cerejas

Benefícios da Cereja

A cereja é um fruto do tipo drupa, pequeno (aproximadamente 2 cm), arredondado, de polpa suculenta e macia. A casca da cereja costuma ser muito fina e brilhante, apresentando uma coloração que vai do vermelho ao roxo.

Cereja árvore

O nome cerejeira é dado a árvores de diferentes espécies. Algumas produzem frutos comestíveis e outras são utilizadas para a extração de madeira nobre. Em termos de classificação botânica, as cerejeiras estão incluídas no subgênero Cerasus, que faz parte do gênero Prunus (Rosaceae). As cerejas são os frutos das cerejeiras.

Tipos de cereja

Existem incontáveis variedades de cereja ao redor do mundo. Uma forma básica de classificação dos tipos de cereja é dividi-las entre: doces, pertencentes ao grupo Prunus avium e azedas, pertencentes à espécie Prunus cerasus L. Dentro de cada uma dessas espécies existem diversas variedades.

fruta cereja

Entre os muitos tipos de cerejas doces, podemos citar: Bing, Rainier, Queen, Anne e Stella. Já no grupo das cerejas azedas, temos as variedades: Montmorency, Morello, Early Richmond e Azeda Anã.

Propriedades da cereja

As cerejas são ricas em:

  • Açúcares naturais (frutose e glicose). Fontes de energia para o organismo.
  • Aceleram o trânsito intestinal, aumentam a sensação de saciedade, ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a baixar a absorção de gorduras no intestino.
  • Auxiliam na absorção de vitamina C, pode ter ação antialérgica, anti-inflamatória e anti-hemorrágica. Destacam-se por seu efeito antioxidante, que pode ajudar a prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares.
  • Vitamina A. Importante para os processos de formação do tecido cutâneo. Contribui para a saúde ocular, pois tem efeito protetor sobre as córneas. É necessária para o correto funcionamento dos processos de crescimento e diferenciação das células. Durante a gravidez, seu consumo é especialmente necessário, já que contribui para o bom desenvolvimento fetal.cereja fruta
  • Vitaminas do complexo B. De modo geral, ajudam o organismo a converter os alimentos em energia.
  • Vitamina C. Tem forte ação oxidante, ajudando no combate aos radicais livres. Fortalece o sistema imunológico, o tecido cutâneo, além de prevenir problemas oculares e cardiovasculares.
  • Vitamina E. Tem ação antioxidante, normaliza a função muscular, participa da formação das hemácias, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter os níveis de vitamina A no organismo.
  • Betacaroteno. Nutriente importante para manter a saúde da pele, dos olhos, dos ossos, cabelos e unhas, além de aumentar a capacidade do sistema imunológico.

Contém ainda os seguintes minerais:

  • Cálcio. Fundamental para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Participa das contrações musculares, da transmissão de impulsos nervosos, da coagulação sanguínea e da permeabilidade das células.
  • Responsável pelo transporte de oxigênio para as células e compõe as enzimas que atuam no processo de respiração celular.
  • Magnésio. Mineral importante para os movimentos de contração e relaxamento muscular, produção de proteínas, atuação de certas enzimas, além da produção e transporte de energia.
  • Fósforo. Participa da formação dos ossos e dentes. Atua ainda no metabolismo dos glicídios, nas contrações musculares e na produção de energia.
  • Potássio. Nutriente essencial para as contrações musculares, condução de impulsos nervosos, normalidade da frequência cardíaca, produção de energia, síntese de proteínas e ácidos nucleicos.

Benefícios da cereja

Rica em nutrientes essenciais, a fruta cereja é um alimento que ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e evitar doenças. Entre os benefícios da cereja para a saúde, podemos citar:

cerejas

1.Tem ação antioxidante. A cereja fruta contém antioxidantes poderosos, como antocianinas, cianidina e quercetina. Por isso, ela ajuda a retardar o envelhecimento das células de todo o corpo.

2.Atua na prevenção do câncer. Elementos presentes na composição das cerejas, como fibras, vitamina C, carotenoides e antocianinas, desempenham um papel importante na prevenção de diferentes tipos de câncer.

3.Proporciona um sono melhor. A cereja é um dos poucos alimentos que contêm melatonina, uma substância que ajuda a regular o ritmo dos batimentos cardíacos e os ciclos de sono do organismo.

4.É um anti-inflamatório natural. As antocianinas presentes na cereja são responsáveis por esse efeito. Por isso, o consumo de cerejas pode ajudar a tratar os sintomas dolorosos de doenças como artrite e gota.

5.Ajuda a controlar o diabetes. Além de ser fonte de fibras, a cereja tem baixo índice glicêmico (22), podendo ser consumida por pessoas diabéticas.

6.Melhora o funcionamento intestinal. As cerejas são ricas em fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino. Esse benefício é proporcionado pelo consumo das cerejas frescas, com casca.

7.Ajuda a emagrecer. Esse benefício também está relacionado com o alto teor de fibras que as cerejas contêm. Além de ser uma opção de doce saudável, que pode substituir doces industrializados, ricos em gordura e hipercalóricos, a cereja proporciona uma sensação de saciedade prolongada, ajudando a controlar o apetite.

Cereja em calda

A cereja em calda ou cereja marrasquino, é uma receita tradicional, na qual as cerejas frescas são conservadas, tingidas e adoçadas.

O nome cereja marrasquino vem do licor marrasquino, que, no passado, era usado para preservar cerejas inteiras, constituindo um item de luxo.

O atual processo industrial de produção da cereja em calda inclui a preservação das cerejas em salmoura, com dióxido de enxofre e cloreto de cálcio (usado para clarear as frutas). Depois, são tingidas com corante alimentício vermelho, adicionando-se xarope de açúcar e outros ingredientes ao produto.

Falsa cereja em calda, feita de chuchu

Como as cerejas têm um preço bastante elevado no Brasil, existe uma imitação de cereja em calda, mais barata, feita com bolinhas de chuchu tingidas com corante alimentício. Essas cerejas são muito usadas para confeitar bolos, sonhos e outros doces.

Entretanto, nem todas as cerejas em calda vendidas no Brasil são feitas de chuchu. Para saber se o doce é feito com cerejas de verdade, basta olhar o rótulo do produto.

Bolinhas de chuchu que parecem cereja em calda

Primeiro, o chuchu é cozido, sem deixar que fique mole demais. Em seguida, as bolinhas são retiradas com um instrumento chamado boleador. As bolinhas são fervidas com cal virgem culinária e descansam por 3 horas.

Após esse tempo, as bolinhas são cozidas em calda quente de groselha. Retira-se as bolinhas da calda, acrescenta-se mais açúcar, espera-se até a calda adquirir consistência, acrescenta-se as bolinhas de chuchu e retira-se a mistura do fogo. O toque final é dado com um pouco de licor marasquino.

cereja

Cereja preço

Por se tratar de um produto importado, já que só é produzida em regiões de clima frio, a cereja fruta, fresca, é bastante cara no Brasil. 150 gramas de cereja fresca podem custar até R$ 14. O preço de varia de acordo com o distribuidor e a época do ano.

Cereja cor

A cereja cor é um tom entre o vermelho e o vinho. Especialistas em cores afirmam que essa tonalidade, quando usada na decoração doméstica, traz vida e energia para a casa e seus habitantes. A cor cereja, como outros tons avermelhados, teria a capacidade de acelerar as conexões cerebrais de quem a visualiza. A cor cereja é indicada para ambientes onde as pessoas necessitam de energia e disposição.

Receitas com cereja

A cereja, fresca ou em calda, ajuda a compor deliciosas receitas de doces, confira:

Torta com cereja e chantili

Ingredientes da massa: 180 g de farinha de trigo comum, ½ tablete de margarina para uso culinário, 1 xícara (chá) de açúcar, raspas finas da casca de 1 limão.

Ingredientes do recheio: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite (sem soro), 2 colheres (sopa) de amido de milho, dissolvido em um pouco de leite, 1 colher de essência de baunilha.

Cobertura: 200 ml de chantili e 200 g de cerejas.

Modo de preparo (massa): coloque a farinha em um recipiente largo, faça uma cova no centro, coloque a margarina, o açúcar e as raspas de limão. Misture bem, até que forme uma massa homogênea e comece a desgrudar das mãos. Leve a massa à geladeira por 30 minutos.

Após esse tempo, retire-a da geladeira e forre com ela o fundo e as laterais de uma forma redonda. Leve ao forno preaquecido a 180°C, por 20 minutos, verificando para não queimar. Quando a massa estiver dourada, retire do forno e reserve.

Recheio: Ponha todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar bem.

Montagem da torta: despeje o recheio sobre a massa já assada na forma. Bata o chantili na batedeira e use-o para decorar a torta, finalizando com as cerejas. Sirva a torta gelada.

Mousse de Cereja

Ingredientes: 1 vidro de cereja em calda (150 g), 1 envelope de gelatina em pó sem sabor, 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 3 claras, 4 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de preparo: hidrate a gelatina sem sabor com 6 colheres de água fria e leve ao fogo em banho-maria, até dissolver por completo. Bata o leite condensado, o leite, as cerejas (sem a calda) e a gelatina dissolvida. Reserve.

Em uma panela, misture o açúcar e as claras, leve em seguida ao fogo baixo. Mexa sem parar por 3 minutos, tirando a panela do fogo a cada minuto e sempre mexendo, para que não cozinhe.

Retire a mistura do fogo e passe para a batedeira. Bata até dobrar de volume. Misture delicadamente ao creme e leve à geladeira por 6 horas.

Faça uma cobertura com a calda que sobrou das cerejas, 1 colher (chá) de fécula de batata, ½ colher de sopa de açúcar e algumas cerejas frescas (opcional).

Misture a calda das cerejas, a fécula de batata, o açúcar e ½ xícara de água. Leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Deixe esfriar e sirva com a mousse gelada.