fruta nectarina

Benefícios da nectarina

A nectarina (nome científico Pronus persica nurcipersica), é uma fruta que tem o seu nome vindo da palavra “néctar”, por conta do seu sabor muito doce e saboroso. Ela se parece bastante com o pêssego, mas apresenta uma casca lisa. Isso porque, na verdade, ela consiste em uma fruta feita a partir da mutação genética do pêssego.

A nectarina vem da China e foi melhorada nos Estados Unidos. Os países que mais produzem a fruta são: França, Grécia, Chile, África do Sul, Espanha e Argentina. No Brasil, as regiões onde a nectarina é produzida são o Sul e o Sudeste, principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

A nectarina possui uma cor vermelho-escuro intenso quando madura, tem um formato arredondado ou ovalado, dependendo da sua variedade, com uma casca lisa e sem a presença de pelos. A polpa pode apresentar a cor branca, amarela ou avermelhada, sendo bem aromática e suculenta.

fruta nectarina

A árvore possui um porte pequeno, com folhas longas e levemente serrilhadas. O cultivo da fruta ocorre em climas preferencialmente quentes e secos, que apresentem um solo bem drenado e arenoso.

A nectarina e o pêssego são semelhantes também na hora de serem colhidas; ou seja, devem estar maduras, mas com a textura firme, levando alguns dias para atingirem a total maturação e poderem ser então consumidas.

A dúvida se nectarina engorda é comum entre várias pessoas. Porém, ela possui um baixo teor de calorias e também de gorduras. Cada 100 gramas da fruta apresentam apenas 45 calorias. Isso a torna uma ótima opção para quem sente vontade de comer doces, pois é muito adocicada e também mais saudável.

Entre as propriedades da nectarina estão o fósforo, magnésio, ferro e fibras. Ela também possui ação diurética, fortalece as unhas e cabelos. Confira a importância de cada um desses elementos para o nosso organismo:

  • Ferro: ajuda a formar e fortalecer os ossos e os dentes, além de participar da formação da hemoglobina presentes nas células do sangue e contribuir para metabolizar gorduras e carboidratos.
  • Magnésio: regula o sistema nervoso e evita a hiperatividade nos músculos e nervos.
  • Fósforo: é usado para o bom funcionamento das células.
  • Fibras: favorecem a sensação de saciedade, o que evita sentir fome por um período de tempo mais longo.

Benefícios da nectarina

A nectarina possui antioxidantes que ajudam a combater diversos tipos de doenças, melhorando as defesas do organismo, combatendo a obesidade e prevenindo contra o câncer. Outros benefícios incluem melhora no sistema digestivo e na saúde cardiovascular.

nectarina fruta

1.Combate à obesidade

Comer a nectarina ajuda a combater e prevenir a obesidade e as complicações que surgem com ela. Estudos revelam que o consumo de frutas que contêm caroço, como no caso da nectarina, oferecem compostos bioativos que beneficiam a saúde do corpo, como a antocianina, ácido clorogênico e quercetina, que ajudam contra a obesidade e protegem de doenças cardíacas e do diabetes.

Para usufruir dos seus efeitos contra o ganho de peso, consuma a fruta cerca de 2 horas antes de cada refeição, para aumentar a saciedade, o que reduz o consumo de alimentos. O consumo dessa forma também previne os gases.

2.Deixa a pele saudável

O beta-caroteno encontrado na nectarina protege a pele contra a radiação UV e, por ser um precursor da vitamina C, participa da síntese do colágeno, mantendo a pele com aparência mais jovem e saudável.

3.Protege a saúde do coração

A presença de poderosos antioxidantes na nectarina, benefícios são relacionados para a saúde cardiovascular. Ela também contém ácido clorogênico, o que evita que as artérias endureçam, fazendo assim a circulação das plaquetas ser melhor. Isso acaba impedindo a oxidação do colesterol LDL, o considerado colesterol ruim. Por ser uma fruta rica em flavonoides, também diminui as chances de desenvolver aterosclerose.

4.Previne o câncer

A presença do ácido clorogênico previne contra o surgimento de diversos tipos de câncer, como o de cólon. Isso porque esse componente age como um preventivo, inibindo que as células cancerígenas se proliferem. Estudos também apontam os benefícios da fruta para ajudar na prevenção ao câncer de pulmão, devido ao beta-caroteno.

5.Fortalece o sistema imunológico

Comer nectarina reforça a proteção do sistema imunológico, pois contém zinco, vitamina C e outros componentes que ajudam a combater infecções e a produzir anticorpos.nectarina

6.Melhora a digestão

A nectarina é uma fruta rica em fibras, o que contribui para uma melhor digestão, ajudando a eliminar as toxinas do corpo. As fibras regulam os movimentos intestinais e auxiliam contra o surgimento de úlceras, gastrite e prisão de ventre.

7.Bom para mulheres grávidas

As gestantes que consomem a nectarina podem usufruir de todos os seus nutrientes, em especial o ácido fólico. Isso porque ele reduz os riscos de problemas no tubo neural, além de ajudar a manter a mãe e o bebê saudáveis. Por ser rica em vitamina C, ajuda também no desenvolvimento do bebê, participando da formação dos seus músculos e vasos sanguíneos.

8.Cuida da saúde dos olhos

Um dos nutrientes presentes na nectarina é a luteína, que é uma substância importante para preservar a saúde dos olhos, já que protege a retina de danos provocados pelo estresse oxidativo. A presença desse nutriente no organismo auxilia na prevenção de doenças, como no caso da degeneração macular, que tem o risco aumentado conforme o avanço da idade.

A nectarina pode ser também uma aliada contra outra doença ocular: a catarata. Isso por conta da ação antioxidante da luteína. Além disso, o beta-caroteno, faz com que a síntese da vitamina A seja estimulada, evitando a cegueira e a xeroftalmia.

Dicas de como comer nectarina

A nectarina pode ser consumida in natura ou então cozida, sendo usada para a preparação de compotas e conservas. Também é muito utilizada como ingrediente para compor diversos tipos de pratos, como tortas, crepes, sorvetes e bolos.

Para comer a nectarina, a casca não deve ser removida, já que concentra a maior parte dos nutrientes benéficos para o corpo. Uma boa opção é consumir essa fruta junto com cereais ou iogurte desnatado.

Outra dica é adicionar a nectarina a pratos salgados, como no filé de peixe ou junto a uma salada feita com queijo e espinafre fresco. Essa salada é ótima para o pós-treino, ajudando na recuperação muscular.

Nectarina: como plantar

A árvore da nectarina se adapta a vários tipos de solo, que precisam ter uma boa drenagem da água para receber a planta. Isso porque, se a superfície permanecer encharcada, o crescimento será afetado.  A água é essencial para que haja uma boa produção de frutos e é preciso ter cuidado para não haver nem escassez e nem excesso de umidade.

O preparo do solo deve ser feito com calcário por volta de 90 dias antes do plantio. Caso seja necessário, fosfato também deverá ser colocado pouco antes do plantio. O ideal é plantar covas com, no mínimo, 40 x 40 cm, com espaçamento das mudas entre 1,5 a 4 metros de distância.

pé de nectarina

A melhor época para realizar o plantio é durante o inverno, um pouco antes da brotação. A colheita pode variar, pois depende da variedade e também da região onde a árvore foi cultivada. Em geral, inicia por volta do mês de fevereiro.

Para fazer o controle e evitar problemas no desenvolvimento da árvore nectarina, o recomendado é podar durante o inverno, eliminando os ramos secos e removendo os frutos secos.

Para evitar a infestação das frutas por insetos sem com isso precisar fazer o uso de agrotóxicos, o recomendado é realizar o ensacamento das frutas após o raleio, usando para isso o papel manteiga, que deve ser mantido até a colheita. É bom lembrar que para obter os melhores resultados, é importante buscar orientações junto a um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo.

Receitas de nectarina

Suco de nectarina

O suco feito com essa fruta traz mais vitamina A ao corpo, além de outros nutrientes importantes para o corpo.

Ingredientes

  • 3 nectarinas maduras
  • 1 copo de água
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

  1. Comece descascando as nectarinas e remova os caroços.
  2. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador.
  3. Sirva a seguir e, se preferir, acrescente cubos de gelo.

Compota de nectarina

A compota de nectarina é fácil de fazer e tem um sabor muito agradável ao paladar.

Ingredientes

  • 4 nectarinas maduras e bem firmes
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 cravos da Índia
  • 1 pau de canela pequeno

Modo de preparo

  1. Coloque a água, cravos, canela e açúcar em uma panela e leve ao fogo. Assim que o açúcar dissolver completamente, acrescente as nectarinas descascadas.
  2. Espere ferver e deixe até que a calda fique encorpada e as nectarinas fiquem macias.
  3. Coloque a compota em vidros próprios, que devem ser esterilizados antes com água quente.
  4. Sirva junto com creme de leite.