Benefícios do Caimito

Benefícios do Caimito

A fruta caimito, também conhecida como abiu caimito, caimito roxo, caimito verde, abio, abio-do-pará ou aguaí, possui como origem a América Central. Essa fruta é gerada por uma árvore tropical que pertence à família Sapotaceae. Com crescimento rápido, pode chegar à altura de 20 metros, mas, em média, suas árvores não ultrapassam 10 metros.

Benefícios do Caimito

Seu tronco possui 1 metro de diâmetro, com cor acinzentada e grande quantidade de látex branco e pegajoso. Suas folhas são simples, elípticas, com cor verde na parte superior e dourada na anterior. Quando o vento bate em suas folhas, cria um efeito muito bonito que lembra folhas de ouro. Por sua beleza, é muito utilizada como planta ornamental.

O caimito possui formato esférico, com casca fina e muito roxa ou verde. Sua polpa é pegajosa, de cor esbranquiçada a vinácea, crocante e com sabor doce. Em seu centro, existe quatro sementes de cor castanha. Quando cortado o fruto ao meio, surge o desenho de uma estrela e, por esse motivo, ganhou o nome em inglês de “star apple” (maçã estrela).

Seu consumo normalmente é feito in natura, mas também pode ser feito na forma de sucos, vitaminas, drinks, geleias, sorvetes e doces. As folhas, cascas e látex são muito utilizados na medicina popular. 

O nome científico do Caimito é: Chrysoplhyllum cainito L.

Caimito: benefícios

Os benefícios do caimito são pouco conhecidos, mas essa fruta traz inúmeros benefícios para a saúde. Abaixo listamos alguns desses benefícios.

1. Hipertrofia muscular: Essa fruta acelera a recuperação muscular de atletas e praticantes de atividades físicas, auxiliando na hipertrofia muscular.

2. Fortalece a cartilagem: O caimito promove a síntese de colágeno pelo corpo, prevenindo o enfraquecimento das articulações.

3. Auxilia na dieta: Esse fruto evita o acúmulo de gordura e a vontade de comer.

4. Fortifica o sistema imunológico: O caimito possui propriedades que aumentam a imunidade, prevenindo resfriados e gripes.

5. Evita roxos: Ela também evita que marcas roxas, ocasionadas por batidas, surjam.

6. Protege o cérebro: O caimito ajuda a proteger a mente, estimulando a memória, a concentração e o raciocínio.

7. Elimina toxinas: Como possui muitos antioxidantes, auxilia o corpo a eliminar toxinas provenientes da má alimentação.

8. Ajuda na prevenção do câncer: Essa fruta também possui propriedades que evitam a formação de tumores como os do câncer.

9. Evita constipação: Quando consumida em abundância, auxilia a evitar constipações.

A casca do caimito também tem propriedades que combatem os efeitos do resfriado, bronquite e pneumonia. Essa casca também é recomendada para tratar febres e diarreias.

Caimito propriedades

As propriedades do caimito ainda não são muito conhecidas. Essa fruta possui as vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Também possui ferro, fósforo e cálcio. As folhas são utilizadas como cicatrizantes de feridas e sua casca tem efeito balsâmico e febrífugo. Também possui a propriedade adstringente.

A cada 100g dessa fruta, existe 68kcal, sendo 14,5g de carboidratos; 0,8 de proteína; 0,5 de gordura; 21mg de cálcio; 17mg de fósforo; 0,8mg de ferro; 11mg de vitamina C; 5mg de vitamina A; 1mg de vitamina B1 e 24mg de vitamina B3.

Caimito árvore

A árvore de caimito possui médio porte, podendo chegar até 20 metros de altura. Apesar de poder chegar a uma altura bem grande, aceita podas e pode ser plantada em pequenos jardins ou vasos. Suas mudas podem ser obtidas por enxertia, estaqueamento ou semente.

O pé de caimito desenvolve-se muito bem em climas secos e úmidos, mas sempre quentes e acima de 26ºC. Deve-se plantá-lo até uma altitude de 1000 metros acima do mar, mas às vezes cresce em selvas acima dessa altitude. O solo ideal são os profundos, permeáveis, bem drenados, com pH entre 5 e 6,5 e ricos em matéria orgânica. Essa árvore gosta de estar a pleno sol.

Suas sementes são oblongas com casca castanha e lisa com cicatriz em seu comprimento. Essas sementes são recalcitrantes – se secadas, perdem seu poder germinativo. Seus frutos aparecem após 7 anos de seu plantio em grandes safras. Quando plantada em regiões mais frias, seus frutos ficam prejudicados, podendo não se desenvolver. Normalmente frutifica nos meses entre fevereiro e abril.

Essa planta não necessita de cuidados especiais. Somente deve-se cobrir a superfície ao seu redor com capim para eliminar ervas daninhas que possam sufocá-la. A poda deve ocorrer no final do inverno, eliminando ramos e brotos que estejam voltados para o interior da copa. Recomenda-se que no mês de outubro se faça adubação.

Diferenças entre: caimito, caimito rambutão, caimito mamey, pouteria caimito

Muitas pessoas confundem o verdadeiro caimito com o caimito rambutão, caimito mamey e pouteria caimito, apesar de terem aparência diferente, todas são frutos do sapotizeiro. Elas são bem distintas e cada uma possui características e propriedades únicas.

Elas são frutas exóticas e relativamente difíceis de serem encontradas. Existem poucos produtores no Brasil, tendo preços bastante elevados no mercado nacional. Assim, iremos mostrar suas diferenças para não haver mais confusões.

Caimito rambutão

Essa variedade possui berço nas florestas da Malásia. No Brasil, essa fruta é facilmente encontrada na região norte e nordeste. Essa árvore pode atingir 11 metros de altura e possui folhas entre 6 e 9 centímetros de cor verde-escuro. Suas flores são dispostas em hastes isoladas, de cor branca e centro avermelhado.

Seu fruto é doce e levemente ácido. Sua casca é vermelha e possui espinhos flexíveis que lembram tentáculos. A polpa é esbranquiçada e suculenta, com uma semente dura no centro.

Caimito mamey

Essa variedade possui origem na América Central, mais precisamente no México. Sua árvore é grande, chegando a 20 metros de altura. Suas folhas também são grandes com 20 a 30 centímetros de comprimento e 11 centímetros de largura.

Suas flores variam de amareladas a alaranjadas. Seu fruto é doce, em formato de baga de cor castanha no exterior e laranja no interior. São extremamente suculentas com tamanhos que variam entre 8 e 18 centímetros. Sua semente é grande de cor negra.

Pouteria Caimito

A pouteria caimito, popularmente conhecido como aberio, é um fruto nativo da Amazônia Central e da Mata Atlântica. Sua árvore pode chegar a 20 metros de altura, com frutos ovais, alongados de casca lisa e amarela. Sua polpa é translúcida, branca ou amarela com quatro sementes pretas.