Benefícios da Maçã Verde

Benefícios da Maçã Verde

A maçã verde, também conhecida como Granny Smith, é considerada a versão mais jovem das maçãs vermelhas tradicionais. Apesar de ser uma variedade muito consumida no mundo, é pouco apreciada pelos brasileiros.

Benefícios da Maçã Verde

A maçã verde possui coloração verde clara em sua casca, tendo cor creme/ branca em sua polpa. Seu gosto azedinho e peculiar, deve-se à falta de açúcar na fruta. Ela é riquíssima em vitaminas, minerais e fibras, mas possui baixa quantidade de açúcar, sendo ideal para pessoas que estão tentando perder peso.

O nome científico da maçã verde é: Pirus Malus, L.

Maçã verde: origem

Essa variedade de maçã tem berço na Austrália, cujo nome em inglês (Granny Smith) é em homenagem à primeira fazendeira que cultivou essa fruta. Mary Ann Smith, ou vovó Smith, cultivou a mutação rara da maçã vermelha que hoje é cultivada mundialmente.

Maçã verde: benefícios

Os benefícios da maçã verde são variados. Atualmente, essa fruta se tornou a queridinha das pessoas que desejam perder peso. Com poucas calorias e rica em pectina, promove a saciedade e retarda o esvaziamento gástrico. Contudo, os benefícios dessa fruta vão muito além da perda de peso. Separamos abaixo algumas de suas propriedades.

1. Promove a saúde gástrica: Esse tipo de maçã possui ação antiácida, melhorando o funcionamento digestivo, diminuindo azias e refluxos.

2. Combater fungos: O vinagre desta maçã é indicado para acabar com fungos nos pés, ouvidos e odores nas axilas.

3. Melhora o humor: Rica no mineral fósforo, auxilia na sensação de bem-estar e humor.

4. Colesterol: Também é rica em pectina, fibra dietética solúvel que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

5. Diabetes: como possui baixa quantidade de açúcar e baixo índice glicêmico, é muito recomendada para pacientes diabéticos. As fibras solúveis controlam a liberação de insulina, fazendo o açúcar entrar lentamente na corrente sanguínea, prevenindo os picos desta substância.

6. Retarda o envelhecimento precoce: Rica em flavonoides e antioxidantes, auxilia o corpo a combater o envelhecimento precoce de unhas, cabelos e pele.

7. Diurético natural: Essa maçã tem a capacidade de absorver muita água, gerando maior saciedade, diminuindo a retenção hídrica e auxiliando na produção do bolo fecal, atuando como laxante natural.

8. Desintoxicante: Como essa fruta retém muita água e possui muitos antioxidantes, atua como um desintoxicante natural.

9. Previne o câncer de intestino: A pectina é fundamental para o bom funcionamento do intestino, evitando que células cancerígenas se desenvolvam neste órgão.

10. Câncer geral: Essa maçã também é rica em quercetina, flavonoide responsável pela prevenção de vários tipos de câncer.

11. Ajuda nos problemas respiratórios: A quercetina também atua na prevenção de crises asmáticas e problemas relacionados à respiração.

12. Combate ao tabagismo: Estudos indicam que o consumo desta maçã está associado a uma menor vontade de fumar, sendo um ótimo aliado para pessoas que estão tentando parar com este vício.

13. Previne doenças cardiovasculares: Como possui muito potássio, ajuda no correto batimento cardíaco.

14. Alivia dores de cabeça: Existem pesquisas que comprovam que cheirar uma maçã verde pode aliviar dores e mal-estar de enxaquecas.

15. Combate enjoos e náuseas: Essa maçã pode prevenir enjoos provenientes de viagens ou aquelas do início da gravidez.

16. Evitar câimbras: A maça verde é indicada para pessoas que têm crises de câimbras e dores musculares.

Maçã verde: propriedades

As propriedades da maçã verde são muito importantes para a saúde do corpo. Ela possui muitos aminoácidos e minerais essenciais para o correto funcionamento de diversos órgãos. Os minerais que merecem destaque são o cálcio, ferro, magnésio, azoto, fósforo, potássio e o nitrogênio. Essa fruta também é composta por ácidos, açúcares, catequizas, quercetina, sorbitol e fibras.

Maçã verde: vitaminas

As vitaminas mais importantes na maçã verde são a A, as do complexo B e a C.

Maçã verde: calorias

Essa variedade de maçã possui baixo valor calórico. A cada 100 g dessa fruta existe 58kcal, sendo 16 g de carboidratos; 0,2 g de proteína; 0,4 g de gordura e 1,66 g de fibra alimentar.

Mas afinal de contas a maçã verde emagrece? Para a felicidade de todos que estão de dieta, a resposta é: SIM! A maçã verde auxilia no emagrecimento. Como já exposto acima, ela possui poucas calorias, poucos carboidratos e baixo índice glicêmico. Ademais, ela absorve muitos líquidos gerando uma maior saciedade e promove o melhor funcionamento do intestino. Seus polifenóis também auxiliam a desintoxicar o corpo e liberar a retenção hídrica. A pectina também inibe a absorção de gorduras, auxiliando na perda de peso.

Suco de maçã verde

Como anteriormente falado, a maçã verde tem a propriedade de desintoxicar o corpo. Seu suco funciona como um hidratante e desintoxicador do corpo. Em conjunto com outros alimentos, pode ter esse efeito potencializado, tornando-se um excelente purificador do corpo. Abaixo, deixamos uma receita de um suco detóx ótimo para eliminar todas as coisas ruins do corpo.

Para o suco detox você precisará de:

  • 1 punhado de espinafre;
  • ½ cenoura;
  • ½ pepino;
  • 2 folhas de couve;
  • 1 maçã verde sem sementes;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • 1 copo de água ou água de coco;
  • Suco de ½ limão;
  • 3 folhas de hortelã;

Para seu preparo, bata tudo no liquidificador. Após, bem triturado, tome-o. Tome logo em seguida para não perder suas vitaminas (principalmente a vitamina C).  Pode-se tomar 3x na semana este suco.

Maçã verde ou vermelha

A escolha entre esses dois tipos de maçã deve-se pautar pelo sabor ou benefícios que cada uma proporciona. Apesar de pouca diferença entre as duas, algumas merecem destaque.

Em termos de sabor, as maçãs vermelhas são mais doces, contudo possuem mais açúcar também. Dessa maneira, maçãs verdes são mais indicadas para pessoas que desejam perder peso. Ambas fazem muito bem para saúde, prevenindo o corpo de uma série de doenças. Entretanto, a maçã verde possui menos açúcar e mais fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Os dois tipos de maçã possuem pectina que proporciona a sensação de saciedade, servindo como lanches entre refeições.

Por que maçã verde é mais cara?

No Brasil, atualmente, está maçã é pouco cultivada. As maças mais cultivadas no país são as das variedades gala e fuji (95% de toda produção nacional). Com pouca produção, preço mais elevado de plantio e procura média, o preço deste produto torna-se mais elevado.