propriedades do cacau

Benefícios do Cacau

O nome da árvore da qual se originou o fruto chamado cacau é o cacaueiro, que faz parte da família Malvaceae. Essa planta originou-se na América do Sul e atinge entre quatro e oito metros de altura.

propriedades do cacau

O cacau é a mais importante insumo do chocolate, que é feito através da moagem de suas amêndoas secas em procedimento industrial ou caseiro. Vale acrescentar que outros subprodutos da fruta englobam a polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.

Atualmente, a indústria do chocolate movimenta cerca de 60 bilhões de dólares/ano, ao passo que os produtores de cacau ficam apenas com 3,3% da renda gerada.

Da fruta, podemos utilizar a polpa, de onde podem ser feitos sucos e geleias, e das sementes vem o chocolate. A polpa que envolve as sementes tem um valor adocicado e levemente ácido, logo, o sabor não tem relação com o chocolate que conhecemos.

A árvore pode ter de quatro a seis metros de altura, ramificada a partir de um ou um metro e meio do chão, com grande copa. O tronco tem uma casca escura, cujas cores variam entre o verde acinzentado e o marrom. As folhas são simples, elípticas, pendentes, finas, rígidas, quebradiças e sem pelos. As flores são brancas e pequenas, com três pétalas de três a quatro milímetros.

cacau propriedades

Propriedades do cacau

O cacau possui propriedades como:

  1. Melhoria da circulação;
  2. Prevenção da formação de placa bacteriana;
  3. Auxílio no emagrecimento;
  4. Redução do risco de ataques cardíacos e derrames; e
  5. Prevenção de formação de placas e cárie dentária.

Benefícios do cacau

  1. Melhoria do humor;
  2. Redução da ansiedade;
  3. Alívio de dores musculares;
  4. Aumento dos níveis de energia e resistência física;
  5. Preservação das células intestinais da formação de tumores;
  6. Melhoria da memória;
  7. Tranquilização do sistema nervoso;
  8. Alívio das dores musculares;
  9. Redução dos sintomas da TPI; e
  10. Melhoria da resistência à insulina em diabéticos.

Quanto ao cacau em pó, esse é obtido através do processamento dos grãos do cacau. Faz-se importante destacar que grande parte de sua gordura é retirada para outros fins. Sendo assim, resta apenas uma parte seca, que é criodissecada, e se transforma em pó.

O cacau em pó contempla bons índices de potássio, que, por sua vez, regula os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Além disso, contém fósforo, magnésio e cálcio. O cacau em pó apresenta os seguintes benefícios:

  1. Antioxidante

O cacau em pó possui cerca de 43,6 mg por grama de flavonoides, que integram um grupo de antioxidantes chamados polifenóis. Sendo assim, ele ajuda diretamente no combate ao câncer.

  1. Antidepressivo

O cacau em pó aumenta nossa endorfina e, devido a isso, nos sentimos mais felizes. Embora esse sentimento de felicidade seja sentido por alguns praticantes de exercícios durante os treinos, o cacau age mais rápido. Outra função conectada ao bem-estar e à produção de serotonina, outro neurotransmissor que também se eleva a cada vez que ingerimos qualquer alimento que contenha cacau.

benefícios do cacau

  1. Diminui o colesterol ruim

O cacau em pó, além de ajudar a diminuir as taxas de colesterol ruim, diminui os riscos de formação de coágulos.

  1. Melhora o sistema cognitivo

Os flavonoides potencializam o processo de oxigenação cerebral, sendo assim, o cacau em pó age diretamente sobre a memória.

  1. Protege as células intestinais

As procianidinas impedem que se instalem tumores e protegem as células intestinais.

  1. Controla a ansiedade

O cacau em pó tem os mesmos efeitos que o chocolate no que se refere à ansiedade. Contudo, ainda que possua menos açúcares e gorduras, o consumo deverá ser controlado para evitar ganho de peso.

Contraindicações

Vale destacar que há presença de cafeína na composição do cacau em pó. Nesse sentido, efeitos indesejados poderão acometer um indivíduo, bem como insônia e agitação, sobretudo em pessoas sensíveis à cafeína.

Além disso, a presença de oxalatos poderá contribuir para a formação de cálculos renais. Nessa perspectiva, doentes renais crônicos não deverão consumi-lo sem orientação de um médico.

A cafeína não é indicada para pessoas que estão em tratamento de úlceras e gastrites, por exemplo. Caso contrário, pode acarretar uma sensação de irritabilidade gástrica.

Lembre-se que, quanto mais amargo for o sabor do cacau, maior será o número de flavonoides em sua composição, visto que eles são os responsáveis por essa característica.

Como comer cacau

As sementes torradas do cacau podem ser inseridas na alimentação, bem como comer a polpa dura ou fazer um suco nutritivo. Caso queira degustar a polpa, abra o cacau, retire as sementes uma a uma e chupe a polpa ao redor. O sabor é adocicado e ácido e a textura é escorregadia.

Para preparar um suco, você deverá retirar toda a polpa das sementes. Com a ajuda de uma peneira, pegue a polpa e bata com água gelada. Ainda que pareça um pouco trabalhoso inicialmente, o sabor valerá à pena.

cacau

Quanto às sementes restantes do processo, você poderá colocá-las em uma tigela coberta com água e deixar fermentar por três dias. Em seguida, lave-as na peneira para garantir que toda a polpa saiu. Coloque em um papel toalha e deixe secar em um lugar seco por cinco dias. Uma vez que esse processo de secagem esteja finalizado, asse em forno elétrico por dez minutos, triture no liquidificador e, então, obtenha o cacau em pó!

Para as pessoas que estão de dieta ou querem viver de forma mais saudável, o cacau ajudará bastante. A utilização deste em receitas fit é um grande diferencial, visto que, além de ser uma opção mais recomendada do que o chocolate em pó, tem um sabor mais evidente de chocolate. Sabemos que, para manter as receitas fit, algumas substituições são fundamentais, no entanto, ainda assim, o uso do cacau poderá surpreender o seu paladar.

Como podemos perceber, tanto o cacau quanto o cacau em pó possuem inúmeros benefícios para a saúde das pessoas. Sem mencionar que ele poderá fazer parte de uma dieta saudável, mediante a condição de respeitar as porções diárias.

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Cupuaçu

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Mamão