uvaia

Benefícios da Uvaia

A uvaia é uma fruta de cor amarelada e sabor ligeiramente ácido e doce. Seu nome deriva do latim e significa “fruto ácido, azedo”. De aroma suave, a fruta uvaia, também chamada de ubaia, apresenta uma casca fina e polpa delicada, justamente por isso é uma fruta difícil de ser encontrada in natura fora da época de frutificação.

A árvore de uvaia, também conhecida como uvaieira, uaieira, ubaia, uvalha, é uma espécie originaria do Brasil e comumente encontrada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A uvaia nome científico Eugenia pyriformis, é uma planta da família Myrtaceae e pode alcançar até 13 metros de altura e 50 cm de diâmetro.

uvaia

A uvaia fruta é uma excelente fonte de vitamina C, possuindo aproximadamente 4 vezes mais do que a laranja, sendo um dos benefícios da uvaia o fortalecimento do sistema imunológico.

A infusão das folhas da uvaieira vem sido utilizada na medicina popular para controlar a hipertensão, diminuir o colesterol e auxiliar no emagrecimento. Dentre as propriedades da uvaia, destacam-se ainda sua ação adstringente e digestiva.

Seu alto teor de vitaminas A e C ajudam no combate aos radicais livres e o envelhecimento precoce. Seu consumo com fins medicinais é utilizado em países como Paraguai e Argentina, sendo indicado como auxiliar no tratamento de tumores, malária, processos inflamatórios, redução no nível de ácido úrico, gota, doenças cardiovasculares e doenças derivadas do envelhecimento.

Benefícios da Uvaia

A uvaia é uma fruta cítrica, e assim como as laranjas e limões, um dos compostos mais importantes encontrados é a vitamina C. O ácido ascórbico (vitamina C) é fundamental para manter o corpo saudável e em excelente funcionamento. A vitamina C desempenha papel fundamental na aparência da pele e no crescimento e reparação dos tecidos. Atua na produção e manutenção do colágeno, e na cicatrização de feridas.

A vitamina C é um poderoso antioxidante e junto com outros compostos fenólicos presentes na fruta, combate os radicais livres que quando em excesso no organismo pode levar a doenças crônicas e aumentar o risco de câncer. Essa vitamina ainda aumenta a imunidade, diminui a suscetibilidade a infecções e aumenta a absorção de ferro.

A uvaia, assim como outras frutas e legumes amarelos alaranjados, possui maior quantidade de carotenoides. Estes são pigmentos naturais responsáveis pelas cores características desses alimentos. Dentre os carotenoides está o betacaroteno, que é o precursor da vitamina A, ou retinol, no organismo.

A principal função da vitamina A está  relacionada com a visão. Além de melhorar a acuidade visual, a vitamina A também participa do desenvolvimento dos ossos, fortalece o sistema imunitário, melhora a saúde da pele, unhas e cabelos e ajuda na conservação do esmalte dentário.

O consumo de uvaia ainda pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diminuir a diabetes e o colesterol e ajudar a queimar calorias. Como é uma fruta com gosto mais azedo, pode não agradar muito ao paladar de algumas pessoas. Se preferir adoçar, opte pelo mel, que é mais saudável, ao invés do açúcar. Seu consumo ainda inibe a fome e evita a compulsão alimentar.

Uvaia fruta onde comprar

A época de frutificação da uvaia é de setembro a janeiro, e nessa época é mais comum encontrar a fruta in natura em mercados e feiras. Como os frutos são sensíveis, amassam, oxidam e ressecam com facilidade, é mais difícil encontrá-la fora de época.

Produtos derivados da uvaia podem ser encontrados durante todo o ano. A geleia de uvaia é um doce comum, assim como compotas, sucos, sorvetes, vinhos, vinagres e saborizante de licores e aguardentes.

suco de uvaia

O consumo da fruta uvaia é seguro e mais proveitoso se feito in natura, já que preserva suas propriedades. Polpas congeladas muitas vezes perdem parte das vitaminas.

Chás das folhas da uvaeira são comuns na cultura popular. Apesar de relatos dos seus efeitos de diminuir o colesterol, combater a hipertensão e auxiliar na perda de peso, deve ser consumido com cautela, uma vez que ainda não existam estudos comprovando sua eficiência.

Árvore de uvaia

A uvaia arvore é nativa do sul e sudeste do Brasil, bastante cultivada em quintais e pomares domésticos, tem de 6 a 13 metros de altura e 30 a 50 centímetros de diâmetro de tronco. Essa arvore é muito usada em diversos projetos de reflorestamento e serve de alimento para aves e pequenos animais.

O nome científico da uvaia é Eugenia pyriformi, mas é conhecida também pelos seus sinônimos Eugenia uvalha, Pseudomyrcianthes pyriformis, Eugenia foliosa, Eugenia turbinata, Eugenia dumicol.

Popularmente, seu fruto recebe diversos nomes como Uvalha, Uvalha-do-campo, Uvaia-do-campo, Uvaia-nativa, Ubaia, Uvaia-muchana, Cambuí-da-índia, Ubapeba, Pêssego-do-campo, Uvaia-azeda-do-campo, Uvaia-miúda-da-mata, Uvaia-do-Pêra, Uvaia-do-mato.

A floração da uvaieira ocorre entre os meses de agosto a dezembro, onde se mostram flores brancas e solitárias. Seu fruto possui casca e polpa amarelas, arredondado, carnoso, suculento, com 2,5 a 4 centímetros de diâmetro que frutificam entre setembro a janeiro. A uvaia fruta tem sabor ácido e doce e pode ser consumida in natura ou em forma de derivados, como sucos, geleias e compotas.

A fruta uvaia possui até quatro sementes redondas que germinam entre 40 a 60 dias. Sua coleta pode ser feita diretamente após a queda dos frutos que vai de dezembro a janeiro para cultivar um novo pé de uvaia.

Como plantar uvaia

A uvaia chama atenção pelos seus saborosos frutos e muitas pessoas optam por ter um pé de uvaia em casa, no quintal, pomar ou até a uvaia bonsai. A uvaia árvore se desenvolve melhor sob o sol, em solo fértil levemente ácido, profundo e irrigado. Depois do tempo de adaptação, a árvore se torna tolerante a baixas temperaturas e geadas leves de até -3 graus.

A uvaia é originaria do sul e sudeste do Brasil, sendo adaptável a climas temperados entre 18 e 26 graus. Mesmo sendo se adaptando a diversos tipos de solo, em um solo rico em matéria orgânica e com boa capacidade de drenagem, ela apresentará um crescimento melhor. Do plantio até a primeira frutificação leva em torno de 4 a 6 anos.

É recomendável que se plante a uvaia em pleno sol, em covas de no mínimo 50 cm de profundidade em terra misturada com areia e matéria orgânica. A planta cresce rápido e não necessita de cuidados especiais. Depois de desenvolvida, a irrigação promovida pela chuva já é suficiente. Quando em desenvolvimento, irrigar uma vez ao dia.

Como plantar uvaia no vaso

Para plantar mudas de uvaia no vaso, adicione um pouco de serragem ou pequenas pedras no fundo. O substrato para o plantio deve ser composto de ao menos 30% de matéria orgânica, 50% de terra e 20% de areia.

Como o pé de uvaia se desenvolve melhor sob a luz solar, deixe-a em algum lugar onde haja incidência de no mínimo quatro horas de luz solar por dia.uvaia fruta

Por ser uma árvore frutífera, elegante e de crescimento moderado, o uso da uvaia no paisagismo vem crescendo. Para uma uvaia bonsai sempre bonita, alguns cuidados básicos devem ser tomados.

Como qualquer bonsai, a uvaia deve receber sol diariamente em suas folhas, isso é indispensável para sua floração e frutificação. Apesar de ser uma planta de exterior e adorar sol, no verão prefira os horários onde o sol não esteja tão forte, uma vez que ela é uma planta de clima temperado.

A uvaia bonsai deve ser regada diariamente. Em períodos muito quentes e secos, se preciso, regue mais de uma vez ao dia a fim de manter a terra sempre úmida. Em épocas frias, tome cuidado para não regar demasiadamente. Água em excesso pode causar fungos e até matar o bonsai.