ugli

Benefícios do Ugli

ugli (Citrus reticulata x Citrus paradisi) é uma fruta cítrica de origem jamaicana. Chamada de tangelo, foi rebatizada comercialmente de ugli (ugly, feio em inglês) pela Cabel Hall Citrus Limited, a maior produtora local, devido ao seu aspecto pouco harmônico. O nome da fruta ugli em português costuma ser laranja ugli.

A árvore mede entre 15 e 20 metros. A casca do ugli é grossa nas cores verde, amarelo, amarelo-esverdeado e laranja parecida com a tangerina. Mede entre 10 cm e 15 cm de diâmetro e sua polpa é alaranjada. A fruta é híbrida, ou seja, uma combinação de espécies. Há quem defenda ser um híbrido entre a toranja (laranja de Sevilha) a e tangerina (Citrus reticulata x Citrus paradisi), pode ser também ser um híbrido entre a tangerina e o pomelo, mas existe a possibilidade de ser um cruzamento entre a grapefruit e a tangerina ou pomelo.

ugli fruta

Sua data de descoberta é incerta, relatos apontam que foi vista pela primeira vez em 1924, contudo existem relatos que afirmam ser uma fruta centenária. Gosta de frutas exóticas? Aqui você saberá tudo sobre ugli fruta.

Propriedades do ugli

Como qualquer fruta cítrica, o ugli é rico em vitamina C, componente importante para várias funções do organismo. Para ter uma ideia do seu alto valor nutricional, basta comer uma metade diariamente para suprir 70% da necessidade de vitamina C. Seu consumo regular também representa 8% da ingestão diária de fibras.

A fruta ainda tem vitaminas do complexo B, fato que evita e ajuda no tratamento de problemas bucais. Tudo isso justifica colocar o ugli na lista de compras do supermercado ou mercadões municipais. Está certo que você poderá ter dificuldades para encontrá-la e preferir outras frutas cítricas, mas é sempre bom variar. Quer saber por que apostar nessa exótica fruta jamaicana? Conheça todos os benefícios do ugli.

  1. Fortalece o sistema imunológico

O responsável é a vitamina C, um dos antioxidantes mais conhecidos. Por livrar o organismo do excesso de radicais livres, o nutriente renova as células, ajudando a evitar doenças infecciosas e microbianas. O resfriado é apenas um dos problemas que a fruta ugli pode afastar.

  1. Melhora a saúde óssea e reduz câimbras

O cálcio e o potássio são nutrientes ligados à formação e manutenção dos ossos. O consumo regular de ugli é ótimo para evitar doenças ósseas como a osteoporose, bem como as pessoas atingidas por quaisquer enfermidades que comprometam a saúde dos ossos. Já o potássio equilibra a quantidade e circulação de líquidos, prevenindo e amenizando câimbras, dores musculares e evitando rompimentos musculares. Quem pratica atividade física tem no ugli um aliado na recuperação muscular após os treinos.

  1. Faz o intestino funcionar melhor

As fibras presentes no ugli colaboram para o funcionamento regular do intestino. A explicação é que elas barram a entrada de substâncias nocivas no intestino, estimulam a produção de secreção saudável no sistema digestivo. A fruta pode agir como coadjuvante no tratamento da prisão de ventre.

  1. Atua no combate de pedras nos rins

O ugli tem terpenos, importantes substâncias para o bom funcionamento do organismo. De origem vegetal e animal, os terpenos pode auxiliar na dissolução de pedras nos rins e também cálculos renais. O limoneno é um terpeno muito usado no tratamento desses problemas no Japão.

ugli

  1. Protege o coração

Um dos benefícios do ugli é manter o coração saudável. As fibras e a substância sinefrina auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), enquanto o potássio ajuda a regular a pressão arterial. A fruta ainda pode ser consumida no combate ao diabetes, porque tem baixo índice glicêmico e mantém o equilíbrio da taxa de açúcar na corrente sanguínea.

  1. Pode ser um aliado contra o câncer

A pectina presente no ugli promove a apoptose, a morte das células cancerígenas. O efeito é notado principalmente no câncer de cólon. A ação contra outros tipos de cânceres é ação da cumarina, substância de origem vegetal alvo de estudos para utilização nos tratamentos quimioterápicos. O terpeno é outro componente aliado na luta contra o câncer, especialmente no mamário e de pâncreas.

  1. Ajuda a perder peso

A pectina é um tipo de fibras facilmente encontrada nas frutas cítricas. Elas prologam a saciedade, por isso você demora a sentir fome. Porém, a enzima carnitina pamitolyl-transferase, conhecida como “enzima queima gordura” de ugli fruta é quem mais colabora nas dietas de emagrecimento. A metade (122 gramas) de um ugli tem somente 45 e é uma ótima opção de sobremesa e lanches para eliminar os indesejáveis quilinhos extras. Quer mais? A fruta jamaicana ainda acelera o metabolismo, ou seja, além de auxiliar na perda de peso, faz esse processo ser mais rápido.

  1. Evita o envelhecimento precoce

A vitamina C promove uma faxina tão completa que até o rosto fica mais jovem. O benefício desse nutriente para a pele é que ele estimula a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele. A dupla ugli e protetor solar é ótima para deixar o rosto sem espinhas, rugas e manchas.

  1. Dá energia

O ugli é fonte de proteínas, por isso seu consumo regular é bom para recuperar as energias. Quem pratica alguma atividade física deve ter a fruta em seu cardápio.

Fruta ugli: onde comprar, como escolher e armazenar?

Ficou interessado em comprar ugli? Você pode começar a procura nos supermercados, mercadões municipais e entrepostos, como o CEASA, entre dezembro e abril. Escolha sempre os frutos que sejam levemente umedecidos, pesados e que afundem um pouco quando apertados. Você também pode buscar sites de venda de frutas exóticas. Seja qual for o caminho, prepare-se! Frutas exóticas custam caro e o preço da laranja ugli no Brasil pode ser bastante salgado, visto que não há produção no país. Sobre o armazenamento, a fruta pode ser deixada sob temperatura ambiente, onde dura até cinco dias, ou então na geladeira, onde ela mantém-se boa por duas semanas.

fruta ugli

Como consumir ugli?

O consumo in natura do ugli preserva suas propriedades nutricionais. Para isso, corte a fruta ao meio e coma a polpa com uma colher. Adora sucos? A bebida feita com laranja ugli sem açúcar também é bem-vinda. Quem gosta de combinações inusitadas pode misturar o suco com café quente, colocar rum e adoçar com açúcar mascavo ou mel. Quer mais ideias? Confira receitas com ugli:

Geleia de ugli com pimenta biquinho

Ingredientes

  • 1 ugli picado;
  • 200 ml de suco de ugli;
  • 4 pimentas biquinho;
  • ¾ de xícara de açúcar branco ou mascavo;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Cozinhe os ingredientes em fogo alto por 10 minutos mexendo sempre. A geleia estará pronta quando apresentar consistência espessa e brilhante.

Molho de ugli para carnes

Ingredientes

  • Suco de 5 unidades de ugli;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 colher de sopa de açafrão;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • ½ pimentão verde bem picadinho;
  • ½ cebola picada;
  • ½ colher de chá de pimenta-do-reino;
  • ½ xícara de açúcar branco;
  • ½ xícara de água;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • ½ xícara de vinho branco.

Modo de preparo

Coloque azeite em uma panela e adicione manteiga. Quando estiver derretida, acrescente o pimentão e a cebola e mexa por um minuto. Adicione o suco e os temperos, mexa e coloque o amido de milho quando ferver. Use esse molho em carnes, principalmente frango, peixe e frango.

Smoothie de ugli, banana e abacaxi

Ingredientes

  • 1 ugli cortado em cubos;
  • 1 banana-nanica cortada em rodelas;
  • ¼ de xícara de suco de abacaxi;
  • 1 copo de água de coco;
  • 2 colheres de mel.

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador até atingir consistência desejada e beba imediatamente com pedras de gelo.

Musse de laranja

Ingredientes

  • 1 copo de suco de ugli;
  • 1 copo de água gelada;
  • 1 copo de água quente;
  • 1 envelope de gelatina sem sabor;
  • 1 lata de creme de leite de soja;
  • 3 colheres de sopa de adoçante culinário.

Para a calda

  • 1 xícara de suco de ugli;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo

Coloque a água gelada no pó de gelatina, mexa até dissolver e aguarde 5 minutos. Aqueça a gelatina dissolvida em fogo baixo e misture de vez em quando. Bata a gelatina no liquidificador com o suco, o creme de leite e o adoçante até obter uma consistência homogênea. Leve o creme para a geladeira. Aqueça os ingredientes da calda até ficar espessa. Sirva a musse geladinha junto com a calda.

Bolo de ugli light com beterraba

Ingredientes

  • 1 ugli cortada em cubos;
  • ½ copo de suco de ugli;
  • Suco de ½ limão
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 4 colheres de sopa de adoçante culinário;
  • 4 ovos.

Para a calda

  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de café de suco de ugli;

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador. Transfira a mistura em uma forma retangular ou com furo no meio untada com manteiga. Leve ao forno e asse em forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até ficar dourado. Enquanto isso, aqueça os ingredientes da calda e mexa até obter consistência espessa. Coloque a calda quando o bolo estiver frio.

Pode ser difícil encontrar essa exótica fruta jamaicana. O valor da ugli fruta pode ser um pouco mais caro em relação as demais frutas cítricas. Mas, seus benefícios e sabor diferentes compensam o tempo e o dinheiro investido na compra. O consumo regular de ugli e hábitos saudáveis deixarão seu organismo em ordem com muito sabor.