banana vermelha

Benefícios da Banana Vermelha

A banana vermelha, também chamada de Red Dacca ou Banana Vermelha São Tomé, consiste em uma variação da tradicional amarela, cujo nome científico é banana Musa acuminata. Apesar de a banana amarela estar entre as frutas mais consumidas e populares do mundo, assim como a banana de Cavendish (conhecida no Brasil como banana d’água ou nanica), existem outras variedades não tão conhecidas dessa fruta que são comercializadas em alguns países.

banana vermelha

Encontrada em países da Ásia, América do Sul e África, as bananas vermelhas são vendidas em todo o mundo, sendo a América Central a região onde o seu consumo é maior. Essa planta é considerada uma das mais antigas do mundo e a árvore pode alcançar até 3 metros de altura. No Brasil, as primeiras bananas vermelhas mudas foram trazidas no século XVI, vinda de São Tomé e Príncipe, seu país africano de origem, que deu o nome à fruta.

Sua espessura é mais grossa do que a banana tradicional e o tamanho é menor. Ela possui uma casca de tonalidade avermelhada e a banana vermelha por dentro é de uma cor mais roseada quando se encontra madura. Seu consumo geralmente é feito quando a fruta está bem madura, sendo apreciada crua, frita, cozida ou assada.

Propriedades da banana vermelha

A banana vermelha é formada por 11 vitaminas e 6 minerais, além de 3 açúcares distintos, sendo eles a glicose, frutose e sacarose. Ela possui um sabor mais adocicado e uma maior cremosidade do que a banana amarela, sendo até mesmo mais nutritiva do que ela.

banana vermelha fruta

O consumo de uma banana vermelha traz para o organismo cerca de 4 g de fibras, o que representa cerca de 15% da quantidade recomendada de fibras diárias. Isso a torna uma fruta muito recomendada para quem está em dieta para emagrecer e também para repor as energias das pessoas que praticam atividades físicas.

Veja alguns dos principais componentes da fruta e como eles agem no corpo:

  • Vitamina B6: a vitamina B6 ajuda no transporte de oxigênio no corpo através da produção de hemoglobina, além de ajudar no metabolismo das células vermelhas pelo sangue. Também ajuda na prevenção da anemia, melhora a aparência da pele e traz alívio da TPM.
  • Vitamina C: fortalece o sistema imunológico, reduz a ocorrência de problemas de visão e chances de derrame. Contribui também para fortalecer o sistema imunológico, evitando o aparecimento de gripes e resfriados.
  • Betacaroteno: possui ação antioxidante e beneficia a saúde dos olhos, cabelos e beneficia a imunidade.
  • Potássio: a presença do potássio reduz as chances do surgimento de pedras nos rins e doenças do coração.

Benefícios da banana vermelha

Por ser uma fruta com uma grande variedade de nutrientes, os benefícios da banana vermelha para a saúde são vários. Confira a seguir quais as vantagens em consumir a fruta:

Contribui para a perda de peso

A contribuição da banana vermelha para o processo de emagrecimento fica por conta da presença das fibras, que trazem a sensação de saciedade por um tempo maior. Isso faz com que a vontade de ingerir mais alimentos fora de hora seja reduzida.

benefícios da banana vermelha

Além disso, ela possui apenas 90 calorias, uma quantidade menor do que muitas frutas. Outro fator importante para a perda de peso é que a banana vermelha não possui gorduras. Por esse motivo, incluir essa fruta na alimentação diária é uma boa dica para que o corpo se sinta saciado, sem haver com isso um alto consumo calórico.

Ajuda a prevenir a anemia

A prevenção e combate à anemia é uma outra vantagem do consumo da banana vermelha.  O motivo disso é porque ela possui em sua composição a presença da vitamina B6, o que faz com que a hemoglobina no sangue seja produzida em maior quantidade. Esse componente é muito importante para evitar o surgimento dessa doença.

Consumir a banana vermelha faz com que a necessidade diária da vitamina B6 seja atendida em 20%, o que ajuda na prevenção da anemia. Por isso, uma pessoa que sofre dessa doença deve ingerir entre 2 a 3 bananas diariamente para que esse quadro seja revertido.

Ajuda a prevenir a hipertensão

A fruta é rica em potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial. Por esse motivo, a banana vermelha é recomendada para prevenir a ocorrência de doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

Beneficia a digestão

A presença de fibras e potássio na banana vermelha contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. Isso acaba reduzindo os problemas que podem ocorrer nesse sentido, como a diarreia e a sensação de inchaço estomacal. Problemas intestinais crônicos, como constipação, indigestão ou gases também são reduzidos.

Contribui para o ganho muscular

A banana vermelha ajuda na construção da massa magra, por ser uma fruta rica em potássio e também outros nutrientes benéficos para a saúde dos músculos. Isso é fundamental para as pessoas que praticam exercícios físicos, além de fornecer uma maior resistência para os músculos.

Melhora a saúde do sangue

As vitaminas e antioxidantes presentes nessa variedade de banana contribuem para uma melhora na produção de hemoglobina no sangue, o que favorece sua fluidez pelo corpo. A presença da vitamina B6 é também fundamental para o metabolismo das proteínas e dos glóbulos vermelhos.

Pele mais saudável e cabelos mais bonitos

A banana vermelha apresenta uma quantidade significativa de vitamina C, que consiste em um nutriente indispensável para que a saúde da pele seja favorecida. A vitamina C ajuda a aumentar a produção de colágeno, substância que renova as células, deixando a pele mais bonita e rejuvenescida. Além disso, evita o surgimento dos radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce.

Essa fruta também proporciona mais elasticidade aos fios capilares, por conta dos óleos naturais e vitaminas presentes nela, impedindo o surgimento de pontas duplas e a quebra dos fios. Com isso, o cabelo se torna mais brilhante e cresce mais rápido. Além disso, usar máscaras capilares feitas de banana vermelha traz mais brilho aos cabelos.

Ajuda a cuidar da saúde dos ossos

Por apresentar uma grande quantidade de potássio, a banana vermelha faz com que o cálcio seja melhor retido pelo organismo, o que beneficia a saúde dos ossos. Por esse motivo, o consumo dessa fruta por crianças e idosos é altamente recomendada.

O motivo é porque as crianças têm uma necessidade maior de cálcio do que os adultos para que o desenvolvimento dos ossos ocorra de maneira mais adequada, contribuindo assim para o crescimento mais saudável.  No caso dos idosos, ocorre uma perda maior de cálcio, o que pode levar a uma maior possibilidade de fraturas, podendo ser mais perigoso nessa etapa da vida.

Oferece energia ao corpo

Os açúcares naturais dessa fruta são transformados em energia de forma instantânea quando ingeridas em uma boa quantidade. Por isso, são usadas para oferecer energia para atletas profissionais.

Como consumir a banana vermelha

O consumo da banana vermelha pode ser feito da mesma forma que a tradicional. Ou seja, além de se alimentar dessa fruta crua quando está madura, ela também pode ser usada no preparo de sobremesas, vitaminas, doces, tortas, saladas de frutas e alguns pratos salgados, como carne de porco, creme ou frango.

Banana vermelha preço

Essa não é uma fruta encontrada em todos os lugares do Brasil, porém, é possível encontrá-la em lojas de produtos naturais ou em mercados especializados. O preço costuma ser maior do que o preço da banana amarela.

Existe banana azul?

Além de muitas pessoas não conhecerem a banana vermelha, também há as que ficam em dúvida se a banana azul existe também, o que é uma informação falsa. O que existe, na verdade, é um corredor de urbanização na Europa, que vai da Itália até a Inglaterra. Essa área possui o formato de uma banana quando vista no mapa, o que originou o nome Banana Azul (Blue Banana).

Banana vermelha receitas

Além de consumida in natura, essa fruta é excelente para o preparo de receitas deliciosas. Confira algumas receitas que usam a banana vermelha como ingrediente principal.

Doce de banana vermelha

Ingredientes

  • 10 a 12 bananasfruta banana vermelha
  • ½ litro de água
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • Cravo e canela a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque a água junto ao cravo, o açúcar e a canela, deixando no fogo até começar a ferver. Nesse momento, adicione as bananas cortadas em rodelas e misture aos demais ingredientes.
  2. Após mexer bem, deixe em fogo baixo e mexa de tempos em tempos, usando uma colher de pau. Ao ferver, ela libera uma espuma, que deve ser removida.
  3. Assim que o doce adquirir uma textura pastosa, desligue o fogo. Isso deve levar por volta de meia hora.
  4. Coloque em uma tigela e leve para a geladeira. Esse doce também pode ser consumido em forma de geleia.

Vitamina de banana vermelha

Ingredientes

  • 3 bananas
  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 2 copos de leite
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, coloque o leite, as bananas, a aveia e o açúcar, batendo tudo até que a banana seja completamente triturada.
  2. Caso prefira tomar a vitamina gelada, acrescente 3 pedras de gelo e sirva-se.