Benefícios da Goiaba Cortibel

Benefícios da Goiaba Cortibel

A goiaba, além de ser uma fruta popular, conta com um sabor marcante. É possível fazer receitas deliciosas com a fruta, desde um doce até uma geleia. Além disso, consumir essa fruta in natura é uma ótima opção de sobremesa. A fruta é bem firme quando está verde e, à medida que vai amadurecendo, fica mais macia. Além disso, as sementes distribuídas pela polpa são comestíveis e contam com um sabor diferenciado.

Benefícios da Goiaba Cortibel

De acordo com pesquisadores, a goiaba é fonte de nutrientes que são essenciais para o corpo humano e podem auxiliar na prevenção de doenças em geral.

A goiaba cortibel foi desenvolvida pelo Sr. José Corti e pela Sra. Isabel Corti, em Santa Teresa, Espírito Santo. Juntamente com uma empresa de mudas e plantas, o casal desenvolveu novas técnicas que estão registradas no Registro Nacional de Cultivares desde 2015. Essa pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas levou em torno de 20 anos para ser concretizada. Ela já conta com um registro no Ministério da Agricultura e é produzida em várias partes do país.

Nessa perspectiva, o casal iniciou o cruzamento de goiabas brasileiras com aproximadamente trinta e cinco mudas de uma espécie trazida de outros estados. Após os testes iniciais, algumas alterações foram feitas a partir de clonagem. Diante disso, houve a possibilidade de produzir uma variedade mais lisa, avermelhada e saborosa. Após diversas tentativas, concluiu-se a pesquisa ao ponto de chegar como ela é atualmente.

Essa fruta tem como característica marcante a abundância de polpa, sabor agradável e um considerável tempo de vida útil nos supermercados.

Propriedades da goiaba cortibel

Essas goiabas são extremamente saudáveis. Isso se dá devido à ampla presença de vitaminas A, B1, B2, B6 e C. Além disso, a Goiaba Cortibel conta com o ferro, fósforo, cálcio e fibras solúveis.

Diante disso, essa goiaba auxilia no combate de várias doenças, bem como no tratamento de infecções, fortalecimentos dos ossos e dentes, além de atuar diretamente na cicatrização de ferimentos.

Benefícios da goiaba cortibel

A goiaba cortibel é fonte de licopeno, que também se faz presente no plasma e nos tecidos do corpo humano. Embora ele não seja encontrado em todos os alimentos da cor vermelha, é abundante na goiaba. Diante disso, torna-se um poderoso antioxidante a ser usado na prevenção de vários tipos de câncer e atua na contenção da formação de placas gordurosas nos vasos sanguíneos.

Essa goiaba possui a capacidade de melhorar a produção sanguínea no corpo. Isso se dá devido à presença de diversas substâncias, como o ácido fólico, ferro, fósforo, manganês e magnésio, por exemplo, que podem ajudar na formação do sangue.

Ainda nessa perspectiva, a goiaba cortibel pode auxiliar aos indivíduos que desejam perder peso. Além de proporcionar uma sensação de saciedade, a goiaba conta com muitas fibras. Sendo assim, uma vez que a goiaba seja ingerida, o indivíduo come em menor quantidade, visto a presença de muitas fibras. Cabe destacar que as fibras encontradas na goiaba cortibel auxiliam no trato intestinal, que por sua vez, elimina resíduos que podem ser danosos ao organismo.

Para as pessoas que sofrem de esgotamento físico, essa fruta é muito aconselhável. As pessoas que têm sensação de cansaço e fadiga ao longo do dia deveriam consumir mais esse tipo de goiaba. Essa fruta fornece energia de maneira saudável por si só, sem o auxílio de tonificantes.

Como comprar mudas de goiaba cortibel

Inicialmente, é fundamental saber onde e como comprar mudas de goiaba cortibel. Tenho em vista que, além de ser originalmente brasileira, ela possui um contrato de exclusividade com apenas uma empresa. Nesse sentido, para obtê-la, é necessário que entre em contato e/ou vá a alguma loja que faça a revenda. 

Uma vez que tenha essa muda em mãos, o cultivo pode ser iniciado. Embora a muda se adapte facilmente a diversos tipos de solo, esse tipo de goiaba prefere terrenos mais argilosos. Outro aspecto que contribui para o êxito do plantio é o clima. Considerando que a goiaba cortibel não se adapta a locais com geadas, o clima não pode ser muito frio. A goiabeira se reproduz melhor em climas quentes.

Como plantar goiaba cortibel

No que tange às medidas em que ela ocupará, o lugar deverá ter, em média, de 18 a 35 m².

É importante mencionar que a formação das plantas costuma ocorrer nos primeiros 12 meses. Para auxiliar na condução dos ramos, recomenda-se que a poda seja feita com uma certa regularidade.

Quanto à produção, a primeira poderá ocorre entre os 12 e 18 meses de idade. A produção das goiabeiras pode chegar a uma safra por ano.

Características da goiaba cortibel

Um grande diferencial da goiaba cortibel é que ela oferece um fruto bem maior do que o normal e pode chegar a pesar um quilo. Essa goiaba, além de contar com alta produtividade, é muito resistente a pragas e exposição após a colheita.

Vale destacar que a produção pode ser programada. Sendo assim, uma vez que a poda da goiabeira aconteça, os brotos começam a nascer dentro de vinte dias.

A goiaba cortibel apresenta uma aparência externa esverdeada, mas o seu diferencial, entre outros, é o aspecto mais ou menos rugoso. A goiaba cortibel RG (Rugosa Grande) tem como marca registrada o seu tamanho, que é grande, e por ser rugosa. Além disso, conta com uma polpa firme. Quanto à goiaba cortibel SLG (semi Lisa Grande), ela é grande e semi lisa. Seu tom avermelhado é quase rosa e não apresenta nenhuma ruga. Essa goiaba é mais voltada para a importação. Há, ainda, outra espécie de goiaba, que é a cortibel RM (Rugosa Média). Ela apresenta uma rugosidade mediana e suas árvores são tidas como muito produtivas. No que tange à goiaba cortibel branca RM (Rugosa Média), sua polpa é branca. Cabe destacar que a folha da goiabeira pode atuar diretamente no combate de diarreias. O chá apresenta diversos benefícios, bem como a fruta. Um estudo recente analisou que o extrato das folhas de goiaba apresenta boa atividade antimicrobiana contra o Staphylococcus aureus, por exemplo. Caso seja abundante no organismo, pode oferecer riscos à saúde.