benefícios do coco verde

Benefícios do Coco Verde

O coco, bem como todos os seus derivados, contribui de maneira muito significante para a saúde do nosso corpo.

benefícios do coco verde

O coqueiro (Cocus nucifera L.) é de origem asiática e foi introduzido no país por volta de 1550. O coqueiro é uma planta de grande importância social nos tópicos devido ao largo fornecimento de óleo, gorduras e vitaminas.

A casca do coco pode ser utilizada na fabricação de vasos, estofamentos e forramento interno de veículos. Além disso, podem ser usadas na fabricação de cordas, tapetes e chapéus.

Para os indivíduos que desejam desfrutar do verão e alimentar-se de forma saudável ao mesmo tempo, o coco verde é um dos alimentos mais apropriados. Ele hidrata a pele e combate o inchaço. Além disso, é uma fonte de potássio e manganês, que ajuda a melhorar o metabolismo e fortalecer os ossos.

Propriedades do coco verde

O coco verde é nutritivo e pode ser visto por alguns estudiosos como uma das frutas mais saudáveis. Ele é conhecido pela quantidade de vitaminas e minerais, haja vista a combinação de ácidos graxos que trazem muitos benefícios para a saúde.

É sabido que muitas pessoas têm receio de inserir o coco na alimentação. Uma explicação para isso pode ser a grande quantidade de gorduras saturadas. Entretanto, estudos comprovaram que isso não tem sentido. Os nutrientes da fruta vão direto para o fígado e, uma vez que lá estão, são transformados em fonte de energia rápida ou em compostos que colaborem com o trato de alguns distúrbios cerebrais, como o Alzheimer e a epilepsia, por exemplo.

propriedades do coco verde

Ainda nessa perspectiva, o coco apresenta propriedades que fortalecem o sistema imunológico. Isso acontece em decorrência da abundância de ácido láurico. Além disso, o coco oferece vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico.

Vale lembrar que a água de coco é importante no que tange à hidratação, além de regular o intestino. Ela auxilia, também, na retenção de líquidos. Como pode-se observar, tanto a água quanto a polpa apresentam níveis consideráveis de potássio, que, por sua vez, auxiliam no bom funcionamento do coração. Ademais, mantém a pressão arterial.

Benefícios do coco verde

Observe a seguir alguns benefícios do coco verde para a saúde:

Saúde cardiovascular: Visando ter um coração saudável, é fundamental que alimentação seja baseada em alimentos nutritivos e que a prática de atividades físicas seja feita com regularidade. Sendo assim, a água de coco, preferivelmente fresca, pode ser ingerida uma vez por dia para melhorar a saúde cardiovascular.  Cabe mencionar que pesquisas recentes têm demonstrado que a ingestão regular do coco verde pode reduzir o risco de ataques cardíacos e regular a pressão arterial. É importante destacar que, embora a água de coco seja baixa em calorias, o coco pode conter uma dose considerável de açúcar.

Reduz o inchaço: Geralmente, o inchaço tem relação com a ingestão de gás. Entretanto, também pode estar relacionada com a alta ingestão de sódio. Sendo assim, o coco verde pode ajudar nessa redução, bem como a diminuir os efeitos do sódio.

Auxilia nas infecções de pele: O coco verde pode auxiliar nas infecções cutâneas e/ou irritação da pele. Uma vez que uma aplicação tópica de água de coco verde seja feita, é possível reduzir os sintomas e dirimir os efeitos da infecção. Isso se dá devido às propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiparasitárias.  Promove melhorias ao metabolismo: Sabe-se que o metabolismo melhora de forma significativa a queima de calorias. O coco verde pode impulsionar o metabolismo graças à presença de manganês.

Ajuda na perda de peso: As bebidas gaseificadas e açucaradas podem proporcionar um acúmulo de calorias e deixar o indivíduo com sentimento de fome. O coco verde não conta com um alto teor de açúcar, além de ser uma ótima fonte de fibra alimentar. Considerando que a fibra não é digerida pelo corpo, ela permanece no sistema por um longo período e mantém a sensação de saciedade.

Coco verde: saúde

A saúde de um indivíduo pode ser prejudicada quando ele está desidratado, que acontece quando o volume de água no corpo cai. Isso pode ser o resultado de não ingerir água suficiente ou de perder água com excreção.

Quando o indivíduo está desidratado, ele perde não apenas água, mas também os sais essenciais e nutrientes. Além da água de coco ser rica em nutrientes, ela ajuda a repor o corpo. Isso explica porque diversos atletas ingerem a bebida após um treino intenso. 

No que se refere aos indivíduos que têm problemas na digestão, estudos confirmam que a ingestão de fibras traz muitos benefícios para o sistema digestivo. O coco verde é rico em fibras, logo, elas ajudam no sistema digestivo. Vale destacar que a água contida em um único coco produz cerca de 9% da quantidade de fibra necessária.  

Como abrir um coco verde

Para abrir um coco verde, faça um buraco no topo. Use uma faca para fazer um orifício de cerca de 1,3 centímetros. Caso queira, é possível, também, usar um palito de metal para perfurar essa parte da casca.

Feito isso, vire o coco de cabeça para baixo por cima de um copo. Uma vez que o orifício seja feito, a coleta de água é facilitada. É possível, também, usar uma tigela.

Espere todo o líquido de coco se extraído. Para tanto, deixe a fruta de ponta-cabeça sobre o copo por alguns minutos. A água de cocos frescos tem sabor doce. Entretanto, caso ela esteja oleosa, significa que a fruta está imprópria para consumo.

Polpa de coco verde

É possível encontrar na polpa do coco verde vitaminas A, C, E, sais minerais, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, anganês, zinco, selênio, ferro, entre outros. Devido à presença de fibras, a polpa de coco pode ajudar o intestino a funcionar de forma mais eficaz. Paralelamente, sugere-se que uma quantidade significativa de água seja ingerida.

Vale ressaltar que a polpa de coco também pode estar relacionada ao combate da diabetes, visto que em sua composição é possível encontrar uma quantidade significativa de magnésio. Sendo assim, a polpa pode evitar picos de pressão alta e/ou baixa.

Ainda nessa perspectiva, a polpa de coco pode estar relacionada no combate da diabetes e da osteoporose. Isso se dá porque, em sua constituição, é possível encontrar uma quantidade significativa de cálcio e magnésio, respectivamente.

É fundamental ressaltar que a polpa da fruta deve ser ingerida com moderação. Como ela é mais calórica do que a água do fruto, o consumo em excesso pode engordar.