tamarindo

Benefícios do Tamarindo

Com seu sabor doce, meio azedinho, o tamarindo, além de ser gostoso, é muito nutritivo e possui propriedades medicinais, que vão muito além da conhecida eficácia no combate à prisão de ventre.

Embora possa parecer estranho, a fruta tamarindo, por se tratar de uma vagem de casca dura, pode sim ser chamado como tal, já que é o fruto da tamarineira, ou tamarindeira, é comestível e possui sabor agradável.

tamarindo

Tamarindo: árvore

A tamarindeira é originária da África. Seu nome científico é Tamarindus indica L., da família Fabaceae. A árvore chega a atingir 30 metros de altura e sua copa pode ter até 12 metros de diâmetro.

Tamarindo: usos

O tamarindo pode ser consumido in natura ou servir como matéria-prima na fabricação de molhos, sucos, geleias, diferentes tipos de doces e até mesmo uma variedade de bebidas alcoólicas, produzidas a partir de sua polpa fermentada.

Benefícios do tamarindo

Com uma rica composição nutricional, a fruta tamarindo proporciona muitos benefícios à saúde. Confira:

1.Melhora a digestão. O tamarindo é tradicionalmente usado como um laxante natural. Essa propriedade provavelmente está relacionada ao seu alto teor de fibras, que ajudam a aumentar o volume do bolo fecal, facilitando sua movimentação pelo trato intestinal.

O efeito digestivo do tamarindo inclui ainda a estimulação da produção de suco gástrico e bílis. Tudo isso contribui para que o processo de digestão seja mais rápido, o que resulta inclusive em uma menor produção de gases, já que os mesmos são gerados por resíduos de alimentos não digeridos, fermentados por bactérias.

2.Combate a diarreia. O tamarindo pode ser usado no tratamento da diarreia crônica.

3.Melhora a saúde cardiovascular. O tamarindo pode reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue. As fibras solúveis presentes no fruto têm a capacidade de reduzir o excesso de colesterol LDL (o “mau colesterol”) nas veias e artérias.

Já a redução da pressão arterial está relacionada às grandes quantidades de potássio presentes no tamarindo. O potássio é um vasodilatador que reduz o estresse do sistema cardiovascular.

4.Previne e combate a anemia. O tamarindo é rico em ferro, mineral responsável pela manutenção de bons níveis de glóbulos vermelhos no sangue (hemácias). As hemácias, por sua vez, são responsáveis pela oxigenação de distintos músculos e órgãos que necessitam de oxigênio para funcionar corretamente.

tamarindo fruta

A deficiência de ferro resulta em quadros de anemia, problema cujos sintomas incluem fraqueza, fadiga, cefaleia, problemas estomacais e distúrbios cognitivos. Portanto, consumo do tamarindo previne e combate a anemia.

5.Ajuda a controlar o apetite. Além de ser rico em fibras, que proporcionam uma sensação de saciedade prolongada, o tamarindo ajuda a controlar o apetite ao estimular a produção do neurotransmissor serotonina. O controle da fome, sobretudo entre as refeições, é primordial para ter sucesso na perda de peso.

6.Fortalece a imunidade. Rico em vitamina C, o tamarindo fortalece o sistema imunológico, responsável por proteger o corpo contra agentes causadores de doenças, como vírus, fungos e bactérias.

Propriedades do tamarindo

Cada 100 gramas de tamarindo contém aproximadamente 239 calorias. Na composição nutricional do tamarindo, encontramos: fibras, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

Suco de tamarindo: como fazer

O suco de tamarindo é uma bebida muito refrescante, além de conter muitas das propriedades medicinais da fruta, desde que seja preparado com o tamarindo fresco e, de preferência, consumido logo. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer suco de tamarindo natural, mas o processo não é complicado.

Para fazer suco de tamarindo, é preciso que ele esteja bem maduro, com a casca seca e a polpa de textura mole. Primeiro, deve-se descascar o tamarindo, deixando somente a polpa com as sementes. 1 xícara de polpa de tamarindo rende até 2 litros de suco. É só dosar a quantidade de água, para que fique mais ou menos concentrado.

suco de tamarindo

Depois de retirar a polpa do tamarindo, deve-se colocá-la sobre uma peneira grossa, acrescentando um pouco de água e empurrando com a ajuda de uma colher, para que fiquem sobre a peneira somente as sementes.

Depois de separar a polpa das sementes, é só batê-la no liquidificador, com água, e adoçar a gosto.

Existe uma outra forma de fazer o suco de tamarindo: fervendo-o. Neste caso, deve-se retirar a casca do tamarindo bem maduro e ferver a polpa com água. A proporção é aproximadamente 1 xícara de polpa para cada litro de água.

Com a fervura, a polpa vai se dissolver, formando um caldo com a água. Após isso ocorrer, é só deixar esfriar e coar, para retirar as sementes.

Tanto o suco convencional de tamarindo como este, que vai ao fogo, são muito utilizados por pessoas que sofrem com a prisão de ventre, pois são uma forma de aproveitar as propriedades laxativas do tamarindo.

Tamarindo emagrece?

É difícil afirmar que o consumo de um único alimento seja capaz de promover a perda de peso. Porém, o tamarindo pode sim auxiliar no processo de emagrecimento, por ajudar a controlar o apetite e ser uma opção de alimento saudável para substituir doces industrializados.

E o efeito do tamarindo sobre a perda de peso pode ser ainda maior. Ainda não há comprovação científica, mas existe a hipótese de que uma substância chamada ácido hidroxicítrico (HCA), presente no tamarindo, possa inibir a ação de uma enzima que participa do processo de armazenamento de gordura corporal.

Chá de folha de tamarindo

O chá feito com folhas de tamarindo também possui propriedades medicinais. Ele é usado para tratar: febre, prisão de ventre, dores estomacais, diarreia, verminoses e tosses.

Chá de folha de tamarindo: como preparar

Para fazer o chá de folha de tamarindo, deve-se ferver 2 colheres (sopa) de folhas de tamarindo secas com 2 xícaras de água, por 15 minutos. Deixar tampado até a hora em que for consumir.

Caso sejam utilizadas as folhas de tamarindo frescas, deve-se dobrar a quantidade, já que as folhas secas contém um percentual maior de ativos.

Tamarindo: remédio

Tamarine é o nome de um tradicional medicamento laxante, que contém em sua fórmula o extrato seco de tamarindo (tamarindus indica L.).

Tamarindo: onde comprar

O tamarindo in natura pode ser encontrado em feiras livres, hortifrútis e supermercados de todo o Brasil, embora sua produção esteja concentrada nas regiões Norte e Nordeste do país. A melhor época para comprá-lo é nos meses de agosto, setembro e outubro, período da colheita, quando é mais fácil encontrar os frutos maduros, com boa qualidade e a preços mais baixos.fruta tamarindo

Tamarindo: receitas

Confira 3 sensacionais receitas de doces com tamarindo.

Geleia de tamarindo

Ingredientes: 500 gramas de tamarindo bem maduro e 150 gramas de açúcar demerara.

Modo de preparo: O primeiro passo é retirar a polpa do tamarindo. Higienize e descasque os tamarindos. Já descascados, coloque-os em um recipiente com 500 ml de água mineral. Tampe e leve à geladeira, deixando em descanso por 48 horas. Após esse tempo, retire o tamarindo com a água da geladeira e passe em uma peneira grossa, para retirar os caroços. Depois de passar tudo pela peneira, jogue 150 ml de água sobre ela, acrescentando à polpa já extraída, para aproveitar ao máximo os resíduos que ficaram na peneira.

Coloque toda a polpa em uma panela antiaderente, junte o açúcar e leve ao fogo médio por, aproximadamente, 35 minutos, mexendo até atingir a consistência de geleia. Deixe esfriar e guarde na geladeira, em um recipiente de vidro esterilizado, tampando com uma folha de papel vegetal para melhor conservação. Mantenha na geladeira.

A geleia de tamarindo é muito versátil, ótima para usar em pães, tortas, rocamboles, torradas, biscoitos e até mesmo carnes assadas.

Picolé caseiro de tamarindo

Ingredientes: 7 colheres (sopa) de açúcar, 5 colheres (sopa) de leite em pó integral, 3 xícaras de   água, 1 colher (café) de liga neutra e 100 g de polpa de tamarindo (você pode retirar a polpa do mesmo modo indicado na receita da geleia de tamarindo, usando 100 ml de água).

Modo de preparo: bata no liquidificador, por cerca de 2 minutos, o leite, o açúcar, a liga neutra e a água. Em seguida, adicione a polpa de tamarindo e bata por mais 2 minutos. Coloque a mistura em formas para picolé ou copinhos de plástico e leve ao congelador; após duas horas, coloque os palitos e devolva os picolés ao freezer, onde devem permanecer por mais 10 horas, antes de servi-los.

Bolo de tamarindo

Ingredientes: 2 xícaras de açúcar branco, 2 xícaras de farinha de trigo, ½ xícara de fubá, 4 colheres (sopa) de margarina para uso culinário, 1 xícara de suco natural de tamarindo (bem concentrado) e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo: primeiro, separe, bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga, as gemas e o açúcar, na batedeira, até que fique um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigo, o fubá (peneirado) e o suco de tamarindo, misturando bem.

Acrescente as claras em neve e misture, manualmente e com delicadeza, colocando por último o fermento em pó, misturando de leve. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno médio preaquecido por, aproximadamente, 35 minutos.