noz

Benefícios da Noz

A noz é um fruto seco rico em vitaminas do complexo B, antioxidantes, aminoácidos e ômega-3. É consumido normalmente cru, mas também é usado como ingrediente em muitos pratos da culinária, saladas e sobremesas.

A origem das nozes é no continente asiático, depois cultivada na Europa e trazida para a América por imigrantes. A fruta noz é proveniente da nogueira comum, embora a palavra noz também seja usada para designar outros frutos de semente comestível envoltos por uma casca dura.

noz

Benefícios das nozes

A noz é um alimento nutritivo, rico em minerais, vitaminas e antioxidantes. Apesar de ser um pouco calórica, os benefícios da noz fazem com que ela seja uma aliada da saúde e deva ser incluída em uma dieta saudável.

– Ômega-3

As nozes são fonte de Omega-3, as chamadas gorduras boas que são capazes de diminuir o colesterol total e prevenir doenças cardiovasculares.

Outro benefício do Omega-3 encontrado nas nozes é sobre o sistema nervoso. Alimentos ricos em Omega-3 ajudam a manter o bom funcionamento do cérebro e melhora a memória.

nozes benefícios

-Antioxidantes

Dentre as propriedades da noz está o combate ao envelhecimento precoce, a prevenção de doenças neurodegenerativas e alguns tipos de câncer. Esses benefícios se devem graças às altas quantidades de antioxidantes que esse fruto contém.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, que são continuamente produzidos no nosso organismo e são os responsáveis pelo envelhecimento celular e varias doenças, entre elas câncer e Alzheimer.

Sabe-se que o consumo de nozes e outros alimentos ricos em antioxidantes reforçam o sistema imunológico, previnem o aparecimento de algumas doenças e podem ajudar no tratamento do Alzheimer, já que retarda os sintomas dessa doença.

Tipos de nozes

Em botânica, a palavra noz é considerada um fruto seco predominantemente com uma semente. Há casos em que se pode achar duas. Apesar de a palavra noz ser usada de maneira genérica para designar vários frutos comestíveis que se encontram dentro de uma casca dura, algumas nozes não são verdadeiras, como é o caso de amêndoas, castanhas-do-pará, coco, amendoim, macadâmia e pinhão.

Há vários tipos de nozes verdadeiras, e estas provêm dos carvalhos, das avelaneiras, das faias, das castanheiras, das nogueiras, são elas:

Bolota: A bolota é a semente do carvalho, árvore comumente encontrada na Europa, principalmente em Portugal. Povos pré-romanos já faziam pão com a farinha das bolotas, tradição que segue até os dias de hoje. Outras culinárias típicas de Portugal se utilizam da bolota em sua preparação. Além das propriedades alimentícias, esse tipo de noz também é usado em cosméticos.

propriedades das nozes

Frutos da Faia: o nome faia é usado para designar diversas espécies de árvores do gênero Fagus. Essas espécies são comuns em toda a Europa, sobretudo na Europa do Norte e Central. Seus frutos servem de alimento para animais.

Avelã: a avelã é o fruto da Avelaneira, árvore que cresce em quase toda a Europa, Ásia e América do Norte. A palavra avelã vem do latim e significa “noz de abela”. Seu fruto é comestível e de sabor levemente adocicado.

Noz pecã: A noz pecã, também conhecida como noz americana é o fruto da nogueira pecã, árvore originária do Sul dos Estados Unidos e trazida para o Brasil por volta de 1910 por imigrantes americanos. A noz pecã tem coloração castanha escura e é consumida in natura ou adicionada em bolos e tortas.

Noz da nogueira: a noz fruta que comumente conhecemos aquela típica da época natalina é o fruto proveniente da árvore de nozes chamada nogueira. Seu fruto tem uma camada de proteção sólida que chamamos de casca, dentro encontramos a parte carnuda e o núcleo formados por duas partes que chamamos de nozes. A noz é rica em nutrientes como ômega 3, ômega 6, zinco e potássio.

A nogueira-comum é uma árvore nativa da Ásia e da Europa. Diversas variedades de nozes podem ser encontradas, entre elas a noz inglesa, noz italiana e a noz persa.

Plantando uma nogueira

A nogueira é originária da Ásia, Europa e sul dos Estados Unidos e pode alcançar até 30 metros de altura. Essa planta prefere solos argilo-calcários, mas possui grande capacidade de adaptação. Apesar disso, não suporta excesso ou escassez de água. Crescem melhor em solo fértil e profundo, por causa das suas raízes. São árvores que podem viver 200 anos e seguem o padrão de perder as folhas no outono e se renovar na primavera.

É possível germinar a semente e ter um pé de noz em casa. Para isso, o ideal é comprar sementes de árvores que estejam sendo cultivadas num raio de 160 km do local onde se deseja plantar, isso porque elas já estão adaptadas ao solo e clima do local e devem se desenvolver melhor. Nozes compradas em supermercado provavelmente vieram de uma árvore híbrida ou de variedades de nozes de outra região e clima, além de dificilmente terem umidade suficiente para germinar.

Após a escolha da semente, é necessário quebrar o canto da casca e deixar as sementes mergulhadas na água por até 3 dias. Passado esses dias, a semente estará maior e hidratada então se passa para a etapa chamada de estratificação. As nozes passar por um período de dormência no inverno antes de despertarem e brotarem. Para isso, as sementes precisam ficar de 90 a 120 dias em ambiente úmido e frio antes de estarem aptas para o plantio.  Uma maneira simples de fazer isso é armazenar as sementes dentro de pequenos sacos com areia úmida e guardar na geladeira.

Passada a fase de estratificação, remova as sementes do ambiente frio e você verá que algumas apresentarão um broto surgindo, estas estarão as viáveis para o plantio daqui a uma semana.

Plante as sementes germinadas em pequenos buracos de 5 a 7,5 cm de profundidade. Se for plantar mais, certifique-se de deixar um espaço de no mínimo 3 metros uns dos outros, já que a árvore terá um padrão grande.

Muda de pé de nozes como plantar:

Se não quiser fazer todo o processo de germinação, é possível encontrar mudas de pé de noz. Essas mudas devem ser plantadas no início da primavera para seu melhor desenvolvimento. A escolha do solo também é importante, este precisa ser de alta qualidade, de preferência solo argiloso e de boa drenagem.

A polêmica noz-da-índia

A noz-da-índia é a semente da árvore Nogueira-de-Iguape ou Aleurites moluccana. Originária da Ásia, a árvore vem sendo cultivada em diversos países, no Brasil se tornou conhecida após ser divulgada como a nova promessa para auxiliar na perda de peso.

Vendida com a promessa de ajudar na perda de peso, baixar o colesterol, diminuir a celulite, melhorar dores da artrite, curar afecções de pele e fortalecer os fios de cabelo, não existe evidência científica sobre os benefícios da semente de noz da índia.

Pelo contrário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda das sementes de noz da índia, alegando ser tóxica quando consumida oralmente, podendo até levar a pessoa à óbito.nozes

Os malefícios causados pela noz da índia acabam por serem maiores do que os benefícios prometidos. A noz da índia contém dois princípios ativos tóxicos, a toxialbumina e saponina, que quando ingeridas podem causar uma intoxicação grave.

A medicina ayurvédica faz o uso tópico em pequena quantidade das nozes da índia cozidas para o tratamento de afecções de pele. Porém, no Brasil, tem sido consumida crua para acelerar a perda de peso e efeitos colaterais como náuseas, diarreia, hipotensão foram relatados.