framboesa

Benefícios da Framboesa

A framboesa (nome científico Rubus idaeus) é fruto de um arbusto semelhante ao da amoreira. Ela faz parte da categoria das chamadas “frutas vermelhas”, assim como é o caso do morango, amora e mirtilo.

A framboesa, fruta que tem a sua origem na Ásia, pode ser encontrada em mais de duzentas espécies. Ela possui um tamanho pequeno e formato arredondado, e as mais conhecidas apresentam uma tonalidade vermelho intenso. O seu sabor é suave e adocicado, sendo uma fruta suculenta e que deve ser manuseada o mínimo possível, por ser muito delicada.

fruta framboesa

Entre as diversas variedades encontradas está a framboesa preta, vermelha e dourada, que apresenta uma coloração alaranjada e, quando está madura, tem uma cor amarelada. Também há a framboesa coreana, que tem a cor próxima ao preto quando madura.

No caso da framboesa roxa, a sua produção foi feita com o cruzamento de duas espécies: a framboesa preta e a vermelha. Nesse caso, a framboesa selvagem já havia sido encontrada em regiões dos EUA, crescendo de forma natural.

A produção da fruta no Brasil é feita com apenas um tipo de framboesa, sendo que apenas 10% é comercializada para o consumo in natura. Os outros 90% são usados para a fabricação de doces, geleias e licores.

Framboesa e amora

É muito comum que a framboesa e amora sejam confundidas, isso devido à semelhança que existe entre ambas. As duas frutas têm origem asiática e são encontradas também no Brasil, embora seja mais comum o cultivo da amora em diversas regiões brasileiras.

Entre os tipos de framboesa mais comuns está a framboesa preta e a vermelha, sendo a aparência e tonalidade os principais motivos que fazem com que sejam confundidas com as amoras, principalmente quando ela está muito madura.

framboesa fruta

Em relação às amoras, elas também podem ser vermelhas, dependendo da espécie, mas são também encontradas em outras tonalidades. Assim como a framboesa, também podem se tornar quase pretas quando estão maduras.

Uma das características que diferenciam uma da outra é que, enquanto o centro da framboesa é oco, o interior da amora contém uma polpa homogênea. Ambas são usadas para o preparo de doces, compotas, iogurtes, entre outros produtos alimentícios, que são muito apreciados no mundo inteiro.

Propriedades da framboesa

A fruta framboesa é rica em fibras solúveis, proteínas, vitaminas A, B e C, além de minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio, glicose e pectina. Além de ter um sabor agradável ao paladar, ela também é utilizada no tratamento da prisão de ventre, hemorroidas, febre, reumatismo e doença nos rins ou fígado.

As sementes secas da framboesa podem ser usadas para a fabricação de óleo e as folhas contém ação anti-inflamatória, sendo úteis para combater inflamação na garganta e gengiva. Para isso, é recomendado fazer uma infusão e, em seguida, gargarejos ou enxágue bucal.

Devido às propriedades anti-inflamatórias da fruta, quando consumida evita que as membranas celulares sofram danos, o que reduz o crescimento de fungos e bactérias no organismo.

Benefícios da framboesa

Essa fruta é considerada muito saudável, já que possui uma grande variedade de componentes que são fundamentais para se manter uma boa saúde.

Além de todos os benefícios que oferece, a framboesa ainda contém uma baixa quantidade de calorias, já que 100 gramas de framboesa apresentam apenas cerca de 52 calorias.

Confira a seguir os principais benefícios que resultam do consumo da framboesa:

1.Ajuda no combate ao câncer

A framboesa contém importantes nutrientes que desempenham um papel importante na redução dos radicais livres, o que combate o chamado estresse oxidativo. Isso ajuda a prevenir a formação e o desenvolvimento das células cancerígenas. Dessa forma, a fruta é indicada para o combate de diversos tipos da doença, como no caso do câncer de próstata, mama, dolo do útero e cólon.

2.Alivia a cólica menstrual

O chá de framboesa contribui para regular o ciclo menstrual, aliviando as dores causadas pela cólica e até mesmo pode ajudar a diminuir o fluxo de sangue. O chá feito com a fruta também reduz a sensação de náusea e desconforto quando a mulher está grávida.

3.Combate problemas intestinais

Como já foi citado, a framboesa contém uma quantidade generosa de fibras, o que faz com que o intestino trabalhe melhor. Dessa forma, o desconforto da prisão de ventre pode ser evitado. Além disso, o consumo dessa fruta ainda ajuda a eliminar substâncias nocivas através das fezes, como no caso do colesterol.

4.Controla o diabetes

Como a framboesa contém um baixo teor glicêmico, o seu consumo regular contribui para a prevenção e o controle do diabetes. Isso acontece porque, ao ingerir a fruta, a liberação de açúcar na corrente sanguínea acontece de forma mais lenta, o que diminui a insulina no organismo. Outro fator positivo é a presença de fibras, que também ajudam a regular a taxa de açúcar no sangue.

5.Deixa a pele mais saudável

Ao adicionar essa fruta na alimentação, é possível notar que a pele fica mais bonita, pois ela auxilia no combate e na prevenção de rugas, além de proteger a pele dos raios de sol. Outra forma de usufruir desse benefício é por meio do uso de máscara feitas à base dessa fruta, o que ajuda a deixar a pele com um aspecto renovado.

6.Protege a saúde dos olhos

Por conta do alto teor de antioxidantes presentes na framboesa, o seu consumo regular ajuda a proteger os olhos da degeneração macular, que é uma doença muito comum em pessoas idosas, podendo resultar, inclusive, na perda da visão.

framboesa benefícios

7.Contribui para a perda de peso

Além de conter uma baixa quantidade de calorias, a presença de fibras e manganês na composição da fruta fazem da framboesa uma aliada para quem deseja emagrecer. Isso acontece porque o manganês faz com que o metabolismo acelere, facilitando a perda de gordura. Em relação às fibras, elas ajudam na absorção das calorias de outros alimentos ingeridos, além de promover uma maior saciedade.

8.Mantém a pressão arterial sob controle

Um dos componentes presente na framboesa são os polifenóis, cujo consumo evita que ocorra o acúmulo de plaquetas no sangue, reduzindo assim as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. A fruta também contém antocianina e potássio, que ajudam a reduzir as inflamações e protegem a saúde do coração.

9.Previne a queda de cabelo

A framboesa é rica em vitaminas do complexo B, o que é fundamental para diminuir a queda capilar. Já a vitamina C, que também está presente na fruta, contribui para deixar o couro cabeludo mais saudável. Isso sem falar que, por também conter ácido fólico, a fruta ainda colabora para um crescimento mais rápido dos fios.

Framboesa cultivo

O pé de framboesa (ou framboeseira), pode se desenvolver bem em qualquer tipo de solo. O motivo é porque ela não tem a necessidade de muitos nutrientes e, dessa forma, pode ser facilmente cultivada em casa.

Além disso, apesar de essa planta se dar bem no frio, pode crescer tranquilamente em lugares de clima quente. O que é necessário para o cultivo da muda de framboesa é a água, luz do sol e espaço, sem haver a necessidade de fazer uma adubação extra.

framboesa

Ao escolher a variedade desejada, é preciso definir qual será o local de plantio da planta, que é acostumada a baixas temperaturas. A muda pode ser plantada em um vaso de tamanho grande ou então diretamente no chão. Porém, nesse caso, o plantio deve ser feito com o espaçamento de 2,5 metros. A melhor época para plantar a framboesa é no final do inverno; ou seja, no mês de setembro.

Como o crescimento ocorre de forma lenta, é preciso tomar o cuidado de remover as folhas estragadas, sempre com atenção para não machucar a planta, já que a muda é bastante sensível. A frutificação acontece por volta de um ano depois de as mudas serem plantadas em seu local definitivo.

Em relação à colheita da framboesa, o melhor momento é nos meses de novembro, dezembro e também abril. As frutas devem ser colhidas de forma bem cuidadosa, devido à sua fragilidade. Dessa forma, é possível impedir que elas acabem se amassando e, consequentemente, percam a qualidade. A conservação pode ser feita na geladeira por até 7 dias, seja na sua forma inteira, em polpa ou preparada em forma de doces ou geleia.

Depois do período de produção, é necessário realizar a poda, desbastando a planta com a remoção dos galhos que frutificaram. Os novos frutos serão formados nos ramos que brotaram no ano.

Por se tratar de uma planta que tem uma grande capacidade de se propagar, as mudas devem ser mudadas de local a cada três ou quatro anos, para que a produção não seja afetada por conta da concorrência entre os ramos.

Uma dica para que seja possível fazer a colheita de frutos do mesmo tamanho é evitar que se formem mais de cinco a sete hastes por planta. Também vale lembrar que, mesmo sendo uma planta mais rasteira, não é recomendado que sejam formadas parreiras, pois a framboesa se produz apenas nas extremidades dos ramos.

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Amora

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Manga