Benefícios da Goiaba Kumagai

Benefícios da Goiaba Kumagai

A goiaba é uma das frutas mais completas no que tange à riqueza de nutrientes, além de serem largamente cultivadas e comercializadas. Ela é cultivada em diversos países, como México, Malásia, Tailândia, Paquistão e Egito, por exemplo.

Benefícios da Goiaba Kumagai

Popularmente, a árvore que produz essa fruta é chamada de goiabeira. Elas são fáceis de serem vistas na América tropical, sudeste asiático e continente africano. A goiabeira, que pode atingir até oito metros de altura, é um fruto de cor amarela ou verde. Dependendo da espécie, a polpa pode apresentar cor vermelha ou branca. O tamanho pode compreender entre três a dez centímetros de diâmetro.

A goiaba kumagai é uma variação da goiaba que foi criada no distrito de Pedra Branca, próximo a Campinas, no interior de São Paulo. Seu nome tem relação com o sobrenome da família japonesa que produziu essa goiaba na década de 1970. Os filhos se reuniram após o falecimento do patriarca da família e dividiram as terras de forma igualitária. Feito isso, decidiram continuar a produção da goiaba. Com o passar do tempo, a goiaba kumagai passou a ser exportada para outros países.

Características da goiaba kumagai

Esse tipo de goiaba apresenta uma casca lisa e uma cor um tanto quanto diferente das outras. Ela conta com um tom verde mais claro que as demais e um verde-amarelado quando está na fase de amadurecimento.

A goiaba kumagai tem uma consistência firme e sua polpa, além de ser totalmente branca, apresenta poucas sementes e muito conteúdo. Ela é levemente ácida, com gosto expressivo e muito saborosa.

Essa goiaba, que tem o formato arredondado, pode contar com um tamanho maior do que as convencionais. A goiaba kumagai pode atingir até meio quilo. Considerando que ela é muito resistente ao transporte, é uma das mais aconselháveis para exportação.

Propriedades da goiaba kumagai

A goiaba kumagai possui propriedades que proporcionam bem-estar aos indivíduos que a consome regularmente.

Faz-se importante mencionar que essa fruta é uma grande aliada para as pessoas que querem emagrecer. Isso se dá devido às fibras presentes na fruta que auxiliam o corpo a prolongar a sensação de saciedade. Sendo assim, ocorre a redução de ingestão de alimentos, sejam eles calóricos ou não. Consequentemente, os quilos a mais tendem a ser reduzidos.

Vale mencionar que as fibras são aconselháveis para acelerar o metabolismo, o que conta no processo de perda de peso. Simultaneamente, a goiaba fornece energia e oferece proteínas e minerais, que são essenciais para quem está praticando algum tipo de atividade física.

Outro benefício que a goiaba kumagai fornece a partir de suas fibras é a contribuição em potencial com o intestino. Além de deixar o funcionamento mais regulado, essa goiaba limpa o trato intestinal. Além disso, a vitamina C e o potássio contribuem para a saúde do sistema digestivo.

É importante destacar que a presença dos antioxidantes é um forte aliado no combate aos radicais livres. Eles são responsáveis pelo envelhecimento no organismo e costumam provocar o surgimento de vários tipos de câncer. Nesse sentido, além das vitaminas A, C e do manganês presente na fruta, tais antioxidantes também agem contra o envelhecimento da pele. Sendo assim, uma vez que são consumidos regularmente, é possível evitar o aparecimento de rugas, linhas de expressão e tornar a cútis mais saudável.

Outro benefício proporcionado pela goiaba kumagai é a possibilidade de relaxar os nervos, visto que ela acalma o sistema nervoso. Essa sensação é decorrente da presença de magnésio, que contribui no relaxamento dos músculos e nervos. Sendo assim, consumir essa goiaba após um intenso dia de trabalho pode acalmar e proporcionar uma dose extra de energia.

Faz-se importante destacar que a goiaba branca é conhecida pela riqueza de folato em sua composição. Nesse sentido, essa fruta atuará no organismo a fim de manter a fertilidade nos indivíduos. Outro ponto positivo é a presença de vitamina A e retinol, ambos presentes na goiaba e que ajudam a manter a visão por mais tempo.

A goiaba kumagai, que é rica em potássio, contribui para o controle da pressão arterial, que impacta de forma positiva no funcionamento do coração. Desse modo, a partir do momento que essa fruta é consumida com regularidade, possíveis doenças cardíacas são afastadas.

A fruta é indicada, também, para pessoas que têm diabetes, haja vista que ela ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e evita os picos de glicemia. Cabe destacar que o suco de goiaba branca potencializa os efeitos contra a diabetes.

Como comprar mudas de goiaba kumagai

Caso o objetivo seja cultivar esse tipo goiaba dentro de casa, é preciso comprar uma muda de goiaba kumagai. Tendo em vista que ela é oriunda de Campinas, São Paulo, é preciso adquiri-las diretamente com os produtores. É possível recorrer a outro recurso, como pesquisar na internet e comprar através de empresas especializadas no assunto.

Vale ressaltar que o uso de mudas é recomendável, visto que o desenvolvimento é mais ágil quando feito com sementes da própria fruta.

Uma vez que as sementes da goiaba kumagai já estejam em mãos, o solo deverá ser preparado. Para tanto, visando que a muda disponha de um bom espaço para crescer e se espalhar, faça um buraco bem fundo no quintal. Caso queira, é possível espalhar calcário pelo solo. Essa prática traz ainda mais benefícios para um cultivo eficaz.

O terreno não poderá ser encharcado, pois isso prejudica o desenvolvimento. É importante mencionar que o pH do solo deverá estar entre 5,5 e 6,8. Além disso, o terreno deverá ser plano e, caso não seja possível, deverá ter apenas uma leve inclinação.

Como cultivar a goiaba kumagai

Caso os planos consistam em colocar mais de uma muda, é essencial levar em consideração a necessidade de um espaçamento entre elas para que se desenvolvam naturalmente. Desse modo, sugere-se que haja, pelo menos, três metros de distância entre elas.

A goiaba é muito frutífera, haja vista que ocorre ao longo do ano. Contudo, entre os meses de janeiro e abril, a produção é ainda maior. Sendo assim, aconselha-se que a colheita seja feita três vezes por semana. À proporção que as goiabas desenvolvidas estejam sendo retiradas, as podas para a formação de novos frutos devem ser feitas. Paralelamente, a limpeza da goiabeira e condução dos ramos devem ser realizadas. Esse tipo de medida auxilia na prevenção de doenças e pragas.