benefícios do caqui

Benefícios do Caqui

caqui está entre as plantas mais antigas cultivadas, conhecido por seu uso na China há mais de 2000 anos. Em algumas comunidades chinesas rurais, o caqui é visto como uma fruta de um grande poder místico que pode ajudar a aliviar dor de cabeça, dor nas costas e dor nos pés.

Este artigo irá contar sobre a origem do caqui, suas principais variedades, benefícios para saúde, além de como plantar e preparar algumas receitas.

fruta caqui

Caqui: origem

O caqui é uma árvore da família Ebenaceae, do gênero Diospyros, nome de origem grega que significa alimento de Zeus.

O caqui é nativo da China. Inicialmente, o cultivo se espalhou para outras partes do Leste Asiático, incluindo o Japão, onde ainda é muito popular. Mais tarde, foi introduzido na Califórnia e no sul da Europa no século XIX, chegando no Brasil na década de 1890, quando muitas variedades foram selecionadas.

Tipos de caqui: cores e variedades

Existem diversas variedades da fruta caqui. As principais são:

  • Caqui Fuyu: de consistência firme e caracterizado pela ausência de tanino, um antioxidante responsável pelo sabor “marrento” de algumas frutas, deixando um gosto ruim na boca quando as frutas não estão completamente amadurecidas.
  • Caqui-chocolate ou caqui giombo: de cor alaranjada, com fibras de cor chocolate e polpa mais escura. Caracterizado por apresentar consistência firme e crocante. Inicialmente, apresenta uma boa concentração de taninos que diminui à medida que a fruta amadurece.
  • Caqui Rama Forte ou caqui vermelho: mais doce e mole que a variedade caqui-chocolate e com consistência gelatinosa, sendo bastante apreciado por quem prefere frutas menos ácidas. É o que mais se assemelha ao tomate.

Caqui: fruta

O caqui é uma fruta doce, ligeiramente picante, com uma textura macia a ocasionalmente fibrosa.

O caqui é uma fruta com baixa quantidade de calorias, rica em sais minerais, como o fósforo e o cálcio, além de vitaminas, incluindo a vitamina A e C. O caqui vem sendo amplamente estudado por cientistas por apresentar inúmeros benefícios para a saúde. Continue lendo o artigo para conhecer com detalhes os benefícios do caqui.

caquis

Benefícios do caqui para a saúde

Veja a seguir os benefícios do caqui para a saúde.

  1. O caqui é uma fonte de fitoquímicos

O fruto é uma rica reserva de fitoquímicos variados – dentre eles catequinas e antioxidantes polifenóis. A catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, poderia ajudar a evitar reações inflamatórias indesejadas e infecções.

  1. O caqui é um agente anti-hemorrágico natural

O caqui é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Não é de se admirar que o fruto tenha sido usado para controlar o sangramento excessivo de feridas desde tempos ancestrais.

  1. O caqui contribui para um sistema digestivo saudável

Fibras, como já se sabe, são essenciais para bons movimentos intestinais. O consumo regular desta fruta rica em fibras pode ajudar a aliviar questões relacionadas ao movimento intestinal, abrindo assim o caminho para a manutenção de um sistema digestivo saudável. Os taninos, presentes nos caquis, regulam as funções intestinais, oferecendo alívio da diarreia. Isso, por sua vez, ajuda a manter o sistema digestivo saudável.

  1. O caqui contribui para o controle da hipertensão

O sódio, quando incluído excessivamente na dieta, pode desencadear a hipertensão. O caqui é conhecido por possuir baixos níveis de sódio. Por isso, pode ser usado como parte de uma dieta balanceada com baixo teor de sódio projetada para aqueles que têm hipertensão.

  1. O caqui é considerado benéfico para pessoas com diabetes

Aqueles que sofrem de diabetes são propensos a sensações frequentes de fome. Sendo rico em fibras, o caqui pode ser consumido pelos diabéticos para reduzir essa sensação. A fruta também é conhecida por regular o nível de açúcar no sangue.

  1. O caqui ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Sendo uma boa fonte de vitamina C, o caqui, quando consumido regularmente em uma dieta balanceada, pode ajudar a fortalecer o sistema imune. Assim, ele atua como um escudo contra o resfriado comum e a gripe bem como várias infecções pulmonares, incluindo a asma.

  1. O caqui ajuda a combater o câncer

Sendo uma rica fonte de antioxidantes, o caqui ajuda a reduzir os radicais livres, que são moléculas que podem danificar células e desencadear o câncer. Além disso, a presença de vitamina A, bem como do ácido betulínico, enriquecem as propriedades desta fruta de combate ao câncer.

  1. O caqui ajuda a melhorar a visão

O caqui contém vitamina A em quantidades significativas, sendo um fato comprovado que a vitamina A tem potencial para melhorar a visão.

  1. O caqui ajuda a melhorar a produção de glóbulos vermelhos

O cobre, presente nesta fruta, ajuda na adequada absorção de ferro dos alimentos. Isso, por sua vez, ajuda na produção de hemácias, as células chamadas de glóbulos vermelhos.

  1. O caqui ajuda a aliviar o soluço

O caqui é amplamente utilizado pelos médicos chineses no tratamento do soluço.

  1. O caqui ajuda a manter o fígado saudável

O caqui é rico em antioxidantes, que eliminam os radicais livres que são prejudiciais ao nosso corpo. Ele também é capaz de reduzir o efeito de substâncias tóxicas e evitar o dano nas células. Isso resulta em um corpo desintoxicado e um fígado saudável.

caqui

  1. O caqui reduz a retenção de água

Sendo de natureza diurética, o caqui é capaz de impedir a retenção de água e aumentar a quantidade de urina que flui através dos rins. Com alto teor de potássio, garante que nenhum sal mineral importante seja perdido durante a micção.

  1. O caqui oferece muita energia

O suco de caqui é considerado um energético natural devido ao seu elevado teor de potássio e açúcar. O consumo de um copo de suco de caqui pode nos dar energia instantânea para realizar qualquer atividade. O caqui é, portanto, uma boa escolha para aliviar o esgotamento e o estresse.

  1. O caqui possui atividade anti-inflamatória

O caqui é uma fonte surpreendente de fitoquímicos, incluindo antioxidantes polifenóis e catequinas. Estes contribuem para a propriedade anti-inflamatória da fruta, que eventualmente ajuda a prevenir o surgimento de doenças infecciosas.

Com tantos benefícios, o caqui pode definitivamente ser classificado como um superalimento.

E a pergunta que não quer calar: o caqui engorda?

Consumido com moderação, o caqui não engorda. Uma fruta de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e oferece 31 gramas de carboidratos, o que é considerável, mas a fruta quase não tem gordura.

Além disso, o conteúdo de fibras presente no caqui é bastante elevado, o que pode ajudar a promover a perda de peso. Consumir alimentos ricos em fibras, ajuda a ter mais saciedade e diminui o desejo por alimentos processados e açúcar.

Considerando todos os seus benefícios, o caqui pode ser consumido mesmo em período de dieta.

Caqui: receitas

Confira receitas simples e fáceis para se fazer com o caqui:

Suco de caqui

Ingredientes:

  • 2 ou 3 caquis grandes e frescos
  • Um copo de água gelada

Modo de preparo:

  1. Lave bem os caquis com água corrente.caqui fruta
  2. Se houver algum caule ou folha anexa aos caquis, remova-os suavemente. Então, corte-os em duas metades com a ajuda de uma faca afiada. Se desejar, também pode descascar os caquis antes de cortar.
  3. Em seguida coloque os caquis em pedaços em um liquidificador. Adicione meia xícara de água. Misture bem para obter um suco suave de consistência média.
  4. Depois disso, transfira-o para uma peneira e extraia o suco pressionando-o com uma colher.
  5. Seu suco de caqui fresco e nutritivo está pronto.

Geleia de caqui

Ingredientes:

  • 850 gramas de caqui
  • 500 gramas de açúcar
  • 1 copo de suco de limão

Modo de preparo:

  1. Lave bem os caquis em água corrente
  2. Remova o talo, a coroa e a pele.
  3. Adicione as polpas de caqui e o açúcar em uma panela e misture.
  4. Cozinhe lentamente e mexa com frequência por cerca de 5 minutos.
  5. Em seguida, despeje o suco de limão e continue mexendo.
  6. Cozinhe em fogo lento por cerca de 40 minutos.
  7. Deixe a geleia esfriar por 10 minutos e armazene-a em geladeira.

Como plantar caqui

Os caquis são ótimas árvores para jardinagem e são fáceis de plantar. Veja agora o passo a passo:

  1. Misture as sementes com um punhado de turfa úmida.
  2. Armazene na geladeira em uma bolsa de plástico selada por dois meses. Mantenha a temperatura de 2 a 5 °C.
  3. Selecione uma área de plantio com solo rico em húmus e que receba sol parcialmente. Trabalhe o solo até uma profundidade de 8 polegadas.
  4. Faça uma trincheira de infiltração rasa usando uma enxada ou a parte traseira de uma pá. Irrigue-a bem.
  5. Retire as sementes da geladeira e deixe-as mergulhadas em água morna durante dois ou três dias.
  6. Plante as sementes a 12 centímetros de distância ao longo da trincheira a uma profundidade de meia polegada.

Dicas de plantio e manutenção do caqui:

  • Plante na primavera ou no início do outono.
  • Abasteça a árvore jovem com frequência para estabelecer um sistema radicular profundo.
  • Utilize um fertilizante uma vez por ano na primavera.

Consulte um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo para garantir o sucesso de seu plantio.