nonis

Benefícios do Noni

Se você nunca ouviu falar do noni (Morinda citrifolia) talvez não saiba que ele é um fruto que vem sido bastante consumido aqui no Brasil e que traz consigo uma certa polêmica. Isso porque ele tem fama de ser anti-oxidante, capaz de retardar o envelhecimento precoce, além de ser um potente emagrecedor.

Porém, esses benefícios ainda não contam com estudos muitos conclusivos. Ele é muito consumido na região asiática, principalmente pela medicina popular da região, que diz que seu poder inclui, também, melhorias a doenças mais graves, como câncer e diabetes.

Nesse contexto, o noni virou moda no nosso país, trazido por pessoas que viajam para os região onde ele é muito conhecido. Por isso, neste artigo, iremos entender mais sobre esse fruto e, nos tópicos seguintes, iremos destrinchar todas as informações relevantes sobre o noni e suas utilidades mais frequentes.

nonis

Formas de utilizar o noni

O noni é um fruto um pouco amargo e um tanto quanto indigesto de se ingerir naturalmente, por isso, muitas pessoas optam pelo suco ou até mesmo chás. A dica é misturá-lo com outra fruta ou com um pouco de mel, para dar uma adocicada. Separamos uma receita simples para que fique claro como fazer suco de noni, de maneira rápida e fácil. Veja abaixo:

Ingredientes:

– 2 Frutos maduros

– Suco de Uva

Como fazer: Lave bem os frutos e corte em rodelas. Junte os pedaços no liquidificador com metade do suco de uva e bata bem. Coe e depois bata novamente com o restante do suco. Dica: ele durará cerca de cinco dias na geladeira e pode ser ingerido pela manhã no café.

Outras frutas podem ser substituídas para a mesma receita, como abacaxi, morangos e banana. Porém, a maioria das pessoas indica não misturar com leite, devido ao gosto ruim que ficará. Opte por frutas doces, evitando acrescentar açúcar. Caso o suco ainda fique amargo, o mel pode fazer o papel de adoçante, sem prejudicar a receita de forma negativa.

noni

Onde comprar Noni

Muita gente se pergunta sobre o noni onde comprar. Antes de mais nada, devemos explicar que o fruto foi proibido devido à falta de estudos relacionados aos seus malefícios e benefícios. Mesmo assim, ele é facilmente encontrado em mercados de todo o país e até na internet.

A dica é sempre procurar por locais onde a higiene é preservada, se optar pela compra do fruto. Não há de fato nenhum estudo que indique que o noni cause algum mal à saúde, porém, por questões de segurança, ele ainda não foi liberado. Na Ásia, o noni é muito utilizado e seus benefícios prometem ser impressionantes.

Tratamento de doenças

Muito se fala sobre a prevenção de doenças pelo noni, e o câncer é uma delas. Alguns estudos – ainda não conclusivos – indicaram que o noni é capaz de agir contra as células cancerígenas, fazendo-as diminuir a multiplicação e até mesmo pará-las. Porém, esse fato ainda precisa passar por testes mais rigorosos que, segundo os defensores do fruto, estão prestes a começar. Outra indicação muito comentada é da diminuição do câncer de mama em mulheres, devido às ações anti-oxidantes presentes no noni.

Também é possível encontrar diversos artigos que falam do tratamento do noni para diabetes. Isso porque algumas pesquisas indicaram que o fruto pode ajudar a reduzir o nível de hemoglobina glicosada, triglicéridos séricos e lipoproteína de baixa densidade de colesterol no organismo e o nível de insulina no sangue. Mais uma vez, é importante lembrar que esses estudos ainda não possuem de fato comprovação científica e precisam passar por amplos critérios de avaliação. Porém, a expectativa é alta quanto às inúmeras promessas para a saúde geral que o pequeno fruto amargo traz.

Noni benefícios e malefícios

Os malefícios relatados sobre o consumo do frutos estão mais relacionados a casos de toxidade hepática, ou seja, quando há problemas sérios para o organismo ao entrar em contato com uma substância. Outras reações podem englobar danos aos rins e fígado.

Alguns estudos foram feitos com pacientes voluntários e os resultados não foram muito agradáveis: De 96 pessoas, 3 desistiram da pesquisa e uma precisou ser retirada por ter um nível elevado de ALT e AS, que indica exatamente problemas de fígado. Apesar de parecer pouco e talvez proveniente de alguma pré-disposição genética, essas pesquisas foram o suficiente para que o consumo do fruto fosse proibido no Brasil, pelo menos até que novos dados sejam apresentados.

fruta noni

Quanto aos benefícios, a ciência já provou que o noni é rico em vitamina C e possui um efeito anti-oxidante realmente muito impressionante. A grande questão é se ele traz mesmo esses efeitos de forma positiva ao organismo, retardando o envelhecimento e ajudando a curar doenças.

Outra informação bastante relevante é a de que os defensores do fruto afirmam enfaticamente que ele é capaz de gerar um aumento de glóbulos brancos no sangue, o que faz com que a imunidade seja aumentada, fazendo com que as infecções não apareçam com tanta frequência.

Conclusões sobre à questão da saúde

Então o noni faz mal? A resposta ainda é um mistério que precisa ser cuidadosamente avaliado. De fato, ainda não existem estudos conclusivos, o que significa – na prática – que ele pode ou não fazer mal. Tudo pode depender do organismo de cada pessoa e de como ele irá reagir às substâncias presentes no fruto. Portanto, é recomendável manter uma cerca precaução com relação ao consumo do tão polêmico fruto.

noni fruta

Se for optar por tentar, a dica é não exagerar na dose e fazê-lo com segurança, de preferência assistido por um médico de confiança, que conheça seu organismo. Pessoas que costumam ter alergias a frutas devem evitar ao máximo ingerir algo como o noni, que ainda não tem informações científicas muito bem embasadas. O fato é que ele é amplamente consumido no Taiti e Ásia de forma geral e, por lá, a promessa é de que o fruto seja realmente milagroso e sua serventia seja ilimitada, indo desde febre até problemas sérios de saúde.

Porém, devemos lembrar que cada povo possui um organismo diferente, podendo reagir de formas distintas a diferentes substâncias. Sobre o noni, a Anvisa proibiu de fato o consumo, como dito anteriormente e, por enquanto, não há formas legais de encontrá-lo, mesmo que seja relativamente de fácil acesso em mercados ao redor do país.

E sobre a pesa de peso?

Entre os inúmeros benefícios do noni citados pelos seus defensores, temos a perda de peso. Mais uma vez, não dá para garantir que o noni emagrece, já que os estudos são limitados e inconclusivos. Porém, ha quem diga que seu poder anti-oxidante ajuda na redução das células de gordura e na aceleração do metabolismo.

De forma geral, o emagrecimento até pode ocorrer, devido à quantidade enorme dessas substâncias e de vitaminas, mas não sabemos ao certo se isso se dará de forma saudável ou não. No mais, devemos sempre lembrar que a maneira mais efetiva de se atingir o peso ideal é mantendo uma rotina de atividades físicas e alimentação comprovadamente saudável, incluindo frutas e verduras.

Muitos se perguntar do noni benefícios que tem e se deslumbram com as infinitas possibilidades de uso, principalmente quando se trata de melhorar a parte estética. Como foi dito, talvez ter prudência no consumo deste fruto seja a melhor saída para quem deseja realmente utilizá-lo.

Considerações finais

Para quem desejava formar uma opinião mais embasada sobre o noni, infelizmente isso ainda não será possível, já que nem os cientistas sabem ao certo quais são seus benefícios ou riscos. Sim, existem em sua composição vitaminas como: vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina B5 (ácido pantoténico), Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C (ácido ascórbico), Ácido Fólico, Vitamina E (alfa -tocoferol) e beta-caroteno. Porém, ainda não se sabe ao certo sobre os efeitos adversos, como toxidade e danos sérios aos rins.

De fato, será preciso uma série de estudos mais detalhados que sejam capazes de trazer novos esclarecimentos sobre o fruto, de forma com que ele possa ser consumido sem riscos. Alguns cientistas acreditam que apenas algumas pessoas possuem reações indesejadas, já outros acreditam que a ingestão do noni seja arriscada para praticamente todos, se isso for feito de forma contínua, a longo prazo.

Portanto, enquanto ainda não existem conclusões, é importante manter a prudência e o bom senso, tomando os cuidados necessários caso opte por ingerir o alimento. É imprescindível acompanhamento médico e doses graduais, a fim de diminuir possíveis danos.