nêspera fruta

Benefícios da Nêspera

A nêspera, cujo nome científico é Eriobotrya japonica, consiste numa fruta muito nutritiva que possui a sua origem na China, chegando posteriormente à Índia e Japão, passando em seguida a ser cultivada em outros países. No Brasil, a região onde é mais produzida é próximo a Mogi das Cruzes, que fica localizada no Estado de São Paulo.

A fruta Nêspera contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais importantes para o nosso corpo e pode ser chamada de nêspera ou ameixa, maltês japonês e também ameixa japonesa. A planta se desenvolve como um arbusto grande ou então uma pequena árvore, apresentando um parentesco com a maçã.

nêspera fruta

A árvore tem, em geral, de 3 a 4 metros de atura, mas pode atingir os 10 metros. As folhas são de cor verde escuro e textura rígida. As flores são de cor branca e formam cachos que apresentam de 3 a 10 flores. O fruto tem um formato ovalado e se assemelha a uma pera.

Geralmente, os frutos ficam maduros antes de serem colhidos e apresentam uma textura bem macia e aveludada, com uma cor de uma tonalidade que varia do amarelo ao laranja. A polpa é de cor branca ou então amarelo-dourada, dependendo do tipo cultivado da fruta. O sabor, que é uma mistura de doce com um leve toque picante, consiste em uma das características que mais chamam a atenção nessa fruta.

A nêspera árvore se desenvolve em regiões de clima tropical e produz um fruto que contém em seu interior sementes de cor amarronzada. A semente não é comestível, devendo ser descartada por seu potencial efeito tóxico.

As propriedades da nêspera são inúmeras, sendo uma fruta muito saudável. Ela é rica em potássio e contém diversos nutrientes, como o ferro, cobre, manganês, cálcio, vitamina A, vitamina C e algumas do complexo B.

Cada 100 gramas da fruta contém cerca de 47 calorias, ou seja, seu baixo teor calórico, junto com a nêspera benefícios, a torna um alimento ideal para quem deseja perder peso.

Nêspera preço

Sobre o preço da nêspera, este pode chegar a variar de R$15,00 a R$20,00, em média.

Benefícios da nêspera

A nêspera fruta possui uma poderosa ação antioxidante, anti-inflamatória e adstringente. Contribui para a saúde dos olhos e pele, além der controlar o colesterol, atua como laxante e contém outros benefícios que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.  Conheça como os nutrientes presente nessa fruta agem para a saúde do corpo.

fruta nêspera

1.Protege contra o câncer

A nêspera é rica em uma fibra chamada pectina, que age sobre as toxinas do corpo, reduzindo os seus efeitos nocivos no nosso organismo. Isso ajuda a minimizar as chances do surgimento do câncer de cólon.

Além disso, a fruta apresenta outros componentes antioxidantes e também fitonutrientes, que protegem contra os radicais livres, componentes que contribuem para a manifestação do câncer. O consumo da fruta também protege contra o câncer de boca e de pulmão.

2.Controla a pressão arterial e o colesterol

A pectina encontrada na nêspera ajuda na redução do colesterol ruim, o LDL, além de equilibrar a pressão arterial. O controle da pressão arterial reduz as chances de ataques cardíacos e derrames.

Por esse motivo, comer nêspera é uma boa opção para esse fim, pois também contém potássio em grande quantidade, que atua no controle dos níveis de sódio e equilibra os níveis de fluido.

3.Melhora a saudável da pele

A nêspera consiste numa fruta que apresenta uma boa quantidade de antioxidantes, que protegem contra o envelhecimento precoce. Outro nutriente favorável para a pele é a presença da vitamina A, que proporciona uma aparência mais saudável, elástica e firme.

4.Contribui para a produção de sangue

Os nutrientes presentes na nêspera ajudam na formação de glóbulos vermelhos, devido à presença do ferro, cobre, magnésio, manganês e folato na fruta. Além disso, o ferro é melhor absorvido pelo organismo devido à sua grande quantidade de vitamina C.

5.Cuida da saúde dos olhos

A vitamina A encontrada na nêspera contribui para a proteção da saúde dos olhos. Além disso, sua ação antioxidante ajuda a proteger a retina, evitando a degeneração macular e também a catarata.

6.Regula as funções intestinais

A nêspera também tem efeito diurético, com uma ação anti-inflamatória que age nos catarros intestinais, o que ajuda a regular o intestino. O uso dessa propriedade da fruta vem sido usada há muito tempo.

Apesar disso, as substâncias que ajudam nessa função ainda são pouco conhecidas na atualidade. Porém, sabe-se que um componente chamado tanino, junto com a pectina, atuam como adstringente, tonificando a mucosa intestinal e combatendo a diarreia.

7.Ajuda a controlar o apetite

Essa fruta possui uma baixa quantidade de calorias e, além disso, é rica em fibras, o que aumenta o metabolismo. A união desses dois fatores faz com que a nêspera seja uma aliada no controle do peso. Ao ingerir a fruta, a sensação de fome será controlada, fazendo com que a pessoa consuma uma menor quantidade dos alimentos.

8.Fortalece ossos e dentes

A nêspera possui uma quantidade elevada de vitamina A em sua composição. Por conta dessa vitamina, os dentes e ossos se desenvolvem melhor e apresentam uma maior resistência.

benefícios da nêspera

Como comer nêspera

Para comer a nêspera, o ideal é que seja ela descascada, sendo fácil remover a casca quando a fruta se encontra em estado maduro. Ela pode ser consumida na forma in natura e também é muito usada como ingrediente no preparo de tortas, geleias, compotas e várias outras sobremesas.

Ela também pode ser consumida cozida, em forma de purê, cristalizada ou transformada em bebida alcoólica. Uma boa opção de consumo é junto a outras frutas frescas, formando uma salada de frutas. Por ser uma fruta que contém um alto nível de pectina, geralmente não se consegue obter um suco natural interessante ao paladar.

Benefícios das folhas de nêspera

As folhas da nêspera também apresentam benefícios quando são consumidas em forma de chá. Elas contêm ação desintoxicante, removendo as toxinas e limpando o fígado, além de reduzir e prevenir a ocorrência de inflamações. O chá ajuda a reduzir a perda de densidade óssea, especialmente nas mulheres que estão na menopausa.

As folhas da fruta também possuem uma grande quantidade de triterpenos, componentes que aumentam a produção de insulina, o que a o torna ideal para o consumo por portadores de diabetes. O extrato de folhas de nêspera ajuda no melhor funcionamento do sistema imunológico, o que pode evitar o surgimento de diversas doenças.

Como preparar o chá de nêspera

Ingredientes

  • 3 folhas frescas de nêspera
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Coloque a água e as folhas de nêspera em um recipiente e leve ao fogo.
  2. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e coloque uma tampa.
  3. Deixe descansando por alguns minutos e, após esfriar, retire as folhas.
  4. O ideal é consumir até dois copos ao dia.

Nêspera: como plantar

A árvore dessa planta se desenvolve melhor em climas amenos e quentes, sendo recomendado um solo profundo para o plantio da muda ou semente, com boa drenagem e rico em matéria orgânica. A água deve estar disponível durante o ano todo para que a frutificação ocorra bem.

Nêspera cultivo deve ser feito na estação chuvosa, com o espaçamento das covas de 8 x 4 a 8 x 6 metros. É possível que o solo precise receber calcário antes do plantio e a adubação deve ser realizada cerca de 30 dias antes do plantio.

nêspera

A prática de enxertos com a nêspera árvore ajudam a melhorar os frutos, sendo comum serem feitos com macieiras, marmeleiros ou pereiras. As variedades encontradas podem gerar um fruto maior, como no caso da espera-maçã o nêspera-pera.

O ideal é realizar uma poda em formato de taça, para que, dessa forma, a luz penetre mais facilmente e o arejamento seja facilitado. Para produzir frutos de qualidade, é preciso fazer o desbaste para proteger a planta de doenças e pragas.

Para evitar a incidência de pragas na árvore, é indicado fazer o pincelamento do troco com pasta de oxicloreto de cobre. A frutificação acontece após o segundo ano de plantio e a colheita é feita manualmente. Sobre a nêspera época de colheita, geralmente ocorre entre os meses de maio a outubro. Lembre-se de, em caso de plantios com fins comerciais, buscar orientação de profissional especializado, como um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola.

Plantar nêspera em vaso

Para plantar nêspera em um vaso, coloque uma camada fina de cascalho ao fundo, para que a drenagem possa ser garantida. A terra utilizada pode ser do jardim da casa, mas com o cuidado para não usar uma terra que esteja com muito fertilizante.

O plantio é recomendado durante a primavera. Coloque uma estaca para que a árvore possa se apoiar ao crescer nos primeiros anos, o que torna o tronco mais saudável. Use a estaca até que o tronco atinja cerca de 15 cm.

Coloque o vaso em um lugar onde não tenha muito vento, pois essa árvore é muito sensível aos ventos mais fortes. O ideal é que fique em uma área sombreada enquanto estiver em fase de desenvolvimento.

O replantio deve ser feito a cada dois anos para manter as folhas intactas e belas, além de continuar a dar frutos. A terra do envasamento deve ser fresca para alcançar melhores resultados com o replantio.