consumidas no mundo.

mamão

Para plantar mamão é preciso que o solo esteja adubado ou seja fértil, além de ser bem drenado. Outro fator indispensável é que o clima seja quente e úmido, já que o mamoeiro não suporta o frio. A maneira mais eficaz de propagação é através das sementes.

Ele apresenta uma enzima chamada papaína, que atua digerindo as proteínas. A papaína é usada para o tratamento de lesões e alergias, a fabricação de suplementos e também goma de mascar, sendo mais encontrada na fruta quando ela se encontra no estágio verde. As sementes do mamão possuem um sabor picante, amargo e também podem ser consumidas. A caloria do mamão fica em torno de 50 para cada 100 g da fruta.

Propriedades do mamão

Por ser uma fonte rica de vitaminas e minerais, o mamão contribui positivamente para o nosso organismo, ajudando a proteger o sistema imunológico e a manter o coração saudável, além de diversos outros benefícios. Os principais nutrientes presentes no mamão são:

  • Vitamina A: ajuda a proteger a saúde dos olhos e retarda o envelhecimento da pele.
  • Vitamina C: acelera o processo de cicatrização e previne gripes e resfriados.
  • Fósforo: aumenta a resistência para atividades físicas, combatendo o cansaço.
  • Potássio: previne o AVC e controla a pressão arterial.
  • Magnésio: ajuda no controle a diabetes e cuida da saúde dos ossos.

A fruta também possui quantidades significativas de cobre, vitamina K, vitamina B, vitamina E, ácido fólico, além de constituir em um ótimo antioxidante. Um mamão médio apresenta por volta de 120 calorias.

Sementes e folhas de mamão

A folha do mamão é usada em alguns países para aumentar a quantidade de plaquetas, o que pode evitar uma transfusão de plaquetas em casos graves de dengue. Apesar disso, não há pesquisas suficientes para comprovar a eficácia e segurança do consumo de chás feitos a partir das folhas do mamoeiro.

As sementes do mamão podem ser consumidas in natura, secas ou moídas, sendo também consumidas com mel, suco de frutas e em molhos salgados. Segundo pesquisas, a semente é rica em proteínas, gordura e pode ser considerada uma fonte rica em cálcio, fósforo e magnésio. Elas são indicadas para o tratamento de parasitas intestinais.

fruta mamão

Porém, por apresentar uma quantidade elevada de gordura, o recomendado é que o consumo das sementes do mamão seja feito de maneira moderada, sendo o ideal ingerir por volta de duas colheres de sopa por dia.

Mamão: benefícios e malefícios

Veja a seguir as propriedades do mamão e quais os benefícios que ele oferece para a saúde, além de conhecer também o malefício causado pela presença do látex nessa fruta.

1.Protege o coração

Como o mamão é uma fruta com grande quantidade de fibras, os níveis de colesterol acabam sendo reduzidos com o seu consumo. Além disso, a presença do ácido fólico contribui para a redução das chances de um acidente vascular cerebral (AVC) e também de ataque cardíaco.

Como essa fruta possui as vitaminas A e C, antioxidantes que evitam a oxidação do colesterol, ele acaba não se acumulando nas paredes dos vasos sanguíneos, que podem provocar derrames e ataques do coração.

2.Melhora o sistema imunológico e o intestino

O sistema imunológico fortalecido previne infecções como gripes, resfriados e também dores de ouvido. A ingestão das vitaminas C pelo consumo de um mamão traz mais de 200% das necessidades recomendadas por dia. Além disso, a presença da vitamina A beneficia nesse suporte ao sistema imunológico.

O mamão é uma fruta rica em fibras, o que também ajuda a melhorar as funções intestinais, proporcionando uma melhor eliminação das fezes.

3.Age como um anti-inflamatório

As enzimas presentes no mamão, como a papaína, fazem com que as proteínas sejam digeridas de forma mais eficaz. Dessa forma, ocorre uma redução da inflamação. Além disso, o betacaroteno e vitamina C presentes na fruta também colaboram nesse sentido.

A artrite reumatoide e osteoartrose apresentam uma melhora significativa proveniente do consumo do mamão.

mamão fruta

4.Reduz o colesterol

O colesterol é responsável pelo bloqueio das artérias coronárias, o que provoca problemas no sistema vascular e pode resultar em várias doenças cardíacas. No entanto, ele é reduzido pela ingestão do mamão, isso porque a fruta possui antioxidantes e fibras que impedem seu acúmulo nas artérias.

5.Contribui para a perda de peso

Os benefícios do mamão para emagrecer o torna um alimento recomendado para ser incluído na alimentação. Isso porque ele possui uma quantidade generosa de fibras, o que contribui para amenizar a sensação de fome, por causar uma maior saciedade.

Além disso, essa fruta apresenta uma quantidade pequena de calorias, além de ajudar o intestino funcionar melhor, o que também ajuda no processo de emagrecimento.

6.Ajuda a tratar e combater a diabetes

Por ser uma fruta que possui fitonutrientes, que auxiliam no combate de doenças cardíacas ocasionadas pela diabetes, o mamão é recomendado para quem sofre dessa doença. Apesar de ser uma fruta adocicada, na verdade o mamão apresenta um teor baixo de açúcar. Seu consumo é também indicado para prevenir a diabetes.

7.Pode ajudar a prevenir o câncer

De acordo com pesquisas realizadas nos EUA, a substância chamada betacaroteno, que é encontrada em grande quantidade no mamão, pode proteger o corpo do câncer de cólon e de próstata.

O licopeno, também presente na fruta, mostrou-se eficaz na redução dos riscos do desenvolvimento do câncer de próstata. Além disso, ele é rico em fitonutrientes antioxidantes e também flavonoides, o que evita o surgimento de radicais livres, que causam danos às células.

8.Contribui para o crescimento dos cabelos

A vitamina A é encontrada no mamão e ajuda a impulsionar o crescimento dos fios, tornando-os mais resistentes. Além disso, mantém a hidratação e brilho nas fibras capilares. Outro benefício causado pela melhoria da saúde capilar é a redução da caspa.

Malefícios do mamão

O mamão possui uma substância conhecida como látex, usada para a fabricação de cosméticos, gomas de mascar e outros produtos. Algumas pessoas são alérgicas ao látex e, por conta disso, essa fruta não deve ser consumida por quem possui essa alergia.  Ademais, ele também possui quitinase, enzima que também pode provocar alergia quando reage junto ao látex.

Mamão: tipos mais comuns no Brasil

O mamão formosa e o papaia são os mais comuns no Brasil. Confira quais são as diferenças entre eles

Mamão papaia

Esse tipo de mamão é o mais consumido pelos brasileiros e possui um tamanho menor ao ser comparado com o mamão formosa. Ele é mais adocicado e apresenta uma maior quantidade de fibras. Por isso, um dos principais benefícios do mamão papaia é em relação à sua contribuição para o trânsito intestinal.

Mamão formosa

Também muito apreciado pelos brasileiros, o mamão formosa apresenta uma quantidade de açúcar menor em relação ao mamão papaia, além de ter um aroma mais suave.

Essa variedade de mamão não apresenta licopeno, o que dá a ele sua aparência desbotada. Esse pigmento é o responsável pela tonalidade alaranjada ou vermelha dos vegetais. O licopeno possui ação antioxidante, que ajuda a combater o câncer, prevenir doenças cardíacas, melhorar a saúde dos ossos, olhos e cabelos, além de ser benéfico para combater a infertilidade.

Vitamina de mamão

Veja como preparar duas receitas de vitaminas muito saborosas, além de saudáveis e nutritivas.

Vitamina simples de mamão

Ingredientes

  • 3/4 de xícara (chá) de mamão
  • 1 iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de coco desidratado
  • 1 xícara (chá) de morangos congelados
  • Amêndoas a gosto
  • Água

Modo de preparo

  1. A preparação dessa vitamina é feita de forma muito fácil, bastando apenas bater todos os ingredientes no liquidificador. Adicione a água aos poucos, até atingir a consistência da sua preferência.
  2. Caso deseje tomar essa vitamina gelada, acrescente cubos de gelo. Se preferir, acrescente também uma pitada de canela em pó.

Vitamina de mamão e espinafre

Ingredientes

  • 1 xícara e meia (chá) de mamão
  • 1 xícara (chá) de espinafre
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • 1 colher (chá) de sementes de chia
  • 1 copo de leite de amêndoas
  • 1 copo de água

Modo de preparo

1.      Coloque no liquidificador todos os ingredientes, com exceção da chia. Bata até que seja formada uma mistura bem homogênea, acrescentando a água conforme a consistência que preferir.

2.      Se desejar beber a vitamina gelada, acrescente cubos de gelo ou então use os ingredientes gelados. No momento de servir, coloque as sementes de chia e beba em seguida.