Benefícios do Mamoncillo

Benefícios do Mamoncillo

O mamoncillo é um alimento originado na América Central e do Sul. A árvore que gera este fruto é da espécie Melicoccus bijugatus, que pode chegar a 20 metros de altura, mas em habitat doméstico não costuma passar de 10 metros. Seu cultivo ocorre em regiões tropicais com clima quente. O mamoncillo, em português, também é conhecido como genip, guinep, genipa, quenepa, chenet, canepa, mamon, limoncillo oulima-espanhola

Benefícios do Mamoncillo

A copa dessa árvore é frondosa, com flores unissexuais de cor branca e aroma característico. Sua frutificação ocorre no verão em forma de grandes cachos. A fruta mamoncillo é pequena, formada por drupas globosas, de cor verde, com casca quebradiça e pele fina e rígida. Sua polpa possui cor amarelo-translúcida, sabor acidulado e adstringente.

Normalmente, seu consumo é feito in natura, mas também é muito utilizado mouses, doces, caldas ou desidratado.

O nome científico do mamoncillo é: Melicoccus bijugatus

Mamoncillo benefícios

O mamoncillo é considerado pela medicina oriental como um alimento do tipo yang, possuindo alto valor nutritivo. Os benefícios do mamoncillo são muitos e abaixo explicaremos um pouco sobre eles.

  1. Ajuda na prevenção do diabetes: Segundo cientistas, essa fruta possui dois aminoácidos que têm a capacidade de diminuir rapidamente os níveis de açúcar no sangue, evitando, assim, os picos de insulina que causam o diabetes.

2. Combate a pressão alta: Essa fruta possui propriedades que ajudam a diminuir a pressão arterial, evitando a pressão alta.

3. Auxilia na prevenção do câncer: O mamoncillo possui nutrientes que inibem células cancerígenas de se desenvolverem e propagarem pelo corpo, prevenindo o corpo desta doença.

4. Ajuda nas crises de insônia: Esse fruto tem o poder de acalmar o corpo, gerando bem-estar, evitando distúrbios do sono.

5. Previne Alzheimer: Rica em fitoquímicos, que são essenciais para a recuperação de neurotransmissores, o mamoncillo é uma excelente arma para recuperação do sistema nervoso, evitando o Alzheimer.

6. Aumenta a imunidade: Essa planta tem o poder de aumentar as defesas do corpo, ajudando a combater gripes, resfriados, alergias e doenças.

7. Auxilia na digestão: Essa fruta também possui nutrientes que têm o poder de evitar o refluxo, acalmando o sistema digestivo.

8. Ajuda na prevenção de infecções urinárias: O mamoncillo possui propriedades que limpam o trato urinário, evitando infecções urinárias.

9. Ajuda no tratamento da infecção nos brônquios: Como possui ação anti-inflamatória, é capaz de impedir a proliferação de vírus, curar infecções nos brônquios e diminuir a febre.

10. Relaxamento do corpo: Essa fruta também tem a propriedade de relaxamento, reduzindo os níveis de estresse e provocando um efeito calmante sobre o corpo.

11. Estabilidade emocional: Na medicina natural, esta fruta é utilizada como estabilizador de humor e ansiedade. Suas vitaminas, minerais e fitoquímicos auxiliam a normalizar os níveis de neurotransmissores, amenizando a ansiedade e mudanças bruscas de humor.

12. Auxilia a parar de fumar: O mamoncillo possui propriedades que ajudam a largar o vício do fumo.

13. Previne osteoporose: Como possui muito cálcio, que é uma substância importantíssima para a formação de ossos, previne as perdas desse elemento causada pela osteoporose.

14. Ajuda a perder peso: Como possui muita fibra, baixo colesterol, gordura e caloria é muito recomendada para dietas. Essa fruta gera saciedade, não elevando o açúcar no sangue, promovendo o emagrecimento.

Essa fruta também auxilia no tratamento de insônia (pois é rica em tripofano), epilepsia, gripes, resfriados, dores de garganta, diarreias, dores estomacais e baixar a febre. Ela também pode ser usada para exterminar pulgas e afastar morcegos.

Mamoncillo: propriedades

As propriedades do mamoncillo foram pouco estudadas até o presente. Essa fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e B12 e C. Também possui os minerais fósforo, cálcio e potássio, além de muitos aminoácidos essenciais para a saúde do corpo.

A cada 100g dessa fruta existe 65kcal, sendo 15g de carboidratos; 0,2g de gorduras; 0,8 de proteína; 0,2g de fibras totais; 42mg de fósforo; 9mg de cálcio e 170mg de potássio.

Mamoncillo é pitomba?

Não! Apesar de muito parecidas, elas não são a mesma fruta. O mamoncillo em alguns lugares é conhecido como pitomba das guianas e por isso acaba gerando confusão com a fruta original que se chama somente de pitomba. A pitomba é uma fruta pertencente à família Myrtaceae, encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica. Esta fruta também é conhecida como olho-de-boi, pitomba-da-mata e caruiri. A árvore de pitomba é muito cultivada no Nordeste e pode chegar a 15 metros de altura.

Pé de Mamoncillo

O pé de mamoncillo possui grande porte, podendo chegar a 20 metros de altura. Contudo, em pomares domésticos, é comum que esta árvore não ultrapasse 10 metros. Seu ciclo é perene, com copa frondosa e exuberante.

Suas folhas são pequenas e compostas de 2 a 5 pares de folíolos lanceolados de cor verde. Suas flores são brancas, pequenas com aroma bem perfumado, saindo em panículas terminais. São nestes terminais que nasceram os frutos de mamoncillo.

Como plantar mamoncillo?

O mamoncillo pode ser plantado através de sementes ou enxertia. As mudas devem ser plantadas no solo quando estiverem com cerca de 25 centímetros de altura. A partir deste plantio, os frutos devem aparecer em aproximadamente 4 anos.

Essa árvore deve ser plantada em solos bem férteis e drenados. O clima pode ser tropical ou subtropical, mas não gera frutos em baixas temperaturas. A adubação desta planta deve ocorrer regularmente.

Onde comprar mamoncillo no Brasil?

O pé de mamoncillo não é muito comum no país, mas pode ser comprado em lojas especializadas em criação de árvores. O preço médio pelo pé é de R$ 170.

Como não é muito produzida no Brasil, é um alimento difícil de ser encontrado. Normalmente é comercializado em mercados e feiras especializados em frutas exóticas, também pode ser encontrado em feiras comuns mais ao norte do país.

Mamoncillo cápsulas

Existe mamoncillo em cápsulas, contudo sua segurança ainda não foi comprovada. O uso de cápsulas de mamoncillo ainda está em etapa de estudo. Provavelmente, suas cápsulas devem ter os mesmos efeitos da fruta, contudo, como carece de estudo, é necessário ter cuidado quanto ao seu uso. Sempre procure um médico e discuta com ele sobre as suas necessidades. Como há poucos estudos, não é recomendado, principalmente, para pessoas grávidas, lactantes e crianças.