araçá

Benefícios do Araçá

O araçá é uma fruta que possui diversos benefícios medicinais. Nativo da costa atlântica do Brasil, o araçá foi exportado para diversos lugares tropicais ao redor do mundo.

araçá

Araçá: fruta

O araçá apresenta frutas arredondadas, de coloração variada dependendo da espécie, com polpa suculenta e de sabor mais azedo. O fruto tem forma semelhante a uma goiaba pequena.

Araçá: árvore

O araçazeiro é um arbusto de crescimento lento de 2 a 10 metros de altura em média. É uma planta do gênero Psidium, que inclui diferentes espécies e que deu origem aos diferentes tipos de araçá, sendo os mais comuns:

  • Psidium cattleianum: araçá-amarelo e araçá-vermelho
  • Psidium myrtoides:araçá-roxo
  • Psidium acutangulum: araçá-pêra
  • Psidium Longipetiolatum: araçá-goiaba

O araçá é parente da goiaba e da jabuticaba, todos pertencentes à mesma família: Myrtaceae, que consiste em pelo menos 133 gêneros e mais do que 3800 espécies. Muitos frutos desta família têm um histórico de uso para a fabricação de medicamentos e em práticas de medicina popular característica de regiões tropicais e subtropicais da América Latina. Os membros da família Myrtaceae incluem os gêneros Eugenia, Myrcianthes, Campomanesia e Psidium.

araçá fruta

O gênero Psidium é representado por cerca de 120 a 150 espécies, sendo todas plantas tropicais e subtropicais que requerem uma ampla precipitação, podendo crescer até 13 m dependendo da região. O araçá cresce tão bem nestas áreas quentes que em muitos países foi declarada uma espécie invasiva.

Araçá: propagação

O araçá pode ser propagado por semente, enxerto, brotação ou estacas, sendo a semente a forma mais comum.

A árvore foi importada para os Estados Unidos na década de 1880 como uma produção ornamental e para o consumo das frutas. Altamente relacionado com a goiaba comum, elas formaram suportes densos que dominaram as espécies locais. Atualmente, não há controles, embora o Hawaii esteja no processo de importação de um inseto para retardar seu crescimento.

Araçá: para que serve?

O araçá serve para a perda de peso e, ao mesmo tempo, fornece as proteínas, vitaminas e fibras que você precisa. É uma fonte rica de fibra, que pode ajudá-lo a reduzir os níveis de colesterol, melhorar a digestão, dentre outros benefícios que você verá com detalhes ao longo deste artigo.

Benefícios do araçá para a saúde:

Uma série de estudos experimentais analisou a presença de antioxidantes, compostos anti-inflamatórios e antimicrobianos, além de compostos fenólicos totais presentes na fruta araçá. Adicionalmente, foram isolados vários compostos a partir do extrato da fruta, muitos dos quais demonstraram propriedades benéficas para a saúde. Veja agora, o que essas pesquisas descobriram:

  1. O araçá e seu efeito antidiabético

A fruta araçá é cheia de fibras e ajuda na perda de peso, além de manter a pressão arterial normal. Essas propriedades ajudam a torná-la um ótimo alimento para o tratamento da diabetes. A fibra desta fruta diminui o risco de seu corpo sofrer níveis elevados de glicose ou insulina.

  1. O araçá e seu efeito anticancerígeno

O araçá é rico em polifenóis, substâncias conhecidas por prevenir o surgimento do câncer. O polifenóis eliminam os radicais livres do corpo e também prejudicam o crescimento tumoral. Esta fruta contém ainda licopeno, que é um poderoso antioxidante e conhecido por prevenir muitos tipos de câncer.

  1. O araçá auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino

O araçá é rico em fontes de fibra dietética e vitamina C.

A presença de vitamina C e fibra fazem do araçá um alimento excelente para o seu estômago. As propriedades adstringentes desta fruta podem controlar o crescimento microbiano e ajudar a se livrar do excesso de muco no intestino. Desta forma, ajuda a curar a disenteria.

Ao mesmo tempo, a presença de fibra dietética ajuda a melhorar a digestão e permite o bom movimento dos alimentos através do intestino delgado assim como pelo intestino. Desta forma, o araçá também é recomendado para tratar a constipação intestinal.

  1. O araçá contribui para a saúde do coração

Por ser rico em fibras, o araçá também contribui para prevenir problemas cardíacos já que mantêm os níveis de colesterol normais assim como controla os níveis de açúcar no sangue.

  1. O araçá ajuda a melhorar a visão

A deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna e comprometimento da visão. O araçá possui grandes quantidades de vitamina A, sendo benéfico para a saúde dos olhos. Consumir esta fruta regularmente pode ajudar a melhorar a sua visão, bem como a sua saúde. Também é bom para prevenir a catarata e manter seus olhos saudáveis.

  1. O araçá promove a perda de peso

Especialistas dizem que uma dieta rica em fibras é fundamental para perder peso efetivamente. Além de ser uma fonte de fibras, o araçá contém menos açúcar em comparação com outras frutas como uvas, maçãs e laranjas.

fruta araçá

  1. O araçá ajuda a manter a saúde cerebral

A presença de vitaminas do complexo B, como são a B3 e a B6, fazem do araçá uma fruta excelente para o desenvolvimento adequado do cérebro. A vitamina B3 ajuda ainda a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro e também melhora as funções cognitivas.

  1. O araçá contribui para a saúde e o bom funcionamento da tireoide

O cobre, presente em grande quantidade no araçá, é essencial para melhorar o metabolismo da tireoide e, por sua vez, ajuda a regular a produção de hormônios.

  1. O araçá é indicado para tratar o escorbuto

Foi constatado que o araçá contém cerca de 5 vezes mais vitamina C do que outras frutas cítricas como a laranja. Isso significa que o araçá é muito eficiente para tratar pessoas que sofrem de escorbuto e outros sintomas de deficiência de vitamina C.

Além disso, por ser rico em vitamina C, o araçá também ajuda a aumentar imunidade do corpo.

Com seus imensos benefícios para a saúde, o araçá é uma fruta que você deve incluir na sua dieta regular. Veja a seguir algumas receitas para introduzir o araçá na sua alimentação.

Araçá: dicas de consumo

  • Você pode comer araçá depois do almoço em vez da sobremesa usual. Ela é deliciosa, leve e vai muito bem neste momento do dia, pois ajuda na digestão adequada.
  • Use a polpa de araçá para o preparo de molhos de salada. Misture a polpa com um pouco de vinagre, cebola, pimenta e óleo ou azeite de oliva. Este molho fica ótimo sobre uma salada feita com alface, abacaxi, manga, cebola verde e castanha de caju assada.
  • Misture a polpa de araçá em coquetéis frutados como daiquiris e pina coladas. Além de um toque exótico é bastante refrescante.
  • Você também pode adicionar a polpa de araçá no preparo de sucos e smoothies. Ela fica melhor quando combinada com banana e abacaxi.

Receita de geleia de araçábenefícios do araçá

Ingredientes:

  • 8 xícaras de araçá picados
  • 3 xícaras de água
  • 1 a 2 xícaras de açúcar (a gosto)
  • 1 colher de chá de suco de lima ou de limão

Modo de preparo:

  • Depois de lavar bem as frutas, corte-as em pedaços pequenos.
  • Coloque os pedaços de araçá na panela com 3 xícaras de água.
  • Deixe ferver por 20 minutos e desligue o fogo.
  • Amasse com um garfo e leve ao fogo novamente por mais 20 a 25 minutos.
  • Em seguida, despeje o conteúdo da panela no liquidificador (você pode passar por uma peneira e remover as sementes se achar necessário) e bata até ficar homogêneo. Neste ponto, você terá um conteúdo que se assemelha a uma compota de maçã fina.
  • Volte o conteúdo para o fogo médio, adicione o quanto você achar necessário de açúcar e 1 colher de chá de suco de limão. Continue cozinhando a geleia até que ela fique bastante espessa.
  • Depois de esfriar, coloque-a em recipientes apropriados.

Dica: use a geleia de araçá em panquecas e torradas.

Receita de suco de araçá com hortelã

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de araçá
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 xícaras de água
  • gelo
  • folhas de hortelã

Modo de preparo:

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
  • Despeje em copos e sirva decorado com folhas de hortelã

Receita de Smoothie de araçá com laranja

  • 200 g de polpa de araçá
  • 1 xícaras de leite
  • Suco de uma laranja
  • Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)

Modo de preparo:

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. O suco de laranja já é suficiente para adoçar, não sendo necessário usar açúcar ou adoçante.
  • Despeje em copos e sirva.