Benefícios da Maçã Fuji

Benefícios da Maçã Fuji

A maçã fuji é uma variedade de maçã desenvolvida por cultivadores da Estação de Pesquisa de Tohoku, em Fujisaki, no Japão, no final da década de 1930. Sua comercialização se iniciou apenas em 1962, espalhando-se pelo mundo.

Benefícios da Maçã Fuji

Essa variedade, produzida em laboratório, surgiu do cruzamento entre dois tipos de maçã americana: as variedades Red delicius (maçã argentina) e a Virginia Ralls Genet (Rawls Jennet). O nome dessa fruta é em homenagem à região onde foi criada (Fujisaki) e não tem nada a ver como o nome do Monte Fuji.

Essa maçã tem tamanho médio com formato arrendado, sendo achatada em suas extremidades. Seu gosto é doce, mas com certa acidez. Sua casca é vermelha opaca com manchas esverdeadas, por vezes laranja. Sua polpa é densa, suculenta, firme, crocante e com cor branca-esverdeada.

Seu consumo normalmente é feito in natura, porém, também, é muito utilizada em doces, geleias, tortas, vitaminas e sucos.

O nome científico da maçã fuji é: Malus x domestica.

Maçã fuji benefícios

Os benefícios da maçã fuji vão muito além de um lanche prazeroso. Ela possui muitos nutrientes e fitonutrientes importantíssimos para saúde, que auxiliam a reduzir os riscos de câncer, hipertensão, diabetes e cardiopatias. Abaixo listamos alguns destes benefícios.

  1. Ajuda no combate a diversos tipos de câncer: A casca da maçã fuji é riquíssima em flavonas triterpenóides, que auxiliam a reduzir os riscos de se desenvolver câncer, inclusive o câncer de pâncreas (um dos mais agressivos). Essa maçã também é rica em fibras que protegem contra o câncer de colo-retal

2. Diminui o colesterol: A pectina, presente na casca da maçã, reduz a absorção de gordura pelo organismo, combatendo o colesterol ruim.

3. Previne cálculos biliares: Essa mesma pectina ajuda a combater os cálculos biliares porque combate o excesso de colesterol – causador desses cálculos.

4. Aumenta a imunidade do corpo: A quercetina presente nesta maçã é um poderoso antioxidante, que estimula o sistema imunológico, elevando as defesas do corpo.

5. Ajuda a reduzir o peso: A maçã fuji, em sua casca, também possui ácido ursólico que combate a obesidade. Ademais, essa fruta possui baixa quantidade de calorias e índice glicêmico. 

6. Ajuda a prevenir o Alzheimer: Estudos descobriram que o consumo regular desta maçã aumenta o índice do neurotransmissor acetilcolina, que melhora as atividades cerebrais, prevenindo o Alzheimer e melhorando a concentração e a memória.

7. Auxilia na digestão: Como possui muitas fibras dietéticas, melhora o funcionamento do estômago e do intestino.

8. Combate problemas respiratórios: Os fitoquímicos, polifenóis e o antioxidante quercetina nesta maçã ajudam a amenizar e prevenir asma, bronquite e outros problemas respiratórios.

9. Saúde dos ossos: A maçã fuji possui muito cálcio que auxilia a fortalecer ossos e dentes, prevenindo osteoporose e artrite reumatoide.

10. Limpa o fígado: A fruta possui propriedades desintoxicantes. Vitaminas, minerais e fibras presentes nessa fruta têm o poder de eliminar toxinas consumidos pela má alimentação.

11. Auxilia na saúde bucal: Ela possui fibras que, ao ser mastigada, estimulam a produção de saliva, reduzindo bactérias que provocam cáries. Também atua como uma escova natural, limpando os dentes sem danificá-los.

12. Evita gastrite: A quercetina (presente na casca da maçã), forma um gel que protege a mucosa do estômago, prevenindo gastrites e úlceras.

Maçã fuji propriedades

Como vimos acima, os benefícios são muitos, mas não só eles são muitos, as propriedades da maçã fuji também são inúmeras. Abaixo elencamos algumas.

  • Ela possui muitos flavonoides responsáveis por combater os processos inflamatórios, aumenta a imunidade e protege o corpo de doenças como o câncer.
  • Possui também ácido málico, que auxilia a respiração, aumenta a energia corporal e a queima de gordura.
  • A pectina, como muito comentada acima, é uma fibra solúvel. Essa fibra gera a sensação de saciedade, reduz o apetite e auxilia no transito intestinal.
  • A quercitina, presente na polpa, é um antioxidante que atua diretamente no sistema imunológico, elevando a imunidade do organismo.
  • As fibras solúveis dietéticas, presentes na polpa, são responsáveis por prevenir várias doenças e diminuir os níveis de colesterol.
  • As vitaminas presentes na fuji são a: A, B1, B2, C e K. A vitamina A melhora a visão, a C auxilia no combate aos radicais livres, as do complexo B ajudam na circulação sanguínea e no sistema nervoso.
  • Os minerais presentes são o cálcio, ferro e fósforo.

Maçã fuji tabela nutricional

A maçã fuji é muito nutritiva e altamente saudável. É um alimento muito indicado para dietas porque possui poucas calorias, colesterol, gordura e sódio. Também é rica em vitaminas, fibras solúveis e antioxidantes que são muito benéficas para o corpo. Abaixo está a tabela nutricional de 100g desta deliciosa fruta:

  • Maçã fuji calorias: 55kcal;
  • Carboidratos: 14g;
  • Proteínas: 0,28g;
  • Gorduras: 0,18g;
  • Colesterol: 0g;
  • Fibras: 2,6g;
  • Sódio: 1mg;
  • Potássio: 113g e
  • Vitamina C: 4,6mg.

Maçã fuji ou Gala

Essas duas variedades, clássicas no território nacional, além de oferecerem diversos benefícios, são extremamente saborosas. Apesar de muito parecidas, cada uma possui suas peculiaridades. Para não gerar mais dúvidas, explicamos as características de cada uma.

Ambas possuem baixa quantidade de calorias, contudo o sabor da maçã gala é mais doce e suave que o da maçã fuji. A gala possui mais cálcio, quercetina e fibras, enquanto a fuji possui mais vitamina C. A textura da maçã gala é mais macia e a da fugi é mais firme e suculenta. A coloração da maçã gala é avermelha rajada com fundo amarelo e a fuji tem tom vermelho com manchas esverdeadas. A maçã fuji é mais resistente que a maçã gala.

Maçã fuji preço

Essa maçã, juntamente com a variedade gala, é a mais produzida e consumida no Brasil. Como possui muita produção, seu preço é bem acessível, custando em média R$ 0,59 por unidade.

Maçã fuji cultivo

O cultivo da macieira pode ser realizado a partir do plantio de mudas enxertadas ou através de sementes. As mudas enxertadas se desenvolvem mais rápido, gerando frutos em poucos anos.

Essa árvore é muito resistente a doenças e adapta-se muito bem a áreas residenciais. Durante o inverno, perde suas folhas, voltando a brotar na primavera. Seus frutos precisam de frio para se desenvolverem. Regiões frias, como as do sul do país, são as ideais para essas maçãs.

O solo deve ser argiloso ou argilo-arenoso com inclinações que não ultrapassem 20%. A terra deve ser enriquecida em fósforo ou potássio. O local de seu plantio também deve ser protegido de ventanias. Mas lembre-se, para plantios em escala comercial, é muito importante buscar informações junto a um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola.