toranja

Benefícios da Toranja

A toranja, também conhecida pelo seu nome em inglês, grapefruit, é um citrino híbrido grande, resultante do cruzamento entre o pomelo com a laranja. Parente da laranja e do limão, a toranja é a maior fruta família dos citros, podendo pesar 700 gramas.

De origem asiática, o pé de toranja se adapta bem em regiões de clima quente e úmido e medem cerca de 5–6 metros, mas podem atingir até 13–15 metros. A toranja gigante pode chegar a 30 centímetros de diâmetro, tem forma de uma bola achatada, possui uma casca grossa e carnuda. Essa fruta é encontrada durante todo o ano e deve ser armazenada em local refrigerado para maior durabilidade.

toranja

Embora parecida com uma laranja gigante, a toranja é maior, possui a polpa é mais avermelhada e com sabor amargo. Alem de ser rica em fibras e pobre em calorias, possui uma variedade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo, tanto que alguns autores a classificam como planta medicinal. Dentre as propriedades da toranja destacam-se sua ação estimulante, antioxidante, adstringente, depurativa, antibacteriana, antifúngica, digestiva, tônica e aromática.

A fruta toranja se mostrou eficiente no auxilio da perda de peso. Dietas da toranja já têm sido feitas por décadas prometendo emagrecer 4 quilos em 12 dias e se baseia em tomar suco de toranja junto com as refeições e claro, controlando a ingestão calórica e restringindo o consumo de alguns alimentos. Por ser uma fruta altamente nutritiva, de baixo índice glicêmico e poucas calorias, a toranja se tornou aliada nas dietas de emagrecimento.

Apesar de tantos benefícios para a saúde, assim como qualquer outro alimento, não se deve fazer o uso em excesso. Uma porção por dia da toranja fruta já é suficiente. Foram identificadas muitas inteirações entre toranja e alguns medicamentos, interações estas que podem ser perigosas, por isso é bom não exagerar no seu consumo.

A toranja fruta, também conhecida como jamboa, pamplemussa, laranja vermelha, entre outras denominações, pode ser consumida in natura ou em preparações assadas ou cozidas, mas a maior parte da produção da fruta toranja é transformada em suco, que também pode ser usado na preparação drinques. Essa fruta ainda é bastante consumida na forma de doce de toranja como geleias e compotas. A toranja é uma fruta suculenta de sabor amargo e azedo, dependendo do seu paladar, vale adicionar açúcar ou mel e combina-la com outras frutas.

Toranja e laranja diferença

Se você se pergunta o que é toranja, saiba que essa fruta é o resultado do cruzamento de espécies de laranja (Citrus sinensis) com pomelo (Citrus maxima). Por sua aparência externa e pela toranja ser popularmente chamada de laranja-melancia, laranja vermelha, laranja-romã, entre outras denominações, pode haver uma confusão e achar que laranja e toranja são a mesma coisa, quando na verdade são espécies diferentes que pertencem à mesma família dos citros, assim como o limão, a lima e a tangerina.

A toranja tamanho é maior que a laranja e possui polpa mais avermelhada. Por conter mais água que a laranja e menos hidratos de carbono, a toranja acaba tendo um gosto mais amargo e menos calorias do que a laranja.

De suculência similar à da laranja, a quantidade de vitamina A e C é maior na laranja, porém a fruta toranja ainda é uma boa fonte dessas vitaminas. No mais, possui os mesmos benefícios da laranja e tanto outros. Falando em nutrientes e benefícios da toranja, ela é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, e auxilia no tratamento da má circulação, cálculos biliares, má digestão, gripe, dor de garganta, cansaço, espinhas, pele oleosa e perda de peso.

Além das vitaminas e minerais, a toranja possui flavonoides como licopeno, naringina e limonoides.

Benefícios da Toranja

A toranja é uma fruta rica em vitaminas e minerais essenciais para saúde geral do corpo, como potássio, magnésio, ácido fólico, fósforo, cálcio, licopeno, vitaminas do complexo B, vitamina C e E e fibras.

Dentre seus benefícios, a toranja ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade, combate os radicais livres, reduz o colesterol, melhora o funcionamento do intestino, intensifica a queima de calorias, entre outros.

1.Combate o envelhecimento precoce: a toranja é um antioxidante natural e combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

2.Aumenta a imunidade: a toranja é rica em vitaminas C, A, B1, B2, B3, B5, B6 e E, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.

fruta toranja

3.Auxilia no combate a doenças graves como o câncer: devido à sua ação como antioxidante e por influenciar enzimas como o citocromo P450, a toranja pode agir como agente anticancerígeno e auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer. Os flavonoides como naringina e o bergamoteno presentes nessa fruta são capazes de induzir a morte celular das células cancerígenas.

4.Ajuda a reduzir o colesterol: a pectina presente na toranja e seu teor antioxidante auxiliam na redução dos níveis de colesterol e por consequência na redução de doenças cardiovasculares.

5.Previne doenças cardiovasculares: além de reduzir os níveis de colesterol, a toranja possui substancias capazes de fortalecer a elasticidade das paredes arteriais, auxiliando na circulação sanguínea.

6.Promove o bom funcionamento do intestino: as fibras presentes na toranja promovem o bom funcionamento intestinal. Extratos de toranja são usados para reequilibrar a flora intestinal.

7.Elimina o excesso de ácido úrico: a toranja auxilia em casos de gota, cálculo renal e artrite úrica por eliminar o excesso de ácido úrico.

8.Combate as varizes: a melhora da circulação sanguínea e tonificação da parede dos vasos sanguíneos promovidos pelo consumo de toranja ajudam no combate às varizes.

9.Aumenta a queima calórica e ajuda no emagrecimento: o consumo de toranja emagrece.  Enzimas presentes na fruta aumentam o metabolismo e consequentemente a queima calórica. A toranja é um alimento nutritivo, de poucas calorias e baixo índice glicêmico. Dietas com o consumo de toranja prometem emagrecer 4 quilos em 12 dias.

10.Promove a sensação de saciedade: as fibras presentes na fruta toranja promovem a sensação de saciedade, assim se consome menos alimentos e consequentemente menos calorias, auxiliando na perda de peso. O aroma da toranja se diz capaz de reduzir a sensação de fome, esse é mais um dos motivos para se incluir essa fruta nas dietas de emagrecimento.

11.Ajuda na prevenção da gripe: a narigina presente na toranja é um flavonoide com propriedades antivirais, antifúngicos, antibacteriano, anticâncer, antioxidantes e anti-inflamatórios. Torna-se importante no combate à gripe por fortalecer o sistema imunológico contra a infecção viral. A toranja é também fonte de vitamina C e fornece os níveis diários recomendados dessa vitamina.

12.Benéfica no tratamento da malária: esse fruto contém quinina, alcaloide usado no tratamento de diversas doenças, como malária, lúpus e artrite. Como a quinina não é facilmente encontrada em alimentos, a toranja se torna um alimento indicado para pessoas portadoras dessas doenças.toranja fruta

13.Ajuda a reduzir a febre: o suco de toranja reduz a sensação de queimação causada pela febre alta. Além de estimular o sistema imunológico, o suco da toranja mantém a pessoa hidratada melhorando o estado febril.

14.Dá energia: o consumo de suco de toranja dá mais disposição, melhora o metabolismo em geral e dá energia para as tarefas diárias.

15.Digestivo: a toranja é uma fruta leve, nutritiva, de baixo índice glicêmico que melhora o fluxo dos sucos gástricos, melhorando a digestão. É rica em fibras que melhoram o transito intestinal e reduzem a sensação de inchaço.

16.Combate a insônia: a toranja possui triptofano, substancia que proporciona sonolência. Beber um copo de suco de toranja antes de ir para a cama ajuda a promover um sono saudável.

Interações da toranja com medicamentos

Apesar de ser uma fruta extremamente nutritiva, já foi comprovado que a toranja interage na metabolização de uma extensa lista de medicamentos. Mais de 80 interações já foram identificadas, mas o número pode ser maior. Entre os remédios estão imunossupressores, anticoagulantes, antidiabéticos orais, pílulas anticoncepcionais, anticancerígenos, remédios para o coração, como bloqueadores dos canais de cálcio, medicações psiquiátricas e analgésicos via oral.

toranjas

Substâncias presentes na toranja bloqueiam enzimas responsáveis pela metabolização de alguns fármacos e o resultado é a maior quantidade desse fármaco na corrente sanguínea podendo levar à overdose. Os efeitos colaterais dessa interação podem ser graves como hemorragia gastrointestinal, insuficiência renal, problemas respiratórios e até morte.

Para quem não toma nenhuma medicação, o consumo de toranja é indicado e seguro. Para quem faz o uso de algum tipo de medicação, consultar o médico ou farmacêutico sobre possíveis interações é imprescindível, uma vez que não são necessárias grandes quantidades de toranja para causar algum tipo de interação.